Taylor Swift, Jack Antonoff e outros artistas que podem ter sentimentos mistos sobre as indicações ao Grammy deste ano
Eles sem dúvida estão gratos pelas indicações que receberam, mas provavelmente também ficaram surpresos e talvez até magoados com aquelas que não receberam.
Por Paul Grein
12/11/2024
“Você ganha algumas vezes, você perde algumas vezes.” Há muita sabedoria naquele velho ditado.
Muitos artistas provavelmente tiveram sentimentos mistos ao lerem a lista de indicações para o 67º Grammy Awards anual desde que foram anunciados na sexta-feira. Eles estão, sem dúvida, gratos pelas indicações que receberam, mas surpresos e talvez até mesmo magoados pelas que os escaparam.
O melhor exemplo deste ano pode ser Jack Antonoff . O superprodutor foi preterido para uma nomeação de produtor do ano, não clássico – uma categoria que ele havia vencido nos últimos três anos consecutivos.
Antonoff poderia buscar conforto e compreensão em sua principal colaboradora, Taylor Swift , que entende um pouco sobre os altos e baixos de premiações, mas Swift tem seus próprios sentimentos confusos para processar este ano. (Nós explicaremos.)
Esse tipo de coisa acontece em todas as premiações. Selena Gomez foi indicada ao Primetime Emmys de melhor série de comédia em 2022 e 2023 como produtora executiva de Only Murders in the Building , mas foi preterida nesses dois anos para indicações de melhor atriz principal em série de comédia. Então, ela sentiu prazer e decepção ao mesmo tempo. (Felizmente, ela foi indicada em ambas as categorias este ano.)
Barbra Streisand foi preterida para uma indicação ao Oscar de melhor diretora por seu filme de 1991 The Prince of Tides , mas foi indicada para melhor filme como uma das produtoras do filme. Ela também experimentou aquele sentimento de “obrigada, mas…”
Aqui estão oito artistas que podem ter tido sentimentos confusos sobre as indicações ao Grammy deste ano.
Taylor Swift
Por que ela deveria estar satisfeita: Ela foi indicada em cada uma das três grandes categorias (álbum, disco e música do ano) pela quarta vez em sua carreira.
Por que ela pode não ser: Taylor Swift/The Eras Tour foi preterido para uma indicação de melhor filme musical. É o filme de concerto de maior bilheteria já feito, da turnê de concerto de maior bilheteria já realizada, então sua omissão aqui é notável. Outra decepção: “Fortnight”, sua colaboração com Post Malone no topo da Hot 100, foi preterida para uma indicação de melhor performance pop/duo. (Swift é indicada nessa categoria como a artista de destaque em “us” da amiga Gracie Abrams.) Essas omissões são a razão pela qual ela tem “apenas” seis indicações este ano, muito atrás da rival amigável do Grammy Beyoncé, que conseguiu 11.
Jack Antonoff
Por que ele deveria estar satisfeito: Ele tem cinco indicações, incluindo duas para álbum do ano e duas para música do ano. Ele é o único produtor reconhecido por dois indicados para álbum do ano, The Tortured Poets Department, de Taylor Swift, e Short n’ Sweet, de Sabrina Carpenter .
Por que ele pode não ser: De alguma forma, ele nem foi indicado para produtor do ano, não clássico, um prêmio que ele ganhou nos últimos três anos consecutivos. Ele estava competindo para se tornar a primeira pessoa a ganhar quatro anos consecutivos. Se ele tivesse tido um ano ruim, seria uma coisa, mas sua sequência terminou em um ano em que ele ainda estava claramente em seu pico comercial e criativo. Vai entender. Esta é a primeira vez em seis anos que ele nem foi indicado para produtor do ano, não clássico.
Ariana Grande
Por que ela deveria estar satisfeita: Seu álbum eternal sunshine foi indicado para melhor álbum vocal pop, colocando-a empatada com Kelly Clarkson e Taylor Swift para o maior número de indicações (seis) na história da categoria. Ela tem duas outras indicações também.
Por que ela pode não ser: A sublime “We Can’t Be Friends (Wait for Your Love)” foi preterida para uma indicação de melhor performance solo pop. Grande foi indicada nessa categoria quatro vezes no passado. Além disso, Grande não foi indicada em nenhuma das categorias Big Four — depois de quase 12 anos de estrelato pop, ela ainda conseguiu apenas duas indicações nas categorias Big Four: gravação do ano por “7 Rings” e álbum do ano por Thank U, Next, ambos em 2020.
Benson Boone
Por que ele deveria estar satisfeito: Ele está concorrendo a melhor artista revelação. Essa indicação pode ser seu ingresso para uma apresentação na transmissão do Grammy.
Why He Might Not Be: Essa foi sua única indicação. Seu sucesso “Beautiful Things” foi preterido para indicações de disco e música do ano e melhor performance solo pop. Foi considerado um forte concorrente em todas as três categorias. Seu álbum de estreia Fireworks & Rollerblades também foi preterido para uma indicação de melhor álbum vocal pop.
Arrumador
Por que ele deveria estar satisfeito: Seu álbum Coming Home concorre ao prêmio de melhor álbum de R&B.
Por que ele pode não ser: Essa foi sua única indicação. Ele foi preterido na categoria de melhor performance de R&B, onde teve duas inscrições para consideração – “Risk It All” (com HER) e “Ruin” (com Pheelz). Após sua apresentação no show do intervalo do Super Bowl, alguns pensaram que ele poderia até ter uma chance de uma indicação de álbum do ano, como os artistas do show do intervalo de 2022 Kendrick Lamar e Mary J. Blige fizeram após esse show. Não aconteceu.
Shaboozey
Por que ele deveria estar satisfeito: Ele tem cinco indicações, incluindo música do ano e melhor artista revelação.
Por que ele pode não estar: “A Bar Song (Tipsy)”, que liderou a Billboard Hot 100 por 17 semanas, não foi indicada para disco do ano. O único outro single a registrar 17 ou mais semanas no primeiro lugar – “Old Town Road” de Lil Nas X feat. Billy Ray Cyrus – foi indicado nessa categoria. “Old Town Road”, que registrou 19 semanas no topo em 2019, perdeu na categoria para “Bad Guy” de Billie Eilish – o disco que o tirou do primeiro lugar.
Morgan Wallen
Por que ele deveria estar satisfeito: Depois de quatro anos de megaestrelato, ele finalmente conseguiu sua primeira indicação ao Grammy – duas delas, na verdade.
Por que ele pode não ser: Ambas as indicações são para seu papel de destaque em “I Had Some Help”, de Post Malone. Ele ainda não foi indicado para um disco em que foi o artista principal. Seu hit solo “Lies Lies Lies” foi preterido para uma indicação para melhor performance solo country. Talvez ele experimente essa descoberta do Grammy no ano que vem.
Os Rolling Stones
Por que eles deveriam estar satisfeitos: Hackney Diamonds , da banda, é indicado para melhor álbum de rock. Os Stones foram os primeiros vencedores nessa categoria quando ela foi introduzida em 1995 por Voodoo Lounge .
Why They Might Not Be: Essa foi a única indicação da banda. “Sweet Sounds of Heaven” (com Lady Gaga) foi preterido para indicações de melhor performance de rock e melhor canção de rock. O álbum, produzido pelo vencedor do Grammy Andrew Watt, foi preterido para uma indicação de álbum do ano. A única indicação dos Stones em uma categoria Big Four veio quando seu álbum de 1978 Some Girls foi indicado para álbum do ano. Os Stones foram criminalmente subestimados pelo Grammy ao longo dos anos (três vitórias, 13 indicações). Eles devem se consolar com a letra de seu próprio clássico de 1969: “Você nem sempre consegue o que quer/ Mas se você tentar às vezes, bem, você pode descobrir/ Você consegue o que precisa.”