1973: Palácio de La Moneda é bombardeado na capital do Chile e Presidente de Esquerda se suicida diante do Golpe de Militares

O Palácio de La Moneda foi atacado com projéteis aéreos por volta do meio-dia de 11 de setembro de 1973

Após o golpe, os militares chilenos queimaram livros que consideravam marxistas

Em 4 pontos, o que explica grande impacto internacional de golpe no Chile há 50 anos

Como foi o golpe no Chile em 1973? Relembre origem, responsáveis ​​e consequências

Um documentário da BBC:

Documentário DW:

o titulo mta gente vai se assustar

Eu achando que isso era hoje

CUSA

Mas o Palácio foi atacado esses dias mesmo

Palácio de La Moneda sofre ataque de vândalos durante marcha em memória dos 50 anos do golpe militar no Chile

Que falta de noção, meu filho
Deixe claro que isso foi um evento histórico antigo no título, por favor.

Ainda mais q estamos no noticiario!

Rindo com o bait kkkk

que susto, achei que tinha acontecido agora

O mega susto que eu tive com o boric indo de Getúlio

Porra, coloca o título decente, fica parecendo que foi hoje

Quando não é notícia negativa é bait sem graça

Tinha q vir de fã de loira de direita

Sim, gente, aconteceu agora e esse foi um furo da BC… por isso q ainda não saiu em outros lugares

Morte de Neruda e golpe militar, há 50 anos, enterraram utopia no Chile

Poeta, vencedor do Nobel de Literatura, morreu 12 dias após derrubada do governo de Salvador Allende em 1973

Darío Oses
Jornalista e escritor chileno, é diretor de biblioteca e arquivos da Fundação Pablo Neruda. Editou “Poesia Completa” e a edição ampliada das memórias “Confesso que Vivi”, ambos de Neruda

Passei a manhã hoje no Museu da Memória e dos Direitos Humanos de Santiago. Existe uma parte em que há milhares de fotos das vítimas numa parede gigante. No computador, você consegue ver a história de cada uma e deixar recados. Uma menina se aproximou, procurou por um senhor e escreveu “Tio, sou eu, sua sobrinha-neta. Queria te dizer que tenho muito orgulho de fazer parte da sua família”. Chorei igual criança.

Nunca mais!

milhares de mortos e um país com sequelas até hoje

‘Dia de reafirmarmos a democracia’, diz Lula sobre 50 anos do golpe de Pinochet no Chile

50 anos do golpe no Chile: aumento da violência reduz rejeição à ditadura no país

Diante de uma economia claudicante e do aumento da criminalidade pesquisas mostram que uma parte crescente dos chilenos acredita que os direitos humanos não sejam tão prioritários