Previsões do Grammy 2025: Indicados para Melhor Álbum de Rap
Poderia Pink Friday 2 ajudar Nicki Minaj a empatar com Missy Elliott como a rapper feminina com mais indicações ao Grammy de melhor álbum de rap? A Billboard analisa as concorrentes.
22/10/2024
Por Kyle Denis
Pink Friday 2, de Nicki Minaj, chegou ao topo da Billboard 200 e deu início à turnê de rap feminino de maior bilheteria de todos os tempos. Será que isso também pode render à rainha do rap seu primeiro Grammy?
Minaj foi indicada para melhor álbum de rap duas vezes no passado — em 2012 por Pink Friday e em 2016 por The Pinkprint — tornando-a a segunda rapper feminina mais indicada nesta categoria, atrás de Missy Elliott , que recebeu quatro indicações entre 1998 e 2006. Desde que a Recording Academy estabeleceu o prêmio de melhor álbum de rap em 1996, apenas duas rappers femininas ganharam a honraria; como parte dos Fugees , Lauryn Hill venceu em 1997 por The Score , e Cardi B triunfou com Invasion of Privacy em 2018.
Uma indicação para Pink Friday 2 marcaria a primeira indicação de Minaj sem trilha sonora em quase 10 anos. No ano passado, ela ganhou um par de indicações ao lado de Ice Spice e AQUA por sua colaboração “Barbie World” da trilha sonora de Barbie , mas ela não é reconhecida por seu próprio trabalho desde que The Pinkprint e suas faixas ganharam três indicações na cerimônia de 2016. Notavelmente, Minaj ainda não ganhou um Grammy, mas se Pink Friday 2 puder repetir sua vitória no BET Hip-Hop Awards da semana passada (15 de outubro), ela pode finalmente levar para casa seu primeiro gramofone dourado.
Além de Minaj, Elliott, Hill e Cardi, apenas duas outras rappers receberam indicações para melhor álbum de rap: Iggy Azalea (2015, The New Classic ) e Rapsody (2018, Laila’s Wisdom ).
Este ano, várias rappers femininas podem ganhar uma indicação para melhor álbum de rap. Na verdade, a cerimônia de 2025 pode ser a primeira vez na história do Grammy que várias rappers femininas são simultaneamente indicadas para melhor álbum de rap. A maioria dos projetos concorrentes deste ano por rappers femininas também fizeram incursões na Billboard 200, incluindo Alligator Bites Never Heal (nº 117) de Doechii , Scarlet 2 Claude (nº 4) de Doja Cat , Fine Ho, Stay (nº 54) de Flo Milli , Ehhtang Ehhthang (nº 18) de GloRilla , Y2K! (nº 18) de Ice Spice , City Cinderella (nº 27) de JT, Sugar Honey Iced Tea (nº 15) de Latto , Megan (nº 3) de Megan Thee Stallion e In Sexyy We Trust (nº 17) de Sexyy Red .
Desses projetos, Scarlet , Ehhthang Ehhtang , Megan e Sugar Honey Iced Tea têm a chance mais forte de uma indicação, já que Doja, GloRilla, Megan e Latto são todos indicados anteriores ao Grammy. GloRilla, em particular, pode conseguir uma indicação aqui graças ao seu ano dominante e ao lançamento oportuno de seu primeiro LP de estúdio, Glorious , que conquistou o maior total de semana de abertura para um álbum de rap feminino em 2024 durante os últimos dias de votação do primeiro turno. Fique de olho em Doechii também; ela tem um dos projetos de hip-hop mais aclamados pela crítica do ano e tem feito uma campanha constante, que incluiu uma recente assinatura do queridinho do Grammy Kendrick Lamar. Claro, os eleitores podem optar por um projeto que não chegou às paradas da Billboard , mas ainda se destaca por seus próprios méritos — Please Don’t Cry, do Rapsody . Já indicada três vezes ao Grammy, a MC da Carolina do Norte pode conquistar sua segunda indicação para melhor álbum de rap, o que a colocaria empatada com Minaj como a segunda rapper mais indicada na categoria.
Fora das mulheres, ainda foi um ano caracteristicamente movimentado para o rap. Com seis vitórias em seu nome nesta categoria, Eminem é o vencedor de todos os tempos aqui, e ele pode muito bem ganhar sua oitava melhor oferta de álbum de rap — e a primeira em 10 anos! — por seu Billboard 200-topping The Death of Slim Shady (Coup de Grâce) . Ye (o artista anteriormente conhecido como Kanye West ) pode estender seu recorde como o segundo artista mais indicado (oito) e o segundo mais premiado (quatro) nesta categoria se Vultures 1 , seu álbum conjunto com Ty Dolla $ign, ganhar uma indicação. Esta seria a primeira indicação de Ty nesta categoria. Tanto Em quanto Ye são veteranos, e é possível que alguns de seus colegas se juntem a eles como indicados este ano. Common & Pete Rock são fortes concorrentes com The Auditorium Vol. 1 , e Killer Mike pode encerrar a vitória do ano passado com um aceno (e possível vitória) para Songs for Sinners and Saints . Também fique de olho em Ravenite Social Club de Juicy J e I’ve Never Been Here Before de Erick the Architect .
Obviamente, este ano no rap foi definido por Lamar — mas ele não tem um álbum na disputa neste ciclo. No entanto, We Don’t Trust You , o álbum conjunto Future – Metro Boomin , que liderou a Billboard 200 e serviu como cavalo de Troia para o verso arrasador de Lamar em “Like That”, é o favorito claro para uma indicação aqui. Isso marcaria a segunda indicação para Future e Metro. Ambos os artistas ainda não venceram esta categoria.
Tanto J. Cole , uma estrela recorrente no confronto Lamar-Drake, quanto ScHoolboy Q , ex-companheiro de gravadora de Lamar na TDE, podem ganhar suas terceiras ofertas nesta categoria com Might Delete Later e Blue Lips , respectivamente. Assim como Future e Metro, Cole e Q estão buscando sua primeira vitória aqui. Big Sean , outro figurão da era dos blogs, também pode ganhar sua primeira indicação na categoria com Better Me Than You. 21 Savage , que foi indicado aqui no ano passado ao lado de Drake por seu álbum conjunto Her Loss , pode ganhar sua terceira indicação nesta categoria com American Dream .
Também na disputa: Hardstone Psycho, de Don Toliver, e Quaranta, de Danny Brown .
Nossa Previsão Destemida
Quais álbuns de hip-hop estarão entre os cinco finalistas? Nossas previsões são: We Don’t Trust You (Future & Metro Boomin), Vultures 1 (Ye & Ty Dolla $ign), The Auditorium Vol. 1 (Common & Pete Rock), Blue Lips (ScHoolboy Q) e The Death of Slim Shady (Eminem).
Se essas previsões estiverem corretas, este será o sexto ano consecutivo em que os homens garantirão todas as indicações nesta categoria.