Bebe Rexha posa para a Interview Magazine e fala sobre o novo álbum, carreira e mais a Alicia Keys

Bebe Rexha e Alicia Keys refletem sobre sucesso, composição e autossabotagem

Bleta Rexha, conhecida por seus fãs e quase 11 milhões de seguidores no Instagram como Bebe Rexha, sabia que queria se tornar uma cantora quando tinha apenas quatro anos de idade. Embora ela não tivesse ideia de como fazer isso acontecer, a orgulhosa nova-iorquina albanesa de 31 anos recebeu conselhos de uma mulher chamada Samantha Cox que acabariam mudando sua vida. Esse conselho? Aprenda a escrever uma música adequada. E então Rexha aprendeu a escrever canções, e algumas muito boas para esse assunto. Veja “The Monster” de Eminem , que recebeu o prêmio Grammy de Melhor Performance Rap / Cantada , ou “I’m a Mess” de seu álbum de estreia de 2018 , Expectations , que lhe rendeu duas indicações ao Grammy. Agora, enquanto Rexha se prepara para lançar seu segundo álbum, Better Mistakes —Uma coleção de músicas sobre experiências vividas e lições aprendidas sob os holofotes — ela fala com sua amiga e colega cantora e compositora Alicia Keys sobre sucesso, manter sua posição como mulher na indústria da música e o poder transformador da caneta. - ERNESTO MACIAS

ALICIA KEYS: Bebe, eu estava ouvindo o disco e me lembrei de toda a grandeza que você foi capaz de criar. Isso é provavelmente algo que muitas pessoas já lhe perguntaram, mas eu pessoalmente adoraria saber: como o processo de escrita se revelou para você? Como você sabia que era escritora?

BEBE REXHA: A vida é tão incrível. Eu sou tão abençoada. Comecei a cantar quando tinha quatro anos e realmente adorei. Eu não sabia por onde começar. Em algum lugar ao longo do caminho, conheci esta senhora da BMIe o nome dela era Samantha Cox. Ela realmente foi para minha mãe. Minha mãe é maquiadora, ela sempre tentou me ajudar e trabalhou em Nova York. Samantha parou em seu balcão um dia. Conheci Samantha e a primeira coisa que ela me disse - eu tinha cerca de 14 ou 15 anos - foi: “Você precisa aprender a escrever uma música adequada, porque isso vai ser algo que vai te dar poder no futuro, e também permitir você para ser um artista melhor. ” Ela estava certa. Eu participei de todas essas aulas de workshop - aulas de workshop de país, aulas de R&B. Eu sempre fui a pessoa mais jovem na sala, aprendendo a estruturar as músicas e dando o meu melhor. Acho que o poder da caneta é algo muito real.

KEYS: Realmente é. Isso realmente a torna muito mais independente e como uma liberação, como uma capacidade de liberar as coisas que você está sentindo, pensando e passando. Depois de estudar o processo de composição e como criar uma música para sua liberdade artística, qual foi sua primeira lembrança de uma de suas músicas se tornando o que você queria? Estamos escrevendo porque precisamos de um lançamento, estamos escrevendo porque também esperamos que isso toque outra pessoa.

REXHA: Na verdade não foi uma grande música ou qualquer coisa que saiu. Era uma música chamada “Let Me Know”. Foi a primeira música que gravei no estúdio de gravação e a primeira vez que ouvi minha voz, e foi muito engraçado. Eu estava tipo, “Eu realmente não gosto de como pareço. Eu pareço terrível. ” Não foi a melhor música. Eu estava em um grupo de garotas chamado Aloria e ficávamos depois da escola no colégio e cantávamos, escrevíamos e gravávamos músicas em nossos pequenos gravadores. Essa música foi muito especial para mim porque a National Recording Academy tinha um programa chamado Grammy Career Day. Eu estava no coral e meu professor disse: “Se alguém tem uma música que deseja enviar, eles vão escolher o melhor compositor para adolescentes e ajudá-lo”. Eu e meus amigos enviamos esta música e, acho que em 700 inscrições, foi selecionado e eu fiquei muito animada porque conheci Tina Davis, Ray Chew e Chris Brown - ele estava prestes a lançar seu primeiro single. Ele estava dando cambalhotas. Foi a primeira vez que me senti confiante como escritora. Foi um momento muito legal.

KEYS: É a sua memória. Foi aquele momento que começou algo para você. Outra coisa que notei é que ouço essa bela influência do jazz na sua voz. Eu estava me perguntando, de onde vêm isso? É algo que você cresceu ouvindo?

REXHA: Na verdade, estou sentada ao lado do meu trompete agora. Toquei trompete por oito anos e estive em uma banda de jazz. Comecei a pensar nisso recentemente porque em algumas das músicas do álbum, como “Die For a Man”, quando canto minhas melodias … Eu realmente acho que elas vieram de tocar trompete. Eu queria tanto tocar piano, mas meus pais não podiam pagar e eles não podiam pagar as aulas. O único instrumento que sobrou para alugar gratuitamente na cidade de Nova York era o trompete. Fiquei tão triste porque usava aparelho. Sempre amei Gwen Stefani e No Doubt, como ela tinha o vibrato.

KEYS: O que é sucesso para você?

REXHA: O sucesso mudou muito para mim. Eu costumava pensar que era ser o número 1, ganhar o Grammy. Mas sinto que o sucesso para mim é equilíbrio. É saúde, em primeiro lugar. Saúde e felicidade - física e mentalmente. Quando ganhei minha primeira casa, pensei: “Eu quero apenas comprar esta casa porque é um espaço legal onde posso receber meus amigos e família para se divertir”. Há espaço suficiente para fazermos o jantar e vibrar. Claro, eu fico preso nos números e nos gráficos e isso e aquilo, mas tento me lembrar que se um dia, Deus me livre, eu estou no meu leito de morte e estou doente, os gráficos não vão me ajudar.

KEYS: Isso é muito profundo. Eu estava me perguntando, como mulher, como artista, como é hoje ser uma artista para você? Você se sente pressionado a ser um certo tipo de mulher? Sempre me pergunto como as outras pessoas estão se relacionando com essa experiência. Como você se sente sobre isso?

REXHA: Minhas garotas pop eram Britney [Spears] e Christina [Aguilera]. Quando eu era jovem, eu pensava: “Como posso me parecer com eles?” Eu tenho raízes albanesas. Então minha avó tem quadris grandes, minha mãe tem quadris grandes, todos nós temos curvas. Eu os amo agora, mas quando era mais jovem, sempre tentava descobrir como poderia me encaixar nesse molde. Definitivamente tem sido algo que ficou comigo. Aprendi a amar minhas curvas. Adoraria estar em forma e magra, mas preciso fazer o que é bom para mim e saudável para o meu corpo. Lembro-me de ver você se apresentar, sempre pensando: “Uau, olhe para ela, ela está bem. Ela é forte. Ela está com o estômago embrulhado. ” Mas você tinha coxas, sabe? Isso me fez sentir que não estava sozinho. Muitas vezes posso ser meu pior inimigo e posso entrar na minha cabeça. Como uma mulher na indústria, a parte real do negócio pode ficar difícil. Porque sou de Nova York, venho de pais albaneses. Na minha família, somos barulhentos. Não escondemos nada. Então, quando eu entro em uma sala, fico tipo, “Eu quero isso, isso, isso, isso e aquilo. Eu gostaria que fosse assim. ” Houve ocasiões em que executivos do sexo masculino me disseram: “Você precisa ser um pouco menos severo”. Muitas pessoas ficam surpresas com isso, mas eu não dou a mínima.

KEYS: Acho que há circunstâncias em que certos homens sentem que podem intimidar as mulheres dessa forma, especialmente as meninas. Eu descobri que isso aconteceu na minha experiência também, porque eu era muito jovem e eles sabiam que eu não sabia muito, então eles sentiram que poderiam me manipular com essas coisas.

REXHA: Quando estive perto de você, quando fizemos aquela performance, você poderia dizer que está em paz. Eu ainda não estou lá como humano e isso é algo que estou tentando descobrir.

KEYS: Eu também.

REXHA: Agora é tipo, ninguém vai foder comigo. Eu tenho meus negócios juntos. Eu li meus contratos. Eu sou uma mulher de negócios. Eu escrevo minhas canções. Eu não vou apenas ficar sentado aí. Acho que o importante para mim foi aprender que sua equipe é muito importante. Eu nunca poderia fazer isso sozinho. É sobre ter a equipe certa.

KEYS: Estou muito feliz que você compartilhou isso, no que diz respeito a ser capaz de se defender.

KEYS: A razão pela qual eu realmente queria que você me entrevistasse, entre todas as pessoas que eu conhecia, é porque eu tento muito fazer amigos na indústria. Eu tentei tanto me dar bem. A única coisa que percebi é que todos são super cordiais e super legais, mas é muito difícil ligar para alguém e pedir conselhos. Você foi a única pessoa que realmente abriu os braços e tentou me ajudar. Estou muito grato por isso. É por isso que eu queria que você fizesse isso.

KEYS: Oh, isso é tão lindo. Estou muito feliz por podermos nos conectar assim e continuar, porque precisamos um do outro. Este mundo está louco. Qual música do álbum mais define você agora?

REXHA: Eu diria “Sabotage”.

KEYS: “Sabotage” realmente me afetou, na verdade. Conte-me um pouco mais sobre o significado disso para você e o que o motivou a escrevê-lo.

REXHA: Na minha vida, com certeza lidei com muita ansiedade e depressão. Finalmente descobri uma maneira de aceitar isso como parte de mim e da minha vida. Por mais que eu queira acordar e não ter que me estressar com uma coisinha que me aconteça ou chore, tenho essa nuvem que sempre me segue. Eu sinto que ao longo da minha vida, tem sido muito difícil para mim desfrutar. Isso é algo que estou constantemente tentando superar, e é real. Essa música foi muito importante para mim porque eu sinto que ela literalmente me representa como um humano. Às vezes eu fico com medo de escrever músicas que são tão próximas a mim, mas eu sinto que essa foi uma coisa mais fortalecedora para mim.

KEYS: Eu me identifico muito. Eu acho que isso é muito poderoso e você pode ouvir nessa música. Aquele realmente me marcou muito e acho que muitos de nós realmente lutamos contra isso e sentimos que não merecemos as coisas boas em nossas vidas. Nem sabemos como aceitar. Muitas vezes estou percebendo que fiz isso comigo mesmo por muito tempo. Outro que me chamou a atenção foi “Empty”.

REXHA: “Empty” para mim é como, honestamente, às vezes eu sinto que estou esgotada; Estou exausta de mim mesmo. Como se eu estivesse meio cansada de mim mesma. Estou apenas vazia. Sinto como se tivesse drenado todo o sangue e tudo em meu corpo.

KEYS: O outro que eu realmente gostei, que achei peculiar e incrível, foi “Better Mistakes”. “Better Mistakes” foi o fogo.

REXHA: Eu costumava pensar que quando você cresce, você não comete mais erros na vida, e isso não é verdade. Sinto que, à medida que você cresce, você comete erros melhores, mas ainda assim. Foi isso que aprendi. A letra, “Eu deveria ter outro colapso” - às vezes gosto de ser sarcástico com minhas letras, só porque me sinto muito sarcástica na vida real com meus amigos. Eu gosto de tirar sarro de mim mesma. Eu acho isso importante.

KEYS: Muito importante. Você tinha uma letra em uma de suas canções e dizia “uma vida de diamante”, e isso realmente me chamou a atenção. O que é uma vida de diamante para você?

REXHA: Para mim, foi viver uma vida perfeita, seja o que for que você considere uma vida perfeita. Tentar viver uma vida de diamante é tentar viver de acordo com o que a mídia e a sociedade dizem que é incrível, que é ser super rico e ter coisas boas, ter carros bonitos, ser super famoso. Isso foi o que eu pensei.

KEYS: O que você acha agora? O que você quer?

REXHA: Acho que uma vida de diamante para mim é poder viver mais perto da minha família. Minha vida de diamante seria acordar de manhã, fazer meu café, dar um beijo de alô no meu cachorro, caminhar pela rua até onde meus pais moram e desfrutar de churrascos, nadar e relaxar nas vibrações. Aproveitando a vida. Talvez eu vá de férias aqui e ali. E escrever música, porque adoro escrever música.

KEYS: Isso é incrível. Desejo a você que esta vida de diamante continue a se revelar e que você continue a ser capaz de realmente ver as coisas que são realmente boas para você, e ter aquela força que você tem naquele belo sangue armênio e naquela bela energia de Nova York que você carrega. Desejo a você esta vida de diamante em sua forma mais elevada. Definitivamente sou uma irmã para você. Você sempre pode me ligar a qualquer hora, e eu realmente agradeço por você ter vindo para mim também. Estou super empolgado para esse novo capítulo, para esse novo álbum. Parabéns, mami.

Lendária, ninguém aqui viu a performance de Sacrifice? Ela arrasou junto com as dancers