Buscando empatia por um eu mais jovem, o segundo álbum de Rina Sawayama faz piruetas através do pop-punk e baladas poderosas, trance e rock de estádio. É ambicioso da mesma forma que vestir todas as roupas do armário.
A estreia de Rina Sawayama em 2020 contou sinceramente com desentendimentos de amizade e feridas familiares, mas em sua melhor música, a cantora pop fingiu ser uma garota rica pingando em Cartier e viajando em Teslas. “XS” pretendia ser uma crítica anticapitalista em uma era de crise climática, mas sua visão de luxo era uma venda melhor por ser rico, não comê-los; Sawayama sussurrou “excesso” como se fosse o nome de um perfume de grife, o cheiro do “mais” inebriante. Deixando de lado a intenção, uma persona pop fabulosa vai longe. Mesmo que Sawayama se tornasse o tipo de estrela que fede a Terra com seu jato particular, contanto que ela ofereça ganchos divertidos, looks sofisticados e ótimas apresentações ao vivo, ela deixará as pessoas obcecadas: “Melhor amiga, qual é a rotina de cuidados com a pele? ”
Ultimamente, porém, a artista de 32 anos tem lido livros de autoajuda e tido revelações na terapia - então seu segundo álbum, Hold the Girl, é decididamente mais sério e pesado. Sawayama enquadrou o álbum como parte de um processo de “repaternidade” de si mesma, e a ênfase na “criança interior” de alguém pode explicar por que as imagens do disco são elementares: céus azuis e tempestades, vilões e heróis, a sensação de estar aprisionado dentro de si. quarto. Ela sabe que outras pessoas queer também tiveram uma educação complicada, então ela se esforça nobremente para criar pertencimento: “Se eu posso curar alguém ao meu redor ou alguém que não conheço com as músicas que escrevo … por que não aceitaria?” ela raciocina. O antecessor espiritual de Hold the Girl não é o alegre e estiloso “XS”, mas a amável e açucarada “Chosen Family”.
Outra maneira de pensar em Hold the Girl é que é uma tentativa de mesclar o espetáculo intenso de Born This Way com a emocionalidade de sobrevivência ao trauma de Chromatica. Mas há muitas outras pedras de toque além de Gaga, e Sawayama as usa em sua manga: o contralto sonhador de Karen Carpenter, o pop-rock enrugado de Avril Lavigne, o tenor motivacional de Katy Perry. O slogan de Sawayama para o single “Catch Me in the Air” é essencialmente “The Corrs se cantad por Gwen Stefani”, que nem chega à metade. Ela abre o sincero tributo à sua mãe solteira com sopros lunares new age direto de Céline Dion, depois muda para as cordas da guitarra de Kelly Clarkson: “Catch me in the air-eee air-eee air-eee airrr,” ela canta no refrão, como se cantasse enquanto estava preso a uma montanha-russa.
Quase todas as músicas se esforçam para ser a “Bohemian Rhapsody” de Sawayama, com misturas de gêneros e mudanças importantes em abundância. A faixa-título traz floreios de videogame de 8 bits para um colapso de 2 etapas, mas também há o abrupto brilho das cordas, um galope country nos versos e um estrondoso final de coral. A sequência “This Hell” interpola o ABBA, tira o chapéu para Shania Twain e Paris Hilton e se entrega ao slogan feminista pop (“Foda-se o que eles fizeram com Britney/Para Lady Di e Whitney”). Mesmo assim, ela não consegue se conter, então a música chega ao clímax em um solo de guitarra de metal nodoso. Hold the Girl é ambicioso da mesma forma que colocar todas as roupas em seu armário é ambicioso. É como se Sawayama ouvisse o ditado “mate seus queridos” e decidisse que não era matar o suficiente.
SAWAYAMA também podia ser avassalador, mas se prendeu principalmente a uma nova mistura de pop e nu-metal da virada do milênio. Em Hold the Girl, a cantora cumpre a promessa de “extrair ainda mais referências do campo esquerdo de décadas passadas”, indo para pop-punk e baladas poderosas, trance e rock de estádio. Uma batida digital militante substitui os toques do que soa como um punjabi tumbi em “Your Age”, uma relação de diferença de idade semelhante a “29” de Demi Lovato. O emparelhamento é como uvas e molho de peixe, e no refrão Sawayama balança para Nine Inch Nails, mas chega mais perto do grito de rebelião de GAYLE. (Rimar “suicídio social” com “uma prisão personificada” não ajuda a causa.) É um alívio quando você chega à cromada “Frankenstein”, uma das canções mais focadas e, portanto, as melhores do álbum. Sawayama se inclina para o teatro sombrio de Fall Out Boy ou Veronicas, guitarras nervosas fundamentando a mania enquanto ela se compara a uma das aberrações mais famosas da literatura.
O álbum se sai muito melhor em pequenos incrementos - assim, você pode absorver melhor o surto de cetamina em “Imagining”, as harmonias desmaiadas em “Phantom”, o golpe ofuscante em “Holy (Til You Let Me Go)”. Os números pop-rock de Sawayama dos anos 2000 são a quantidade certa de sentimental, como assistir novamente ao seu filme original favorito do Disney Channel. (Isso é verdade mesmo quando a letra às vezes é desconcertante: “Então eu crio uma tempestade e a enterro bem fundo, escondendo a chave/À vista de todos, caso eu precise de ajuda, ajude!”, ela canta em “Hurricane”.) tempo, as reviravoltas parecerão menos chocantes. Mas ouvir repetidamente não abre a lógica do álbum - a explicação mais simples para suas escolhas estéticas parece ser que Sawayama as fez porque ela podia.
Os pivôs constantes de Hold the Girl dificultam o rastreamento de seu conceito central: revisitar e ter empatia com um eu mais jovem. A abertura “Minor Feelings” prepara o palco para um grande acerto de contas emocional, acenando para a coleção histórica de ensaios de Cathy Park Hong sobre sentimentos mesquinhos e racializados que nunca se transformam em catarse: “Quanto mais eu os mantenho dentro/mais eles me enterram vivo,” Sawayama anuncia. Mas o clima pensativo diminui quando Hold the Girl imediatamente muda para canções mais dançantes e envolventes - e as letras amplas do álbum deixam pouco para se agarrar, apesar da intenção de Sawayama de emular a narrativa evocativa do folclore. A principal exceção é “Send My Love to John”, uma balada country obscura escrita da perspectiva da mãe conservadora de um amigo gay. A história humaniza os pais imigrantes e revela o progresso em direção a melhores relacionamentos familiares - um assunto raro nas canções pop. Mas a incongruência de sua colocação ameaça ofuscar sua tocante mensagem. A única faixa acústica do álbum desvia no momento em que Hold the Girl está prestes a fechar.
Como um clássico superdotado, Sawayama quer fazer muito em sua música: a graduada de Cambridge quer falar sobre o clima político e exibir seu estudo aguçado da história pop. Ela quer aliviar a dor dos outros, mas também ser despreocupada e divertida. Ela quer honrar sua própria identidade britânica queer, asiática e de primeira geração, mas manter as coisas relacionadas a um público universal.