AGORA: Barco com Greta Thunberg ruma a Gaza está sendo atacado por drones de Israel | Greta e outros ativistas foram sequestrados #104

Ministro da Defesa afirma que embarcação com ativistas será barrada; missão internacional tenta denunciar crise humanitária no enclave palestino

O governo de Israel anunciou que impedirá a chegada de uma embarcação humanitária com destino à Faixa de Gaza, a bordo da qual está a ativista sueca Greta Thunberg e o ativista brasileiro Thiago Ávila. A declaração foi feita neste domingo (8) pelo ministro da Defesa, Israel Katz, que reforçou a intenção de manter o bloqueio naval imposto ao território palestino. As informações são da agência Associated Press.

A embarcação Madleen, operada pela Freedom Flotilla Coalition, partiu da Sicília, na Itália, no último domingo com 12 ativistas de diferentes nacionalidades. O grupo pretende entregar ajuda humanitária ao enclave e, principalmente, chamar atenção internacional para a grave situação vivida pela população local.

Play Video

A missão enfrentou interferências técnicas ao longo do trajeto. Em uma publicação no Instagram, o grupo relatou problemas com os radares da embarcação. “De acordo com o nosso rastreador, não estamos mais a 162 milhas de Gaza, que é onde de fato estamos. Ele diz que estamos no Aeroporto da Jordânia”, relatou o ativista brasileiro Thiago Ávila em vídeo. “Nós sabemos o que isso significa, quando eles começam a bloquear a nossa comunicação. Significa que eles estão se preparando para uma interceptação ou um ataque”, completou.

Entre os participantes da missão estão ainda a eurodeputada Rima Hassan, descendente de palestinos e crítica das políticas israelenses, que foi proibida de entrar em Israel; e o ator Liam Cunningham, conhecido por seu papel na série Game of Thrones.

Durante uma coletiva de imprensa antes da partida do navio, Greta Thunberg criticou a inação da comunidade internacional. Segundo ela, o “silêncio mundial diante da situação [em Gaza] equivale a ‘um genocídio transmitido ao vivo’”.

A ofensiva de Israel contra Gaza, intensificada após o início da guerra com o Hamas, devastou vastas regiões do território, deslocando cerca de 90% da população e tornando-a quase totalmente dependente de ajuda internacional. Após três meses de bloqueio total, Israel voltou a permitir a entrada de ajuda básica no mês passado, mas organizações humanitárias alertam que a crise continua crítica e o risco de fome em massa é crescente.

No mês passado, uma tentativa semelhante da Freedom Flotilla foi interrompida depois que uma das embarcações do grupo foi atingida por dois drones em águas internacionais, perto de Malta. O grupo atribuiu o ataque a Israel, que não se pronunciou oficialmente sobre o incidente. A embarcação teve a parte dianteira danificada e não conseguiu prosseguir.

A nova tentativa agora se vê ameaçada novamente, com o governo israelense prometendo impedir qualquer esforço para romper o bloqueio naval, mesmo sob alegações de caráter humanitário.

Fonte: Israel promete impedir que barco com Greta Thunberg e Thiago Ávila rompa bloqueio naval rumo a Gaza | Brasil 247

10 curtidas

Fodase esse país falido

Israel em 2025?

Israel planejando matar 12 ativistas em aguas internacionais (crima de guerra) e você fazendo piadinha por likes?

44 curtidas

Não é piada, eu só abomino esse país mesmo

O Thiago (brasileiro a bordo do barco) falando sobre:

3 curtidas

isso tudo acontecendo, essas declarações sendo publicas e tem gente que ainda defende esse país, é inacreditável

33 curtidas

Ok, justo

1 curtida

vão matar ela mesmo é

É time do “os dois lados tão errados”, né?

Aí é um lado tá tentando sobreviver e outro cometendo crimes de guerra

O caos que isso iria causar. Uma europeia ativista ser morta por israel ia causar um mega backlash

Tem um ator de game of thrones tmb ai

1 curtida

Nem ia.

O tipo de gente asquerosa que apoia Israel iria bater palma. Eles tbm odeiam gente como a Greta.

1 curtida

Não sei se eles tem coragem de atacar a Greta, porém aparentemente já avisaram que vão atacar hoje, então provavelmente vai ter mortes palestinas

Ele ta no barco tmb

16 curtidas

Capaz de atacarem e depois dizer que foi o hamas kkkkkk

1 curtida

Isso é verdade.
Pra eles seria uma vitória na real.
Nada de backlash

Gente o Sor Davos

Eu acho que vai sim e é a intenção. A presença da Greta no barco já aumentou o apoio à Palestina nas redes sociais. E se eles a matam, a notícia vai chegar em todo lado.

Muitos vão ficar felizes, porém acredito que muitos mais vão simpatizar.

2 curtidas

Não sei nem o que dizer.
Ameaçar matar ativistas desarmados que só estão levando mantimentos é algo tão, mas tão…aí, me falta adjetivos.
Não quero nem pensar na possibilidade disso acontecer.

18 curtidas

apareceu hoje de manhã uma live de uma palestina em gaza no Tik Tok
que tristeza gente os escombros

Israel quer todo mundo morto ou fora de lá