A tensa reunião entre João Emanuel Carneiro e direção de ‘Mania de Você’

Não anda fácil o bastidor de Mania de Você. Desde a estreia, a novela vem passando por ajustes ininterruptos. Segundo dados de audiência, nesta primeira semana de novembro, a trama atingiu 21,6 pontos na Grande São Paulo; três décimos a menos do que a produção da 19h, a animada Volta por Cima, que obteve 21,9 de média.

Em meio a isso, os capítulos são picotados na ilha de edição momentos antes de irem ao ar, para ficarem mais ágeis e dinâmicos, na tentativa de fisgar o telespectador, apático até agora com o folhetim das 21h. Resultado: descaracteriza-se a obra pensado pelo seu autor, João Emanuel Carneiro. A coluna GENTE soube que há cerca de três semanas chegou a acontecer uma reunião virtual, tensa por sinal, entre João, os diretores Isabella Teixeira, Philippe Barcinski, Guilherme Azevedo, Igor Verde e Walter Carvalho, e a direção geral.

Em pauta, os sucessivos cortes que têm prejudicado o andamento da novela. João anda bastante insatisfeito com o rumo do que tem ido ao ar. As reviravoltas pensadas para mais à frente, por exemplo, foram antecipadas. Isso também aconteceu em outra recente novela das 9, Terra e Paixão, quando a direção precisou intervir e antecipar reviravoltas planejadas na escaleta inicial. Na ocasião: a novela de Walcyr Carrasco ficou os três meses finais se arrastando sem novidades no ar.

É o risco que se periga ver de novo em Mania de você, que tem até março para entreter o público.

Nesta reunião, a direção, sob batuta de José Villamarim, manteve firme a posição de passar a tesoura no que considera inoportuno de ser exibido e pontuou ajustes que devem ser frisados no andamento de alguns personagens. Mavi (Chay Suede), por exemplo, precisa ser claramente um vilão. E nem pensar sobre seu envolvimento com o amigo. Também foi exigido maior tempo de permanência no ar do núcleo cômico, sobretudo as cenas de embate entre Mariana Ximenez e Eliane Giardini. Mércia (Adriana Esteves) foi classificada como um papel inverossímil demais, um talento sendo desperdiçado justamente por cenas que não foram o ar. O público não comprou a ideia da personagem.

Mas não é só. Todas essas mudanças repentinas vêm gerando desconforto também com o elenco.

Já tem atores reclamando, e muito, que gravam cenas que não chegam nem a ir ao ar. Trabalho, tempo e dinheiro que são jogados fora. A desorganização gera insegurança. Tem outros atores, escalados para a trama, que deveriam já ter ido ao ar, e nada até agora. Por se tratar de uma “obra aberta”, mudança de rumo em novela não é novidade. Quem manda é sempre a audiência. Mas a arrancada no leme do barco em movimento pode causar mais avarias do que se imagina. A conferir.

@Noveleiros

o cancelamento vindo

que bizarro gente…

Quebra tudo JEC, estamos com vc

1 curtida

essa novela morreu já na primeira semana

1 curtida

O cara fez um baita sucesso com Todas As Flores, enquanto a novela que escolheram pra por no lugar flopava horrores, e agora que ele teria uma chance de trazer algo que podia levantar a audiência do horário, a emissora faz isso, da pra imaginar o quanto ele está puto e com razão. Ele merecia um crédito depois de Todas As Flores.

6 curtidas

Essa novela já era ruim desde a sinopse
Piorou na escalação
Morreu quando foi ao ar
E agora tá só o cadáver com essa edição podre e cortes

2 curtidas

O trauma q vai gerar neles

1 curtida

ai que mico isso de seguir conforme a reação do público, não dá espaço pro desenvolvimento da história original e ainda ferra todo o cronograma da equipe

por isso que séries pisam, gravam a 1ª temporada toda do jeito que tem que ser e foda-se

10 curtidas

Imagina se o JEC se revolta e pede para sair da Globo depois disso, se bem que ele pode ter contratos para mais obras.

Mas eu aposto que TSF teria flopado se tivesse ido ao ar na tv

No primeiro capitulo

1 curtida

não sei porque ele não fica só com os streamings, não ia faltar streaming interessado e acho que ele ia se dar muito melhor desenvolvendo projetos pra eles

amazon prime acho a cara dele, por ex.

Se fosse picotada floparia msm, aliás, depois exibiram ela as 23:00, mas não sei se foi boa a audiência e não sei se cortaram

O jogo vira toda hora amore

Eu vi no “virou festa” q o JEC vai pedir demissão pra sair por cima, certíssimo

porque seria picotada e modificada igual tão fazendo com praticamente todas as novelas das 9, não pela qualidade da novela

TAF é muito melhor que mania de fuder

vira pra pior a cada semana

1 curtida

Nunca que TAF floparia na TV, a começar por ter uma mocinha totalmente gostável no início e vilãs à moda antiga. Para essa novela flopar na TV aberta teriam que se esforçar muito.

1 curtida

Agora isso aqui é fato. Essa personagem não acrescenta nada.