Asus mantém o design compacto e lança novo Zenfone 10 com Snapdragon 8 Gen 2, bateria de 4.300 mAh e tela com até 144 Hz

Conforme havia revelado no início do mês, a ASUS lançou nesta quinta-feira (29) o Asus Zenfone 10, mais novo flagship da companhia que segue a fórmula de aparelho compacto responsável por popularizar a linha. Trazendo pequenos ajustes no design em relação ao seu antecessor, a novidade compensa com ajustes de peso em diversos outros aspectos, com destaque para a tela, que atinge taxa de atualização superior em games, e as câmeras, trabalhadas para tirar melhor proveito da estabilização Gimbal.

Mantendo a proposta de ser um flagship, o Zenfone 10 vem equipado com processador Snapdragon 8 Gen 2, acompanhado de até 16 GB de RAM LPDDR5X e até 512 GB de armazenamento UFS 4.0. Um detalhe importante destacado pela fabricante é que todas as versões usam memórias LPDDR5X e UFS 4.0, algo que pode parecer óbvio, mas há bons motivos para ser lembrado — algumas companhias têm utilizado armazenamento mais lento em variantes mais básicas de celulares.

O aparelho também mantém boa parte do visual geral da geração anterior, mas há ajustes: a traseira promete ser mais resistente a marcas e desgate, e agora é composta de 50% de plástico reciclado, reduzindo as emissões de carbono da fabricação. Os círculos das câmeras estão mais discretos e há menos inscrições, enquanto o logo da ASUS foi adicionado ao canto inferior direito. A variedade de cores é outra característica a retornar neste ano, com as opções preto, azul, verde, branco e vermelho.

Responsável pelo design compacto do Zenfone 10, a tela de 5,9 polegadas retorna com o novo painel AMOLED E4 da Samsung. A resolução é Full HD+ de 2400 x 1080 pixels e há proteção com vidro Gorilla Glass Victus, escurecimento PWM para evitar o mal-estar quando o brilho está baixo, bem como pico de brilho de 1.100 nits, mas é na taxa de atualização em que temos a maior mudança.

Por padrão, o display atinge 120 Hz, podendo ser configurado para chegar a essa velocidade de forma fixa (junto a opções de 60 Hz e 90 Hz) ou automática. Em jogos, porém, os usuários poderão acessar o app Game Genie para aplicar uma espécie de overclock, levando a taxa para ainda mais fluidos 144 Hz. Segundo a ASUS, a opção está restrita aos games por razões de otimização — é provável que a ideia seja economizar bateria.

Boa parte da apresentação da gigante teve como foco as câmeras, e parece haver bons motivos para isso, considerando as novidades implementadas. Ainda temos apenas duas lentes traseiras, munidas de um sensor principal Sony IMX766 de 50 MP com estabilização óptica (OIS) Gimbal e um ultrawide de 13 MP com campo de visão de 120° e função macro. Para selfies, a antiga câmera de 12 MP deu lugar a um sensor bem maior de 32 MP, que utiliza subpixels no formato RGBW (vermelho, verde, azul e branco) para captar mais detalhes.

Preço e disponibilidade

O ASUS Zenfone 10 chega primeiro à Europa nos próximos dias, com o mesmo preço do antecessor — € 799, ou cerca de R$ 4.200 em conversão direta e sem impostos. Também foi confirmado que o aparelho chegará aos EUA no terceiro trimestre, mas valores ainda não foram revelados. O Brasil deve receber a novidade futuramente, mas nenhuma informação foi dada no momento.

ASUS Zenfone 10: ficha técnica

  • Tela: Samsung AMOLED E4 de 5,9 polegadas, resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels, taxa de atualização variável de 120 Hz (até 144 Hz em games), escurecimento PWM, pico de brilho de 1.100 nits, Gorilla Glass Victus
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2
  • Memória RAM: até 16 GB LPDDR5X
  • Armazenamento interno: até 512 GB UFS 4.0
  • Câmera traseira: 50 MP (Principal, Sony IMX766, Gimbal OIS) + 13 MP (Ultrawide, f/2.2, 120°)
  • Câmera frontal: 32 MP
  • Bateria: 4.300 mAh com carregamento rápido de 30 W
  • Dimensões: 146,5 x 68,1 x 9,4 mm
  • Peso: 172 g
  • Extras: 5G, Wi-Fi 7 Tri Band, Bluetooth 5.3, NFC, conector P2, leitor de digitais na lateral, carregamento sem fio de 15 W, som estéreo com otimizações Dirac, áudio espacial Dirac Virtuo para fones de ouvido, certificação IP68
  • Cores disponíveis: Midnight Black (preto), Starry Blue (azul), Aurora Green (verde), Comet White (branco) e Eclipse Red (vermelho)
  • Sistema operacional: Android 13, sob a Zen UI

FONTE:

Resumo

ASUS lança Zenfone 10 com tela de até 144 Hz e câmeras aprimoradas - Canaltech

O que achou migo @LOANN ?

que coisa horrorosa
e bateria de 4300 mah? estamos em 2020?

tem mais que S23, só perde pro Plus

mico
imagina n ter uma tela de pelo menos 6.5 polegadas em 2023

1 curtida

faz sorteio

melhor comprar um tablet então kkk
6.1 é o ideal

Achei o design das câmeras horrível

1 curtida

não dá pra defender
as câmeras gigantes

Celular feio

eu jurava que eles iam mudar, mas por causa do gimbal ficou assim kk

Celular feio do cacete

as pocs reclamando do tamanho da câmera
aprendam q a reclamação tem q ser do design delas
as câmeras tem q serem grandes sim porra

+ luz + qualidade amoo

é pq elas tem gimbal pra estabilização, tipo goPro

é só n vir com mais de 76.5 de largura q ainda fica confortável na mão
se toca meo

Coisa horrorosa

Se melhorassem as câmeras seria o celular do momento.

1 curtida

E os preços, Asus costumava ser mais barata. Ela perdeu muito mercado aqui

Em termos de design ficou igual ao 9. Será que esse tá vendendo bem?

1 curtida

Mas os tops de linha, não sei porque, vem com menos bateria