Edson Celulari posa como um Nero bem diferente do de 'Fuzuê' e fala sobre relação dos filhos: 'Meios-irmãos que se tornaram irmãos inteiros'

Edson Celulari topou entrar na brincadeira de encarnar um Nero completamente diferente do carismático ex-feirante que vive na novela das sete. Enquanto em “Fuzuê” o personagem está do lado dos mocinhos da trama, seu homônimo, o imperador de Roma, ficou conhecido historicamente como uma figura de reputação cruel. E a estética é outra distinção entre eles. No ensaio para a Canal Extra, o próprio ator sugeriu ficar descalço em alguns momentos e passar lápis em torno dos olhos para se aproximar do soberano do século 1 nas fotos. Com roupa, braceletes e coroa de monarca, Celulari fez caras e bocas encenando para a câmera no Palácio Tiradentes, construção de arquitetura romana.

— Antes mesmo de fotografar, achei que o tema poderia ficar muito divertido. E foi! — diz o artista de 65 anos, que já viveu Calígula, outro imperador romano, no teatro.

Veja fotos de Edson Celulari exclusivas para a Canal Extra

O ator Edson Celulari em ensaio para a Canal Extra — Foto: Foto: Vinícius Mochizuki | assist. de fotografia: Rodrigo Rodrigues e Josias Vieira | beleza: Vivi Gonzo | assist. de beleza: Camila Gonzo | styling: Luiza Marcier | produção de moda: Carol Mihich | agradecimento: Palácio Tiradentes

O ator Edson Celulari em ensaio para a Canal Extra — Foto: Foto: Vinícius Mochizuki | assist. de fotografia: Rodrigo Rodrigues e Josias Vieira | beleza: Vivi Gonzo | assist. de beleza: Camila Gonzo | styling: Luiza Marcier | produção de moda: Carol Mihich | agradecimento: Palácio Tiradentes

14 fotos

O ator Edson Celulari em ensaio para a Canal Extra — Foto: Foto: Vinícius Mochizuki | assist. de fotografia: Rodrigo Rodrigues e Josias Vieira | beleza: Vivi Gonzo | assist. de beleza: Camila Gonzo | styling: Luiza Marcier | produção de moda: Carol Mihich | agradecimento: Palácio Tiradentes

Ator posou como o Imperador Romano Nero no Centro do Rio de Janeiro

Na novela de Gustavo Reiz, no entanto, o império é outro: uma loja de departamentos bem popular. O Nero da novela, também chamado de imperador, além de dono do estabelecimento, é um paizão, característica em comum com o seu intérprete. Enzo, de 26 anos, Sophia, de 20 anos (frutos do casamento com Claudia Raia) e Chiara (do atual relacionamento com Karin Roepke), de 1 aninho, são os filhos do paulista, de Bauru.

— Nos assemelhamos para além da quantidade de filhos (na ficção, ele também é pai de três). Para Nero, tudo faz sentido se tem a família envolvida, e eu não sou diferente, me identifico — aponta o ator, também elencando o que o difere do personagem do folhetim: — Ele é um cara passional, toma atitudes mais impulsivas, e eu sou um pouco mais tranquilo. Tão apaixonado quanto, só que mais controlado, digamos assim.

Veja fotos de Edson Celulari com os três filhos

Edson Celulari com os filhos — Foto: Reprodução/Instagram

Edson Celulari e os filhos — Foto: Reprodução/Instagram

11 fotos

Edson Celulari e os filhos — Foto: Reprodução/Instagram

Ator é pai de Enzo, Sophia e Chiara

O dia a dia em casa com a caçula é intenso, já que a pequena é superinterativa e gosta de todo mundo junto dançando e cantando. Dá para notar a fofura quando o artista compartilha vídeos da criança nas redes sociais.

— Chiara é uma fonte de energia maravilhosa de alegria, descobertas diárias. Do lado dela não estamos parados nunca. Eu não quero perder um segundo sequer — pontua o pai, que não é o único a babar por ela: — Tem ligações da Sophia que são para falar diretamente com a Chiara, e do Enzo também! Não querem falar nem com o pai (risos). É bacana ver esse modelo de família mais abrangente, que ganha braços fora de um núcleo primeiro, digamos assim, onde meios-irmãos se tornam verdadeiros irmãos inteiros. É lindo, um privilégio poder estar vivendo isso. Agradeço diariamente.

A diferença entre cada uma das paternidades existe, e Celulari aponta o tempo que tem para ficar com as crias como a principal mudança em relação ao passado:

— Com a Chiara, hoje, tenho mais disponibilidade. Na época em que o Enzo nasceu, em 97, eu estava fazendo muitos trabalhos. Meu tempo com ele e Sophia era menor. Mas a qualidade se manteve a mesma. As brincadeiras e títulos de filmes e livros se renovaram, mas sigo interagindo com os brinquedos e contando histórias como eu fazia.

Edson Celulari com a mulher e a filha caçula — Foto: Reprodução/Instagram

Edson Celulari com a mulher e a filha caçula — Foto: Reprodução/Instagram

Na novela, ele é pai de Miguel (Nicolas Prattes), Alícia (Fernanda Rodrigues) e Francisco (Michel Joelsas). Na vida real, deu nomes italianos aos três filhos, tamanha a identificação com a cultura do país europeu, o mesmo onde nasceu o outro Nero, o de má fama:

— Eu me chamo Edson Francisco Celulari, meu pai era devoto de São Francisco, e também sou descendente de italianos. Gosto da alegria, da maneira latente como encaram a vida. Não sou um Nero, mas adoro isso na cultura de lá. Os nomes dos meus filhos são uma homenagem e uma ligação enorme que tenho com a Itália, como Karin tem e Claudia também. Enzo vem de Lorenzo, Sophia vem de Sophia Loren (atriz italiana), e agora a Chiara, que vem de Santa Clara, contemporânea de São Francisco.

Por falar em escolha de nome, uma curiosidade: Edson tem uma série de parentes cujos nomes também começam com a letra “E”.

— Meu pai se chamava Edno, minha mãe Enoy. Emílio é meu irmão mais velho, Elvira, minha irmã mais velha, e minha irmã mais nova é Edna. Aí meu primeiro filho ainda foi Enzo! E tenho tios também com a mesma letra: Ermelinda, Ernesto… São vários, mas é tudo uma grande coincidência — diz.

O ator Edson Celulari em ensaio para a Canal Extra — Foto: Foto: Vinícius Mochizuki | assist. de fotografia: Rodrigo Rodrigues e Josias Vieira | beleza: Vivi Gonzo | assist. de beleza: Camila Gonzo | styling: Luiza Marcier | produção de moda: Carol Mihich | agradecimento: Palácio Tiradentes

O ator Edson Celulari em ensaio para a Canal Extra — Foto: Foto: Vinícius Mochizuki | assist. de fotografia: Rodrigo Rodrigues e Josias Vieira | beleza: Vivi Gonzo | assist. de beleza: Camila Gonzo | styling: Luiza Marcier | produção de moda: Carol Mihich | agradecimento: Palácio Tiradentes

Botafoguense

A união do elenco de “Fuzuê” é realidade também fora das telinhas. Os atores do núcleo de Celulari têm um grupo de WhatsApp, o “Família Braga e Silva”, e já até fizeram um churrasco.

— É muito bom trabalhar com gente alegre, talentosa, dedicada e séria. Nos divertimos muitíssimo em cena, tanto com as situações dos personagens, quanto com assuntos de fora, como o futebol. Eu e Nicolas somos botafoguenses, por exemplo, e ele está me arrastando para o estádio. Eu já não ia há algum tempo. Se Deus quiser, vamos ser campeões. Já prometi que vou levar camisa do Botafogo para a equipe… Estamos no maior entusiasmo, esperamos esse momento há muitos anos — diz o torcedor do Glorioso, que no dia das fotos para este ensaio comentou sobre a animação em conquistar o título do Brasileirão.

Edson Celulari e Nicolas Prattes no estádio para torcer pelo Botafogo — Foto: Reprodução/Instagram

Edson Celulari e Nicolas Prattes no estádio para torcer pelo Botafogo — Foto: Reprodução/Instagram

Enquanto fotografava na escadaria do palácio, sede histórica da Alerj, Celulari era tietado por quem passava pela Praça Quinze. E isso não o inibiu nem um pouco. O contato com o público, aliás, é constante na vida dele.

— Agora, para a novela, vou todo fim de semana na feira que tem perto de casa, e eu adoro. Mesmo antes, sempre gostei de ir. Fico conversando com os feirantes e, como eles estão assistindo a “Fuzuê”, eu virei o Nero mesmo! Provo tanta fruta por lá que estou até engordando (risos) — brinca o artista, completando que não se inspirou em uma pessoa específica para o papel: — Gustavo apresentou o personagem no texto e eu fui incluindo coisas que eu fui vendo na feira. Ele é um pouco de cada um, muito particular, mas existe por aí, com certeza. Neros existem!

O ator Edson Celulari em ensaio para a Canal Extra — Foto: Foto: Vinícius Mochizuki | assist. de fotografia: Rodrigo Rodrigues e Josias Vieira | beleza: Vivi Gonzo | assist. de beleza: Camila Gonzo | styling: Luiza Marcier | produção de moda: Carol Mihich | agradecimento: Palácio Tiradentes

O ator Edson Celulari em ensaio para a Canal Extra — Foto: Foto: Vinícius Mochizuki | assist. de fotografia: Rodrigo Rodrigues e Josias Vieira | beleza: Vivi Gonzo | assist. de beleza: Camila Gonzo | styling: Luiza Marcier | produção de moda: Carol Mihich | agradecimento: Palácio Tiradentes

Amor maduro

Além dos filhos e da loja Fuzuê, que está diretamente ligada ao maior mistério da novela sobre um tesouro perdido, outra trama de Nero é o reencontro com um amor do passado: Bebel (Lilia Cabral). As cenas dos dois, que agora maduros se reapaixonam, fazem sucesso com o público, que já torce pelo casal.

— É bonito ver esse movimento deles, essa reaproximação vai trazer união, soma de forças. A Bebel vive uma questão com a filha (Preciosa, vivida por Marina Ruy Barbosa), que é inimiga número um do Nero. É quase um amor proibido de “Romeo e Julieta” ao contrário, porque os pais que não podem se encontrar por conta das famílias serem rivais — pontua Celulari, destacando outro ponto do romance: — É legal ver pessoas nessa idade disponíveis ao amor, a recomeçar. O púbico não vê com preconceito porque isso é um drama humano. Eles vão ter que enfrentar dificuldades como um casal jovem precisaria também.

Bebel (Lilia Cabral) e Nero (Edson Celulari) em 'Fuzuê' — Foto: Estevam Avellar/Rede Globo

Bebel (Lilia Cabral) e Nero (Edson Celulari) em ‘Fuzuê’ — Foto: Estevam Avellar/Rede Globo

Lilia e Celulari são amigos desde a época em que fizeram escola de artes dramáticas. Os dois já trabalharam num mesmo projeto antes, mas esta é a primeira vez que formam um par romântico. Na novela das sete, Nero e Bebel já trocaram olhares apaixonados, pensaram um no outro enquanto estavam longe e até cantaram juntos no palco do Beco do Gambá. No jogo de (re)conquista diária da vida real com a mulher, Karin, com quem está junto há cerca de 12 anos, o ator entrega os truques:

— Nunca fui ao caraoquê com ela, mas, se precisar, a gente vai! (risos). Dizem que, quando você se apaixona por alguém, o sentimento dura quatro meses. Depois, se continuar junto, é porque virou amor. De tempos em tempos, é preciso se reapaixonar pela pessoa, ter a reconquista. Às vezes, o amor se acomoda, então é preciso trazer situações novas. Convidar para comer fora, ir para um hotel de surpresa, fazer um “rapto” aqui ou ali com sua amada… É importante em todo tipo de relação.

Saúde e vaidade

Em 2016, Edson Celulari passou pelo momento delicado de receber o diagnóstico de um câncer, agora já em remissão. O período fez com que o artista fizesse algumas mudanças.

— Fiquei com o sentimento de gratidão por ter a oportunidade de seguir vivendo. Tive mais a consciência da fragilidade do ser humano. E também, depois do susto que levei, cortei o açúcar e os alimentos processados da alimentação, por exemplo — relembra o ator, que cultiva bons hábitos alimentares desde a infância: — Me alimentar bem é fundamental para mim. Convivi muito com animais, tinha horta, árvores frutíferas, então sempre comi bem e consegui manter.

O ator Edson Celulari em ensaio para a Canal Extra — Foto: Foto: Vinícius Mochizuki | assist. de fotografia: Rodrigo Rodrigues e Josias Vieira | beleza: Vivi Gonzo | assist. de beleza: Camila Gonzo | styling: Luiza Marcier | produção de moda: Carol Mihich | agradecimento: Palácio Tiradentes

O ator Edson Celulari em ensaio para a Canal Extra — Foto: Foto: Vinícius Mochizuki | assist. de fotografia: Rodrigo Rodrigues e Josias Vieira | beleza: Vivi Gonzo | assist. de beleza: Camila Gonzo | styling: Luiza Marcier | produção de moda: Carol Mihich | agradecimento: Palácio Tiradentes

A passagem de tempo na vida não é algo que o assusta, muito menos mexe com sua vaidade.

— A vida é cíclica, temos que encarar. Acho que precisamos ser o melhor na idade em que estamos. Quando você tem 60, mas quer ter 30, você sofre. Mas, se quiser ser uma pessoa de 60 bacana, independente, sem precisar de um cuidador, e ainda estender isso ao máximo… Isso é o que interessa — opina Celulari, também refletindo sobre procedimentos estéticos: — Nunca fiz e acho que nunca farei. A não ser que comece a cair a pálpebra a ponto de ter dificuldade de enxergar. Se fizer, será algo funcional. O mais importante é lidar bem com a nossa realidade. E também não podemos esquecer que junto com o corpo tem a cabeça. Essa, sim, pode adoecer com rapidez. Temos que tomar conta!

Celulari no universo de ‘Fuzuê’

Qual o maior fuzuê da sua vida?

“Neste momento, correr atrás da Chiara. Um enorme e prazeroso fuzuê…”

Qual o seu maior tesouro?

“Meus filhos!”

O ator Edson Celulari em ensaio para a Canal Extra — Foto: Foto: Vinícius Mochizuki | assist. de fotografia: Rodrigo Rodrigues e Josias Vieira | beleza: Vivi Gonzo | assist. de beleza: Camila Gonzo | styling: Luiza Marcier | produção de moda: Carol Mihich | agradecimento: Palácio Tiradentes

O ator Edson Celulari em ensaio para a Canal Extra — Foto: Foto: Vinícius Mochizuki | assist. de fotografia: Rodrigo Rodrigues e Josias Vieira | beleza: Vivi Gonzo | assist. de beleza: Camila Gonzo | styling: Luiza Marcier | produção de moda: Carol Mihich | agradecimento: Palácio Tiradentes

Um mistério que já desvendou na vida?

“Com a idade que estou, a maturidade que tenho, aprendi algumas coisas. Por exemplo, a calma para tomar decisões pode parecer impossível na adolescência, mas, com o tempo, se aprende a ter paciência.”

O que compraria na loja do Nero?

“Umas bananas de plástico que ficam no teto, eu adoro. O copo de abacaxi eu ganhei no dia da estreia, mas Chiara tomou conta dele para beber água, adora o abacaxi da Fuzuê (risos).”

Qual seria o seu império?

“O império do amor e da verdade.”

O ator Edson Celulari em ensaio para a Canal Extra — Foto: Foto: Vinícius Mochizuki | assist. de fotografia: Rodrigo Rodrigues e Josias Vieira | beleza: Vivi Gonzo | assist. de beleza: Camila Gonzo | styling: Luiza Marcier | produção de moda: Carol Mihich | agradecimento: Palácio Tiradentes

O ator Edson Celulari em ensaio para a Canal Extra — Foto: Foto: Vinícius Mochizuki | assist. de fotografia: Rodrigo Rodrigues e Josias Vieira | beleza: Vivi Gonzo | assist. de beleza: Camila Gonzo | styling: Luiza Marcier | produção de moda: Carol Mihich | agradecimento: Palácio Tiradentes

Produção executiva: Gabriela Medeiros | Fotos: Vinícius Mochizuki (@viniciusmochizuki) | Assistência de fotografia: Rodrigo Rodrigues e Josias Vieira (@josiasvieirareal) | Beleza: Vivi Gonzo (@makegonzovivi) | Assistência de beleza: Camila Gonzo (@camilagonzo) | Styling: Luiza Marcier (@luizamarcier) | Produção de moda: Carol Mihich (@carolmihich) | Agradecimento: Palácio Tiradentes