O grupo defende que Lula debata temas com especialistas antes de levá-los a público, em especial, questões polêmicas. A defesa que ele fez do aborto como questão de saúde pública e a fala sobre a demissão de 8 mil militares foram colocadas como exemplos de temas que Lula abordou sem qualquer preparação ou debate interno prévio.
A avaliação de petistas e aliados de outras siglas é que o ex-presidente deve retomar conversas que vinha tendo com especialistas antes de abordar temas que trataria publicamente. O objetivo é que ele elabore as ideias previamente e, assim, evite desgastes como o que enfrenta agora.
Dentro do PT e no entorno de Lula a sensação é de que a pré-campanha está “desarrumada” e que essa confusão na comunicação exemplifica isso. Lula vem sendo aconselhado a definir logo seu time e anunciá-lo para delegar a outras pessoas que também falem sobre seu projeto como presidente.
Acho isso uma bobagem. Bolsonaro ganhou as eleições bostejando racismo, machismo, lgbtfobia, classismo, defesa do AI-5, chamando índio de vagabundo, sem terra de bandido, preto de preguiçoso, feminista de trabuco, e tantas outras coisas, e nem por isso deixou de ser eleito.
a real é que mesmo elu nao falando ser a favor do aborto o bolsonarismo iria colar essa causa ao pt e ao lula. nao importa o discurso do lula, o bolsonarismo espalharia noticias como essa. que ele sustente o debate sem fazer o discurso só sobre isso como bolsonaro tentará levar.