Após impeachment na Câmara, serão necessários 2/3 de senadores para condenar Trump.

Donald Trump se tornou o primeiro presidente da história dos Estados Unidos a a ter dois processos de impeachment aprovados na Câmara. Nesta quarta-feira (13), a Câmara aprovou pela segunda vez um pedido para que ele seja afastado do cargo, a apenas seis dias do final de seu mandato.

Foram 232 votos a favor e 197 contra, e quatro deputados não votaram. Entre os que votaram a favor estão 10 membros do Partido Republicano, o mesmo de Trump. Outros quatro republicanos não votaram. Os democratas foram unânimes nos votos a favor.

Diferentemente do Brasil, o presidente dos EUA não é afastado quando o processo de impeachment é aberto no Senado. A sua remoção ocorre de forma definitiva após o processo ser analisado e aprovado pelos senadores.

Dez deputados republicanos foram favoráveis a seu afastamento. Isso estabelece um recorde: antes, apenas cinco deputados tinham votado pelo impeachment de um presidente de seu próprio partido, quando cinco democratas ficaram contra Bill Clinton, em 1988.

Os deputados republicanos que votaram a favor do impeachment de Trump foram:

  • John Katko – Nova York
  • Liz Cheney - Wyoming
  • Adam Kinzinger - Illinois
  • Fred Upton - Michigan
  • Jaime Herrera Beutler - Washington
  • Dan Newhouse - Washington
  • Peter Meijer - Michigan
  • Tom Rice – Carolina do Sul
  • Anthony Gonzalez - Ohio
  • David Valadao - Califórnia

Votação no Senado

Nunca um presidente americano teve o impeachment aprovado no Senado. Antes de Trump, Andrew Johnson e Bill Clinton também tiveram seus processos de impeachment aprovados pela Câmara e foram absolvidos pelos senadores. Já Richard Nixon renunciou antes de o processo ser votado na Câmara.

A dúvida é se os senadores republicanos que romperam com Trump conseguirão formar a maioria de dois terços no Senado para destituí-lo (na Câmara é preciso apenas maioria simples para o processo avançar). Outra incógnita é se o Congresso pode seguir com o impeachment após o presidente deixar o cargo.

Nossa gente, no Senado precisa de 17 de 50. Na Câmara só 10 de 207 votaram contra. MEDO.

Nossa gente, no Senado precisa de 17 de 50. Na Câmara só 10 de 207 votaram contra. MEDO.

Será que tem chances?

Apesar disso, o líder do Partido Republicano, Mitch McConnel, afirmou a interlocutores que está satisfeito que os democratas estão tentando tirá-lo da Casa Branca e que o presidente cometeu crimes passíveis de impeachment, segundo o jornal “The New York Times”.

McConnell, senador pelo Kentucky que apoiava Trump até a invasão ao Capitólio - que resultou em cinco mortes -, disse reservadamente que será mais fácil expulsar Trump do partido com o impeachment.

Queria acreditar

nossa, agora que eu vi o tantinho que votou na câmara estou com medo REAL de não acontecer.

a taylor ja deve estar pagando os cheques pros senadores votarem NAO…

será que vem aí?

Não deve passar 2/3 é muito

Pelo menos uns 30% dos republicanos teriam de ir contra o Trump

17 senadores de 50
não acho impossível, pq os senadores são bem menos trumpistas que os deputados, mas vai ser difícil

Este tópico foi automaticamente fechado após 7 dias. Novas respostas não são mais permitidas.