Acabei de sair da terapia

Amg mas é assim mesmo, terapia n é pra ser confortável 100% do tempo

1 curtida

anotado no diário

Dps que você se acostumar vai perceber que nada ganha do sentimento de racionalizar e perceber pq as coisas acontecem da forma como acontecem, quais padrões manter na vida e sugestões de como mudar e tal

Sinal de que está funcionando bem

Exato, isso é algo q depende muito do profissional que a pessoa se consulta, existem muitas abordagens e talvez alguma vá funcionar com a pessoa e a outra não
Uma dica q já ouvi falar é procurar facul de psi, pq eles costumam fazer acolhimento e indicam o melhor profissional q vc deve ir… e é melhor do que a própria pessoa escolher a dedo

1 curtida

Sem contar que tem muita gente ruim, sem nenhum dom para a profissão. Essa psicóloga me causou pânico total, eu me retraí com 10 minutos de conversa. Isso não dá certo.

Eu já vi comentários falando de pessoas que mudaram de psicólogo várias vezes até encontrar um que se encaixasse no que ela estava precisando. É sério isso porque tem gente que fica indo anos pra terapia e não evolui. Depois, se nota que a culpa é do profissional e não do paciente.

1 curtida

Pois é, infelizmente pode ser muito difícil achar um psicólogo que atenda seus requisitos, ainda mais se a pessoa tá no primeiro psi e n tem repertório pra comparar e perceber q talvez aquele profissional n seja pra ela

Uma coisa q vejo mt é que tem muito psi que não explica como funciona a terapia e nem alinha as expectativas do paciente com a realidade, não é aberto a te comunicar as abordagens que ele vai utilizar no processo… Isso tbm acaba afastando a pessoa

Exatamente. Eu me lembro que era difícil fazer terapia. Não era comum, era restrito a pessoas com problemas psicológicos gravíssimos. Até hoje tem estigma, tem muita gente que vai escondida.

Acredito que tudo isso influencia na hora de escolher. As pessoas se contentam com o que tem e descartam as possibilidades. Se está ruim, se você não se sentiu confortável, se saiu pior do que entrou… Muda. O consultório é para te fazer bem, não o contrário.

1 curtida

Essa parte é 100% vdd
Se a pessoa sai de uma sessão sentindo que tudo o que disse foi julgado como bobeira, aí precisa refletir sobre a sessão pra ver se é provável ou não que se sinta assim por causa da maneira como o terapeuta se comportou na sessão né

Porque tipo, é claro que o terapeuta quer e VAI te desafiar e desafiar seus pensamentos, mas um BOM psicólogo sempre vai fazer isso de maneira empática…

E é tudo muito delicado porque a pessoa cria bloqueios que o psicólogo não vai acessar, tornando impossível melhorar o quadro do paciente.

1 curtida

Pois é, é uma coisa mt complicada