Bar no Rio causa polêmica com placa: "Cidadãos dos Estados Unidos e Israel NÃO são bem-vindos!"

https://x.com/i/status/2040570260894695488

21 curtidas

No perfil do bar Partisan, que se apresenta como um “ambiente antifacista”, foi publicada uma foto com a mensagem em inglês numa placa em frente ao estabelecimento: “Cidadãos dos EUA e de Israel não são bem-vindos”. A denúncia foi recebida pelo vereador Pedro Duarte (PSD), que acionou a Secretaria municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.

— É fundamental agir rapidamente para que as pessoas não normalizem esse tipo de ocorrência. São casos que chocam, são graves, e não podemos deixar que evoluam para violências maiores — afirmou Duarte, presidente da Comissão de Assuntos Urbanos da Câmara de Vereadores.

o dono do bar escolhe quem ele quer receber, então estou com ele

e engraçado esse vereador, porque se fosse o contrário ele com certeza não moveria um dedo

11 curtidas

acho que não é bem assim, acho que tem algo sobre isso no codigo de defesa do consumidor

Na realidade isso é considerado discriminação pela lei e não é permitido. Um estabelecimento não pode escolher quais clientes ele vai servir ou não baseado em atributos físicos ou sociais.

Aliás, você sabe que essa é a mesma argumentação que os cristãos e homofóbicos usaram num caso de uma confeiteira que se recusou a fazer um bolo para um casal gay, correto? E pode ser usado de forma similar em várias situações

6 curtidas

Também não ia querer baderneiro no meu estabelecimento

3 curtidas

Sabemos que os USA são uma nação perdida e que os israelenses causam problemas onde eles passam por vandalismo, gente. Mas esse tipo de atitude do estabelecimento simplesmente não pode ser aceita, é análoga a segregação.

1 curtida

estou com preguiça de ser ético em um fórum num domingo 15h da tarde

O outro suposto caso mencionado na manchete:

Em plena semana de Pessach, período em que os judeus celebram a libertação dos hebreus da escravidão no Egito, dois casos de intolerância chegaram à Federação Israelita do Rio de Janeiro (Fierj). Um dos episódios ocorreu ontem na loja Delly Gil, na Cobal do Leblon, onde uma cliente contou ter perguntado por que não tinha matzá, um pão plano e crocante, sem fermento, muito consumido nesses dias. Segundo ela, um funcionário respondeu em voz alta que não comprava mais produtos judaicos porque estava “cansado dos judeus”. A vítima afirmou que procurou a gerente da loja, que pediu desculpas.

e sobre leis: é tudo bem bonitinho no papel, na prática é outra coisa

se o bar fosse um estabelecimento antiesquerdistas/palestinos sabemos bem que o vereador pouco se importaria

5 curtidas

até pq existem norte americanos e cidadãos de israel que se opõe ao genocídio do povo palestino

ainda que em minoria, mas existem

Ansioso para um americano ou israelense ver essa placa e surtar na internet exalando hipocrisia de pertencer a um país extremamente xenofóbico

Engraçado, nao é Israel que proíbe palestinos de estarem em certos espaços?
Pq estão reclamando de uma política que eles fazem no próprio país?

5 curtidas

Isso abriria precedente pra tanta coisa… racismo, lgbtfobia, intolerância religiosa, xenofobia… péssimo pensamento

2 curtidas

“Plena semana de Pessach”, ngm conhece feriados C-list no Brasil

seria mais luxo o dono colocar algo em apoio a palestina, já filtraria os lixos humanos de quererem ser atendidos lá

13 curtidas

também nunca ouvi falar kkkkkk essa suposta fala da atendente meio estranha tbm, duvido o brasileiro médio CLT conhecer sequer 1 judeu, imagina estar “cansado" deles

Mas não estamos falando do mundo da fantasia, e sim da realidade. O estabelecimento poderia muito bem ter colocado que não aceitam pessoas favoráveis ao genocídio do povo palestino, e pronto. Não daria esse pano pra manga.

3 curtidas