As cidades que decidiram banir o Airbnb

Quem ta comemorando isso não tem a mínima noção do valor de uma diária em hotel minimamente bom. Tava vendo pro carnaval 5 diárias, 3 quartos, 6 pessoas = 7 mil reais.

Airbnb 5 diárias, 3.400 reais uma casa com piscina e 4 quartos, pra 8 pessoas em Ubatuba.

E como sabemos como as coisas funcionam no Brasil, não vai diminuir é nada.

1 curtida

Turismo de massa eh trevas bichas, sempre causando estragos

Os hotéis faturando horrores

Mas o Airbnb vai acabar aqui tbm? Acho que o Brasil não sofre desse problema, não recebe tantos turistas quanto deveria, e é continental.

Amo airbnb
consigo mamar meus boys de boa

Hotel é uma burocracia

1 curtida

Quem vive disso é rico nao é nenhum pobre nao

Nao acho que isso va afetar tanto o turismo assim

Quem perder Airbnb com certeza vai poder investir alguma cota na construção de algum hotel pra suprir a demanda

Grupo de amigos é praticamente a mesma configuração de viagem solo

Com família me refiro a esposa, marido e filhos. A maioria das viagens de turismo é feita pra casal. Pra essa configuração Hotel e Airbnb são muito melhores que Hostel

A questão é menos o quanto ele aumentou devido ao airbnb e mais o quanto ele cresceu, independente da existência do airbnb. Porque a demanda pra turismo cresce a medida que a população cresce e/ou ganha mais poder de compra. A oferta de airbnb aqui apenas acompanha a demanda, não de fato estimula ela

Nos EUA o numerou subiu de 53 milhões (ano da fundação do airbnb) pra cerca de 79 milhões (pico pré pandemia) somente de turismo INTERNO, descontando turismo externo. É um aumento de 49% em apenas 10 anos. É muito provável que com a proibição do airbnb não haja mais opções de hospedagem pra suprir essa demanda, pelo menos em cidades chaves.

Na minha humilde opinião o problema não é do turismo nem do airbnb e sim do house ownership que atingiu baixa histórica. O airbnb entrou aqui como side effect, mas não é a causa real do problema

O número de pessoas que depende de aluguel subiu muito, por motivos como imigração (você não tem casa herdada pra morar nela) e simples questão do preço dos imóveis estarem proibitivos

O porque dos imóveis serem proibitivos tem motivos diferentes. No caso dos EUA é porque as leis de urbanização e construção foram pensadas pra encarecer os imóveis e a infraestrutura da cidade

No caso da Europa, pelo menos nos países ricos, é porque a economia é pouco dinâmica e apresenta crescimento medíocre pra classe média, média-baixa e baixa, só quem tem o old money cresce na Europa. Se você nasceu na classe baixa vai morrer nela e viver de aluguel a vida toda

Com isso as pessoas hoje tem mais demanda pra moradia de aluguel, porque não conseguem casa própria. Observe que é muito mais fácil tentar abaixar o preço dos alugueis na marra (já que a maioria dos alugueis ofertados é sim feito por pessoa física) do que ir pro vespeiro das construtoras e incorporadoras obrigar eles a abaixar o preço dos imóveis que eles constroem