Aos 62, ex-‘BBB’ Mariza Moreira fala da estreia como atriz em papel inusitado no filme ‘O agente secreto’ e da vida 11 anos após o reality: ‘Não quero ser influencer, quero fazer arte’
Participante do “BBB 15”, Mariza Moreira voltou a ganhar destaque na mídia desde o ano passado por conta de uma participação no filme “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, que está concorrendo a quatro estatuetas do Oscar. Ela diz que já imaginava que a produção seria um sucesso, mas se surpreendeu com o destaque pessoal que vem ganhando:
— Toda hora tem coisa chegando, até proposta para publicidade. Fico surpresa que minha participação, mesmo sendo pontual e pequena, tenha tido tanto impacto. Eu fui para o set inicialmente para fazer figuração. Tinha acabado uma oficina com o Leonardo Lacca, que é preparador de elenco e diretor assistente do filme. No dia da filmagem, Kleber veio até mim, disse que tinha visto meus vídeos e gostado. Ele perguntou se eu toparia reproduzir uma cena que ele viu na vida real, décadas atrás: ao sair de uma sessão de “O Exorcista”, ele presenciou uma mulher saindo da sala “possuída”. Obviamente, eu topei. Foi tudo de bate-pronto. Ensaiamos algumas vezes e filmamos. Eu contracenei com o Wagner Moura, mas nem consegui olhar para ele durante a cena, pois não podia olhar para ninguém.
Ela conta que depois se encontrou com Moura, que elogiou a sua performance.
— Ele disse: “Nossa, menina, você arrasou”. Eu fiquei feliz pelo menino e pelo elogio — diverte-se.
Mariza conta que atuar era um sonho adormecido na sua vida:
— Eu fui bailarina e sou arte-educadora. Acho que ser artista é uma frequência comum, são apenas linguagens diferentes. Essa foi minha primeira participação profissional como atriz, e depois dela já rodei dois longas-metragens com papéis maiores, “A Margem do rio”, de Matheus Farias e Enock Carvalho, e “O rio”, de Wislam Esmeraldo e Hilton Lacerda, que devem sair este ano. Agora, estou em uma seleção para outro filme. Estou vibrando com a chance de botar para fora todas as “Marisas” que habitavam em mim em silêncio.
Aos 62 anos, ela diz que não se sente pressionada na nova carreira:
— Acho que ter uma vida já construída é uma grande vantagem. Não tenho a pressão que a juventude tem de “vencer como atriz”. Eu entro no set tranquila, sem a obrigação de zelar por um nome, e isso me ajuda. Posso fazer arte por amor e paixão, sem depender do retorno financeiro dela para sobreviver.
Onze anos após participar do reality, ela diz que a fama também não é algo que busque:
— Eu experimentei a fama com o “BBB”, mas já entrei sabendo que a exposição passaria. Eu não quero ser blogueira ou influencer, quero fazer Arte. Aquela exposição até me incomodava um pouco. Sempre tratei bem qualquer pessoa que me abordasse e fico feliz com o reconhecimento, mas gosto de ser comum.
Mariza ressalta que continua sendo uma grande fã do reality e que acompanha o “BBB 26”:
— Gosto muito de Ana Paula, do Juliano e da Samira. Da Milena eu gostava mais, agora estou com algumas poucas restrições. O Babu se queimou, né? Entrou muito bem, estava adorando ele, mas depois… A verdade é que ficamos muito sem referência lá dentro. Você só conta com a sua ética e a sua moral. Não adianta você perguntar as coisas para os outros porque eles estão querendo te derrubar. Todo mundo está ali para ganhar sozinho. Não dá para confiar em ninguém.