Acho que nossa maior chance de um Nobel foi com o César Lattes né?

Para quem não sabe César Lattes foi um físico brasileiro, responsável por descobrir a partícula atômica “méson pi” (ou pion), um novo tipo de partícula para a época e deu início a uma nova área de pesquisas, a física de partículas.

Em 1947, César Lattes iniciou sua principal linha de pesquisa, “o estudo dos raios cósmicos”, descobertos em 1932, pelo físico norte-americano Carl Davis Anderson.

Instalou um laboratório em uma montanha nos Andes Bolivianos, a mais de 5 mil metros de altitude, quando expôs chapas fotográficas à ação de raios cósmicos.

Conseguiu assim, verificar experimentalmente a existência dos mésons pesados ou (píons), que se desintegram em um novo tipo de méson positivo com emissão de um neutrino.

Em 1948, na Universidade da Califórnia, em Berkeley, conseguiu produzir artificialmente o méson, por meio da aceleração de partículas alfa no cíclotron.

Em 1949 Lattes voltou para o Brasil e tornou-se professor da Universidade de São Paulo. Assumiu também o cargo de professor e pesquisador na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi um dos fundadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, instalado no Rio de janeiro no mesmo ano.

Entre 1955 e 1957 permaneceu nos Estados Unidos. De volta ao Brasil, assumiu o cargo de diretor do Departamento de Física da Universidade de São Paulo. Nessa época, ingressou na Academia Brasileira de Ciências.

Em 1969, cientistas brasileiros e japoneses sob sua orientação determinaram a massa das “bolas de fogo”, fenômeno originado do choque intenso de partículas com energia muito elevada, que se supunha serem nuvens de mésons.

O kingo foi indicado 7 vezes ao Nobel

Não, Carlos Chagas maior que esse ai.

Ele foi o primeiro e até os dias atuais permanece o único cientista na história da medicina a descrever completamente uma doença infecciosa: o patógeno, o vetor (Triatominae), os hospedeiros, as manifestações clínicas e a epidemiologia.

7 curtidas

@Cientificos

Eu vou ganhar um amore

Divo também merecia, descobriu a doença de Chagas e como tratar a doença

Não sei, mas meu currículo Lattes é babadeiro

Na verdade foi com a pós doutora Joana D’arc Felix

nao, lula vai vencer nobel da paz

Recentemente a candidatura do Raoni estava muito hypada sobretudo no contexto do governo Bolsonaro.
Certamente ele foi o segundo mencionados após o grupo que conseguiu a paz entre Etiópia e eritréia

Um divo e com o mundo voltado para a Amazônia, ele ganha cada vez mais notoriedade

1 curtida

Já é do Zelensky -nnn

Aquele ano era dele.
A tour ww que elw fez foi digna de nobel, mas achei justa a vitória dos diplomatas tb.

O Lula conseguiria se mediasse a guerra da Ucrania vs Russia

A Malala foi crescendo assim né, espero que aconteça a mesma coisa com ele

Acho que ele nao se candidatou novamente, mas não posso confirmar

q lindo ele era

Faria?

Tem como se candidatar mais de uma vez?

Ele tinha cara de passivo inescrupuloso que foi trilhando o caminho rumo ao topo com a bunda

Sim
Inclusive algumas pessoas ja ganharam mais de uma vez