A estrela pop voltou com uma nova música bombástica, o primeiro single de seu próximo sexto álbum, voltando às suas origens. Mas também se encorna com o cenário musical atual.
Como regra geral, grandes estrelas pop definem tendências, enquanto estrelas pop um pouco menos as perseguem. Mas o novo single extremamente satisfatório de Lady Gaga, Disease, que foi lançado hoje como a primeira degustação de seu próximo sexto álbum, destaca uma exceção notável à sua regra. Às vezes, grandes estrelas pop desconsideram as tendências e se concentram em fazer o que as tornou ótimas em primeiro lugar. O The Guardian saudou Disease como um “retorno à forma e ao seu som clássico”, enquanto o The Independent declarou que Gaga é o “melhor em muito tempo” porque oferece “uma dose potente de electro-pop escuro”.
Com três minutos e 51 segundos, Disease é fora de moda para um single pop na era do TikTok e do streaming. Os compositores profissionais de hoje estão bem cientes de que faixas mais curtas são menos propensas a serem ignoradas no Spotify - algo que o algoritmo da plataforma está preparado para pegar - e mais provável de serem sincronizadas com conteúdo de vídeo elegante no TikTok. Por essa razão, há uma sensação real de confiança de encolher os ombros em Disease, uma música que não faz nenhuma tentativa de se conter. Sério, quem quer que Lady Gaga, uma artista que construiu seu nome em escolhas de moda de vanguarda e performances verdadeiramente audaciosas, se comporte como todo mundo?
Na verdade, o apelo de Disease é baseado na maneira como ele volta aos singles sombrios e deslumbrantemente maximalistas com os quais Gaga fez seu nome no final dos anos 2000 e início dos anos 2010. Com seu refrão bombástico, ganchos vocais simples, mas eficazes (ah-ah!) E letras melodramáticas sobre o potencial de cura do amor - “Eu posso sentir o cheiro da sua doença, eu posso curar você, curar sua doença”, Gaga canta no refrão - é um lembrete bem-vindo de que ela invadiu o mainstream fazendo música que era cativante e estranha em igual medida.
Mais especificamente, lembra a tomada contagiantemente selvagem do dance-pop que ela cunhou em The Fame Monster de 2008, uma reedição de seu álbum de estreia The Fame, que foi lançado como um EP independente de oito faixas em certos territórios. Aqueles fãs de longa data que amaram o single principal ligeiramente desequilibrado de The Fame Monster, Bad Romance, certamente não serão imunes ao pisoteio apocalíptico de Disease.
Aos 38 anos, Gaga cruzou o ponto em que artistas femininas podem encontrar suas oportunidades limitadas por uma combinação tóxica de misoginia e etarismo. Durante o verão, isso definitivamente infestou a tentativa malsucedida de Katy Perry de recuperar sua supremacia no início dos anos 2010, embora o retorno de Perry tenha sido afundado principalmente por seu material abaixo do padrão e tentativa desajeitada de soldar uma mensagem feminista pouco convincente para o desastroso single principal de seu álbum, Woman’s World.
Mas dado que ela está atualmente no topo das paradas com seu adorável dueto de Bruno Mars Die with a Smile, o status de ato de herança ainda não parece estar acenando. Crucialmente, como Gaga nunca enraizou seu apelo na tentativa de ser “relatável”, não há razão para que os fãs de música da Geração Z não possam apoiar sua marca ousada e brilhante de maximalismo pop ao lado de seus seguidores mais velhos que foram investidos desde o início. Quando ela canta “Eu poderia ser seu antídoto hoje à noite” em Disease, parece uma declaração de intenção - Gaga está de volta, a brandura se foi.