DEUSAS DO OLIMPO: Qual a mais icônica?

HERA: Começando pela rainha, Hera era a deusa da maternidade e dos matrimônios. Corna assumida, perseguia com ódio as amantes do marido e se vingava de todas de forma cruel. Perseguia também os filhos fora do matrimônio que o esposo teve. Rejeitou o próprio filho por ter nascido com uma má aparência e ainda o aleijou ao tentar se livrar da criança. Vivia uma vida amargurada e infeliz. Sua existência girava em torno de fiscalizar a infidelidade do esposo, mas sempre o perdoava para honrar o casamento e o bom nome da família. Seu animal e símbolo mais reconhecível é o pavão.

ÁRTEMIS - Deusa da caça e patrona das Amazonas, não há muito o que se dizer sobre ela. Escolheu uma vida de castidade assim como outras deusas do Olimpo. Irmã de Apollo, terminou ofuscada pela popularidade do irmão ao longo das eras.

“A Ártemis, a irmã do Apollo.”

HÉSTIA - Deusa do lar e do fogo sagrado, era a crente do Olimpo. Virgem eternamente, possui uma figura ultrapassada no imaginário popular. Só vivia para rezar e nunca deixava o Olimpo. Low profile e muito reservada, é possivelmmente a mais imemorável das deusas olimpianas.

DEMÉTER - Agro é pop! Deusa da agricultura, era a fazendeira do Olimpo. Seu maior feito foi tornar a terra infértil como vingança pelo rapto de sua filha Perséfone. As estações de colheita assim como as estações de estiagem são atribuídas a ela. Diz-se que quando Perséfone está ao lado da mãe, a terra floresce, mas quando Perséfone volta para o lado de Hades, a tristeza de Deméter faz o inverno surgir.

AFRODITE - Deusa do amor, é provavelmente a divindade que melhor envelheceu no panteão grego. Deu origem ao celébre Cupido, que também é muito famoso. Livre, bela e transgessora, Afrodite vivia uma vida de amores e luxúria. Casou-se com Hefesto, mas o traía com Ares, além de ter outros amantes. Afrodite foi diretamente responsável pela guerra de Tróia ao ganhar o concurso como a mais bela das deusas. Mãe zelosa, Afrodite entrou diretamente no campo de batalha para salvar o seu filho humano que lutava na guerra ao lado de Tróia. Um dos seus feitos mais bonitos foi atender à oração sincera de um humano chamado Pigmalião, provando ser uma deusa bondosa e generosa. No começo da década passada, lançou o icônico single All The Lovers, celebrando as diversas formas de amar.

ATENA - Por fim, temos Atena, a deusa da Guerra Estratégica e da Sabedoria (?). Assim como outras deusas, escolheu a castidade. Ajudou muito heróis gregos e abençoou vários deles. Tinha uma preferência por beneficiar homens. O contrário não acontecia com as mulheres. Atena sentiu inveja e amaldiçoou a pobre princesa Aracne por ousar tecer melhor do que ela. Sem falar no terrível episódio envolvendo Medusa e Poseidon. De alguma forma, seu nome se manteve impecável ao longo das eras como uma deusa sábia, bondosa e justa.