André Luiz Frambach fala de papel de protagonista em 'Cara e coragem'

André Luiz Frambach já começou a gravar “Cara e coragem”, novela das 19h da Globo em que será um dos protagonistas. O personagem, um rapaz que pratica vários esportes e acaba virando dublê, exigiu do ator uma preparação especial e intensa:

  • Foi uma das que mais gostei de fazer porque envolveu muita ação. Fiz parkour, flyboard etc. Eu nunca tinha feito nada disso. O personagem é um multiatleta. Tudo o que ele coloca na cabeça que vai fazer de esporte vai lá e faz. Então, além dessas modalidades que citei, vão aparecer muitas outras. Sou bastante ligado a esporte, então, achei sensacional.

André, de 25 anos, é ator desde os 8, mas este será seu primeiro papel de grande destaque em novelas. Ele diz que não coloca um peso sobre isso:

  • Sempre levei meus personagens como se fossem protagonistas. Então, não tem muita diferença agora. Eu encaro como se fosse meu último papel, como se fosse o mais importante da novela. Acho que não todo mundo tem o seu momento de brilhar na história. Em todos os projetos, entrei com a mesma gana. Em relação à ansiedade e ao medo, não mudou muito. Lógico que existe mais expectativa, por ter um destaque maior, mas estou feliz. Costumo dizer que não estou nem pensando muito nisso, só vivendo e sentindo, sendo grato pela oportunidade.

Comemorando o salto na carreira, o ator lembra que nem sempre o caminho foi tranquilo:

  • Quando olho para trás, fico até meio emocionado. Se eu falar que foi fácil, é mentira. Eu trabalhei dos 8 aos 13 quase sem parar. Tive muita sorte, mas também me empenhei demais. Aí chegou aquela fase do ator mirim que começa a ser visto como adulto. O corpo muda, a voz muda. Fiquei dos 13 aos 18 praticamente parado. Foi muito difícil. Pensei muitas vezes se ia dar certo, porque as coisas não estavam acontecendo, embora eu me dedicasse. Mas entendo também que a vida me protege muito. Esse período era o do Ensino Médio. Eu estava entrando na faculdade e tirando carteira de motorista. Tinha muita coisa para resolver. Foi conturbado, mas pude me concentrar em mim para voltar aos 18 mais focado, vendo o trabalho não só como diversão, mas como uma profissão, um sustento. Tenho o maior orgulho da minha trajetória. Tive pessoas ao meu redor que me apoiaram e me incentivaram. Acho que precisamos ter sempre pessoas por perto para crescermos como seres humanos e nos realizarmos profissional e amorosamente.

E é exatamente o que está acontecendo na vida de Frambach. Além da boa maré no trabalho, ele iniciou um namoro com a atriz Duda Reis, de 20 anos. Segundo o ator, os dois se conhecem há cinco anos, mas só se reaproximaram e começaram a se relacionar no início de 2022:

  • Uma vez Maria Eduarda ganhou um cachorro e fui à casa dela para conhecer. A gente tem amigos em comum. Conheci quando ela tinha de 15 para 16 anos. Nunca pensei que a gente pudesse se relacionar. Ela era como uma irmã mais nova, a quem eu dava conselho e com quem conversava. É uma menina linda, com um coração puro. A gente foi se conhecendo, criando laços de amizade. Por mais que a gente tenha se afastado, não perdeu o contato. O carinho sempre existiu. E agora, cinco anos depois, a gente se encontrou e está namorando.

Duda mora em São Paulo e Frambach, no Rio. O ator diz que esse tem sido um ponto negativo:

  • Acho que a única coisa complicada do nosso relacionamento é a distância. É algo novo que estamos experimentamos. Às vezes, à noite, bate aquela vontade de ir para a casa da namorada, mas não dá, não tem o que fazer. Estamos nos acostumando, entendendo como funciona. A gente tem uma conexão muito bacana. Tenho orgulho da trajetória dela, ela me inspira demais. Ela também fala que me admira pelas minhas conquistas. Tem tudo para dar certo. Claro que ficamos ansiosos, sentimos muita saudade. Mas é uma fase da vida.

André Luiz Frambach com Duda Reis (Foto: Reprodução)
André Luiz Frambach com Duda Reis (Foto: Reprodução)