Android cria Modo Ladrão para proteger brasileiros com celular roubado

A novidade, criada para combater roubos, bloqueia a tela do celular ao identificar que alguém o arrancou de sua mão abruptamente.

Como funciona

O próprio celular identifica a ação de roubo usando inteligência artificial e o acelerômetro. Assim que o criminoso puxar o aparelho de sua mão, o dispositivo bloqueia a tela e ele só poderá ser ativado novamente com a senha.

A tecnologia pode identificar fugas a pé, de bicicleta, de moto e carro. A mensagem “Possível roubo detectado: este dispositivo foi bloqueado automaticamente para proteger seus dados” é exibida logo após o roubo.

‘Gangue da bicicleta’ motivou criação do recurso

O Google disse que, em setembro de 2023, várias lideranças do Android vieram ao Brasil para entender de perto como agem criminosos de roubo de celular.

Para que o recurso funcione, o usuário deve ativar o bloqueio de detecção de roubo nas configurações do aparelho. A big tech admite que, quando habilitado, pode ocorrer de o dispositivo identificar um movimento abrupto por engano e bloquear a tela.

'Bloqueio de dispositivo offline

Também no Google For Brasil 2024, a empresa anunciou o “Bloqueio de dispositivo offline”, que passa a bloquear a tela do smartphone automaticamente caso ele fique por muito tempo sem acesso à internet. Isso para evitar que criminosos tentem desconectar o aparelho da internet para não serem localizados.

‘Bloqueio remoto’ sem login

Outra medida anunciada: em uma página dedicada, o usuário poderá digitar o número do seu celular para fazer o bloqueio da tela instantaneamente a partir de outro dispositivo, como notebook.

Para evitar que bots (robôs) desativem a tela em massa de vários smartphones e até para evitar brincadeiras entre amigos, o usuário precisa “concluir um rápido desafio de segurança” antes de fazer o bloqueio.

20 curtidas

acabou pros trombadinhas paulistas das bikes

é o Cuzil do Cuzil

Triste termos que precisar disso

6 curtidas

Os ladrões a partir de agora: “perdeu, por favor, me entregue seu celular bem lentamente”.

9 curtidas

Uma opção de auto destruição em caso de roubo ou furto seria mais eficiente.

2 curtidas

De explodir o aparelho você fala?

6 curtidas

na cara do assaltante

6 curtidas

e o Android segue fazendo tudo a frente do tempo do IOS

2 curtidas

Não explodir mas tipo: a pessoa é assaltada daí vai e acionar a opção através de um código que só ela tem daí o aparelho dá um “curto” e fica inutilizável.

1 curtida

Samsung já lançou isso anos atrás

Inovadora

5 curtidas

Isso já existe
Pelo menos pra iPhone

Nossa, como demoraram tanto pra fazer isso

em quais androides ? recem comprei um telefone aff

Mas nem vai adiantar muito

iPhone bloqueia tudo e continua sendo roubado pq eles vendem as peças pra lojinhas de conserto de celular :iphone:

1 curtida

MEU SANTO DEUS

1 curtida

DA O CU PRA PORRA DO TIM COOK ENTÃO FILHO DA PUTA
EU HEIN QUE INFERNO

1 curtida

O que tem a ver o cu com as calças?

Eu hein

Amamos

Brasil sempre na vanguarda