Antônio Carlos Jobim, João Gilberto e Astrud Gilberto
Garota de Ipanema é uma das músicas mais icônicas do Brasil e é, até hoje, o maior sucesso da música nacional no exterior. Composta por Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, o single de Stan Getz e João Gilberto não apenas chegou ao #5 na Billboard Hot 100, se tornou a segunda mais regravada da história, perdendo apenas pra Yesterday dos Beatles, e ganhou o Grammy de Record Of The Year. Mas se engana quem pensa que o sucesso dos artistas se resume apenas a essa música: os sucessivos discos da parceria dos Gilbertos com Stan Getz -4 lançados em 3 décadas- são alguns dos mais bem sucedidos da musica brasileira, venderam milhões de cópias, especialmente nos Estados Unidos, e apenas Getz/Gilberto de 1964 ganhou 4 prêmios Grammy, incluindo Album Of The Year. Já Antônio Carlos Jobim lançou disco em parceria com Frank Sinatra. Evidentemente foi um sucesso comercial e de crítica recebendo, também, o Album Of The Year.
Sérgio Mendes
O brasileiro de maior sucesso nos Estados Unidos, colecionador de discos de Ouro, Sérgio Mendes é considerado um dos responsáveis por levar a Bossa Nova, Samba e MPB para outros países. Entre os hits de sucesso do cantor de 81 anos está “Never Gonna Let You Go” (1983), que ficou em #4 na Billboard Hot 100, o lançando para a fama. Em 1979, ele se mudou para os Estados Unidos, onde conseguiu mais força para disseminar a música brasileira, com hits como “The Look of Love” e o álbum “The Key of Joy”. Na década de 90, criou o grupo Brasill 99, que com o disco Brasileiro, conquistou o Grammy em 1993. Já em 2009, a música “Mas que Nada”, de Jorge Ben Jor, ganhou uma regravação com Mendes e o grupo Black Eyed Peas, que bombou dentro e fora do Brasil.
Xuxa
Não estamos aqui pra falar sobre o sucesso surreal como apresentadora conquistado por Xuxa, que chegou a ter o formato de seu Xou da Xuxa vendido para mais de 30 países e, no início dos anos 90, era vista diariamente por mais de 100 milhões de pessoas em 1 países, incluindo nos Estados Unidos onde se tornou a primeira brasileira indicada ao Emmy. Estamos aqui pra falar sobre o sucesso musical da maior artista infanto-juvenil da história da música mundial. Em seus principais trabalhos como cantora, lançou 35 álbuns de estúdio e 23 álbuns de vídeo que já venderam mais de 50 milhões de cópias. Xou da Xuxa 3 foi considerado o álbum infantil mais lucrativo de todos os tempos pela Guinness World Records. Seu primeiro álbum em Espanhol, Xuxa I, vendeu 2 milhões de cópias na América Latina enquanto seu álbum de Karaokê pra o mercado hispânico vendeu 1 milhão de cópias. Na Espanha, em seu auge, a brasileira vendia mais que Julio Iglesias.
Sepultara
O Sepultura é uma das bandas brasileiras de heavy metal que mais faz sucesso internacionalmente. Com mais de 30 anos de carreira, a banda criada pelos irmãos Max e Igor Cavalera ganhou o mundo. Com estilo musical que combina death metal e thrash metal, música tribal, indígena e até japonesa, a banda ficou conhecida nos anos 90 e já vendeu mais de 50 milhões de discos. Entre os álbuns mais conhecidos estão, Arise, de 1991, o quarto disco da banda, que entrou na 119ª posição do ranking da Billboard. Uma curiosidade: o álbum foi o primeiro a conquistar a certificação de ouro pela marca de 25 mil cópias vendidas na Indonésia. Já em 1993, o mesmo álbum bateu a marca de venda de 1 milhão em todo o mundo.
Daniela Mercury
axé, influenciado pela MPB e Bossa Nova, Daniela alcança grande sucesso internacional. Em 1998, seu álbum “Feijão com Arroz” a torna amplamente conhecida na Europa, especialmente com a música “Rapunzel”. Chegou a ser o álbum mais vendido da história em Portugal. Sua popularidade na França atraiu a atenção da emissora de TV France 2, que fez uma reportagem sobre Daniela no Carnaval da Bahia, alcançando uma audiência recorde. Esse sucesso se estendeu por toda a Europa, com vendas significativas de discos em países como França, Portugal, Espanha e Itália, resultando em turnês internacionais anuais nessas regiões.
Alexandre Pires
Alçado para a fama como vocalista do grupo Só Pra Contrariar (SPC), Alexandre Pires passou vários anos investindo – e colhendo frutos – na carreira solo internacional. A empreitada deu tão certo que o brasileiro chegou a se apresentar na Casa Branca, para o então presidente George W. Bush, em 2003. O álbum “É Por Amor”, lançado por Alexandre Pires em 2001, impulsionou sua carreira internacionalmente. Com canções românticas e abandonando o pagode, o disco alcançou sucesso, especialmente a música “Usted Se Me Llevo La Vida”, que fez parte da trilha sonora da novela “Porto dos Milagres”. Em virtude desse êxito, Pires deixou o grupo SPC em 2002 para se dedicar ao novo público e a compromissos que incluíram apresentações para grandes plateias, como um show em Nova York para mais de 14 mil pessoas. Seus esforços foram recompensados com prêmios e reconhecimentos, como o título de “Melhor Artista do Ano” no Latin Music Awards de 2001, destaque na revista Billboard e a conquista de um Grammy em 2002 na categoria de Engenharia de Som por seu primeiro álbum solo.
Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes
O álbum em conjunto dos 3 gigantes da música que formaram o supergrupo Tribalistas, de 2002, vendeu mais de 2,3 milhões cópias somente no Brasil. No total, o álbum vendeu mais de 3,5 milhões de cópias. Recebeu cinco indicações para o Grammy Latino em 2003, ganhando um. O trabalho se tornou um dos maiores sucessos de um artista nacional brasileiro fora do país, sobretudo na Europa, especialmente em países como Portugal, Espanha, França, Itália e Suíça. Em 2018, após o lançamento do segundo disco, os Tribalistas finalmente puderam visitar o velho continente em sua turnê.
Cansei de Ser Sexy
CSS é uma formada em São Paulo em 2003. Foi uma das bandas brasileiras de maior repercussão internacional no início da era da Internet, chegando a entrar nas paradas da Billboard Hot 100. O sucesso foi ainda maior em outros países de língua inglesa, como Reino Unido e Canadá. Em outubro de 2007 Nick Haley, um jovem estudante americano, criou e editou um comercial amador que mostra o iPod Touch, da Apple Inc., com a canção Music Is My Hot Hot Sex como plano de fundo. Como a música combinava muito com o produto, a Apple Inc. se interessou e decidiu veicular o anúncio em algumas emissoras de televisão norte-americanas a partir de 4 de novembro. O videoclipe foi o primeiro na história do site Youtube a receber 100 milhões de visitas, o record até aquele momento. No entanto com o sucesso repentino do vídeo, surgiram especulações sobre a legitimidade da audiência. Logo que o Google começou a investigação sobre a legitimidade e origem dos cliques o vídeo foi retirado do ar pelo produtor do clipe, impedindo a conclusão da investigação.
Michael Teló
“Ai Se Eu Te Pego”, sucesso na voz de Michel Teló, que virou hit mundial após ser lançada por ele 2011. A música foi o sexto single mais vendido no mundo em 2012, com mais de 7 milhões de cópias vendidas e chegando ao topo das paradas de 17 países, incluindo Alemanha, França, Itália e Espanha, alguns dos maiores mercados fonográficos. Na internet, alcançou a marca gigantesca de 1 bilhão de visualizações no YouTube. Infelizmente o sucesso começou e acabou aí.