Além de Fabíola de Andrade: quem são as mulheres de bicheiros envolvidas com o carnaval no Rio

A contravenção e o carnaval, como se sabe, vivem uma história de amor que vai muito além da Avenida. Tanto o jogo do bicho quanto as escolas de samba acabam gerando um certo fascínio na população. Vide o sucesso do doc “Vale o escrito”, no Globoplay, que conta a história dos bicheiros cariocas. Não são homens apaixonados apenas pelo samba e os jogos de azar. Mas, na maior parte das vezes, por suas companheiras, sejam elas a número um, dois, três… Quase todas envolvidas com o carnaval, como seus maridos.

Diferentemente de Fabíola de Andrade, que este ano será rainha de bateria da Mocidade, por sugestão do marido, Rogério de Andrade, bicheiro e patrono da agremiação, as outras esposas têm preferido não atrair os holofotes para elas. Se por uma decisão de cada uma ou pressionadas pelos negócios dos cônjuges não se sabe. Fato é que, mesmo dentro da folia, as primeiras-damas do samba têm mantido a discrição.

Veja quem são as mulheres dos bicheiros do RJ

Moana Pires é mulher de Leandro Jayder, da Grande Rio

Fabiola David e Anísio Abrahão David rep/ instagram

30 fotos

Fabiola David e Anísio Abrahão David rep/ instagram

Assim como Fabíola de Andrade, muitas delas estão no carnaval

Talvez a mais discreta de todas seja Elizabeth Guimarães, mulher do Capitão Guimarães, por trás da Vila Isabel e um dos maiores nomes da cúpula do jogo do bicho carioca. Ela não usa as redes sociais, prefere passar por trás das câmeras do que na frente delas durante os desfiles na Sapucaí e raramente acompanha o Capitão em eventos públicos. Segunda mulher do bicheiro, ela é mãe do sucessor do pai, Luiz Guimarães, de 25 anos, atual presidente da Vila.

Elizabeth Guimarães, mulher do Capital Guimarães, com o filho, Luiz — Foto: rep/ instagram

Elizabeth Guimarães, mulher do Capital Guimarães, com o filho, Luiz — Foto: rep/ instagram

Uma das figuras mais conhecidas da Sapucaí é Fabíola David, mulher de Anísio Abraão David, da Beija-Flor. Desde que era sua namorada, a arquiteta e jornalista podia ser vista no carro abre-alas da escola. Um ritual cumprido até três anos atrás quando passou o cargo para a nora Giovanna Lancellotti, que namora seu filho Gabriel David.

Anísio Braão David e Fabíola Davud — Foto: rep/ instagram

Anísio Braão David e Fabíola Davud — Foto: rep/ instagram

Atualmente Fabíola dispensa as plumas e paetês e sai de terninho ao lado do marido, à frente da Beija-Flor, uma paixão do casal. A loira não atua apenas nos desfiles. Não são raros os momentos em que deixa sua magnífica cobertura na Avenida Atlântica, em Copacabana, para ir até Nilópolis prestar serviços de caridade.

Edclea e o bicheiro Piruinha — Foto: rep/ instagram

Edclea e o bicheiro Piruinha — Foto: rep/ instagram

O carnaval também uniu Piruinha, bicheiro mais velho do Rio, e Edclea. Ela é musa do Salgueiro e está com o contraventor há décadas, mesmo sem oficializar a união. No documentário sobre a cúpula do bicho, ela aparece muitas vezes ao lado do bicheiro veterano. Como ele não atua diretamente em nenhuma escola, Edclea exerce seu ofício na Vermelho e Branco da Tijuca. A paixão pela escola só é dividida com a segunda maior: o Flamengo.

Mesmo não fazendo parte da cúpula carioca, Leandro Jaider Soares, presidente da Grande Rio, é um dos herdeiros do jogo do bicho na Baixada Fluminense e chegou a ser investigado pelo MP por lavagem de dinheiro numa casa lotérica que tinha, em 2018. Um ano antes, ele casava com Moana Pires, numa cerimônia luxuosíssima, no Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo.

Leandro Jaider e Moana Pires — Foto: rep/ instagram

Leandro Jaider e Moana Pires — Foto: rep/ instagram

Moana faz a linha blogueira e usa bastante suas redes sociais, que inclusive são abertas. Sua rotina, o lifestyle, que inclui muitas viagens internacionais, sejam elas com amigos ou com o marido, e os ensaios da escola de Caxias, claro. Ela já saiu como destaque na agremiação, mas hoje também adotou a “nova regra” entre as primeiras-damas do carnaval: desfila ao lado do marido. Só que com muito luxo e pedrarias.

Normalmente suas fantasias, sejam elas para sambar na quadra, ensaio técnico e desfile, são desenhadas por Henrique Filho, referência quando se fala da indumentária de musas e rainhas, como Sabrina Sato.

Moana Pires — Foto: rep/ instagram

Moana Pires — Foto: rep/ instagram

Moana Pires — Foto: rep/ instagram

Moana Pires — Foto: rep/ instagram

Meu Deus imagina ficar com esse velho

o preço que a diva tem que pagar