Sei que vocês esperavam que eu viesse falar que foi um responsável/pai/mãe ou estudante que tivesse me agredido, mas foi uma outra colega professora.
Para quem não me conhece no off, sou professor da rede pública de ensino há alguns anos, com dez anos de exercício do magistério (os cinco primeiros anos em instituições privadas e desde 2019 na rede pública), já havia sofrido assédio moral, mas nunca agressão física.
Nossa equipe de professores já atua juntos há muitos anos, sendo eu o mais novo da turma, formando parte da equipe em 2019. Nós sempre brincamos muito uns com os outros, tentamos ter um clima amistoso, porque trabalhamos em escola integral e temos que passar muito tempo no trabalho, além de morarmos em uma cidade pequena (10.000 habitantes) e todos nos conhecermos há anos.
Hoje, a professor Júlia (nome fictício) levou uma caixa de chocolate para dividir com todos. Todos estavam em clima de festa e brincadeiras, quando eu tive a infeliz decisão de brincar com a professora Fernanda (nome fictício), pegando o chocolate que seria entregue a ela, e ficamos naquela “brincadeira”: “me dá meu chocolate”, “não vou dar”. Até esse ponto, achei que era uma brincadeira, pois apesar de ser algo chato, eu de fato, estava brincando, pois sempre tivemos muita afinidade, inclusive eu sempre a ajudei com material escolar que ela não tem, emprestando notebook e até formatando as provas dela, enfim, sempre tivemos uma relação amistosa e de muitas brincadeiras.