A SETE CHAVES: Vilão sem rosto de Gênesis, Jorge Lucas se delicia com Apepi: 'Ninguém sabia'

Grande mistério da sétima fase de Gênesis, o rosto de Apepi será revelado nesta segunda (22) na novela bíblica da Record. Inimigo de Sheshi (Fernando Pavão), o ex-faraó agiu somente nas sombras. Intérprete do vilão, Jorge Lucas confessa que se divertiu ao guardar o segredo até dos colegas de trabalho: “Ninguém sabia”, comemora o ator.

Jorge Lucas conta ao Notícias da TV os detalhes de sua saga para manter a escalação como Apepi em segredo. Ele foi convidado para participar da novela bíblica em agosto e realizou sua primeira (e última) cena no mês seguinte. Dar vida ao vilão, no entanto, não estava nos planos do ator.

“No ano passado, eu ia fazer o Amenemhat 3º [papel que ficou com André Ramiro], mas aí veio a pandemia e, por motivos alheios, eu não pude continuar fazendo [o personagem]”, comenta o artista. Depois, a emissora optou por chamá-lo para interpretar o vilão misterioso.

Enquanto Lucas trabalhava nos bastidores, a Record não divulgava o nome do intérprete de Apepi ou se ele realmente iria aparecer na novela. O vilão era descrito como o principal inimigo de Sheshi, homem que poderia estar por trás da morte de Amarilis (Marianna Alexandre) e do sequestro de Senakehum (Marcos Phellipe).

A falta de clareza sobre a participação do ator foi tanta que o elenco só soube sobre a escalação de Jorge Lucas para o papel no meio das gravações finais do folhetim, quando ele foi até os estúdios para fazer prova de figurino.

Foi aquela festa. Não só dos colegas de elenco, mas também de figurino e de contrarregras. Pessoas com quem trabalho há muito tempo ficaram superfelizes, e eu mantive a informação guardada a sete chaves.

Zíper na boca da mãe
Até mesmo a mãe de Jorge Lucas teve que cooperar com o segredo do filho. Na sala de prova de figurino, o ator mandou uma foto de sua caracterização e exigiu que ela não enviasse o registro para ninguém.

Ela achou lindo, porque realmente é uma produção absurdamente fantástica. E eu pedi encarecidamente: ‘Mamãe, não divulgue nem fala que eu estou fazendo’. Sabe como é mãe, né? Por mais que eu tenha 30 e poucos anos de profissão, ela quer contar.
A solicitação foi atendida, e o nome do ator foi divulgado somente neste mês. Ou seja, dois meses após o término das gravações.

Mistério gostoso
Acostumado com o sigilo empregado nos contratos que assina, Jorge Lucas não teve problema em guardar o segredo de Apepi a sete chaves. Ele, inclusive, até prefere dar esse gostinho de surpresa ao público.

Na estreia, todo mundo sabe o final. Antes de você gravar, o spoiler já está na internet. Está até chato, né? Eu particularmente acho gostoso [o mistério]. Entendeu? Eu acho que fica mais parecido com aquela coisa da televisão lá dos anos 1970, 1980, que a gente não sabia nunca nada.
O Notícias da TV, no entanto, obteve os roteiros de Gênesis e já publicou como será a cena em que Apepi aparece. Na sequência que irá ao ar nesta segunda (22), o faraó deposto encontrará Adurrá (Ricardo Lyra) com a ajuda de Teruel (Amauri de Oliveira) e o recrutará como seu mais novo aliado.

“Vejo que finalmente conseguiu chegar ao Alto Egito. Que bom que você é prudente o suficiente para ter medo de mim. Isso já é um ponto positivo. Está pronto para servir e jurar fidelidade ao único e legítimo faraó do Egito?”, perguntará o antagonista.

“Com todas as minhas forças. E sinto muito que as suas investidas passadas não tenham sido bem-sucedidas. Estou aqui para fazer o que precisar para que as futuras sejam”, responderá Adurrá, abismado com a situação.

“As investidas malsucedidas não foram obra do acaso. Foi de propósito que elas não funcionaram”, revelará Teruel. “Você não precisa entender agora. Sheshi vai cair de um jeito ou de outro e quando ele menos esperar”, prometerá o monarca. “Mas como?”, questionará Adurrá, com a pulga atrás da orelha. “Usando a minha arma mais potente”, arrematará Apepi.

Ele se deliciando no recheio