Bolsonaro vê 'críticas desproporcionais' a queimadas na Amazônia e no Pantanal: 'Califórnia está ardendo em fogo'

Sem apresentar provas, presidente diz que ONGs colocam laranjas em terras na floresta, dificultando aprovação de regularização fundiária

BRASÍLIA — O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira que há “críticas desproporcionais” em relação às queimadas na Amazônia e no Pantanal. Segundo ele, a “Califórnia está ardendo em fogo” e a “África tem mais foco que no Brasil”.

— Tem críticas desproporcionais à Amazônia e ao Pantanal, né. Califórnia está ardendo em fogo. A África tem mais foco que no Brasil — disse na porta do Palácio da Alvorada a apoiadores.

Dados do programa Queimadas, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), mostram que, em apenas 14 dias, setembro de 2020 já registrou mais queimadas na Amazônia e no Pantanal do que em todo o mesmo mês do ano passado.

— Agora, pega fogo. O índio toca fogo, o caboclo. Tem a geração espontânea. No Pantanal, 43 graus a temperatura média. No ano passado, quase não pegou fogo. Sobrou uma massa enorme de vegetais mortos para isso que está acontecendo agora — acrescentou Bolsonaro.

O presidente afirmou que o governo tentou resolver a questão com o projeto de regularização fundiária, mas, segundo ele, organizações não governamentais (ONGs) colocaram “laranjas” em terras brasileiras, dificultando a aprovação do projeto. Ele não apresentou provas sobre essa alegação.

— Nós tentamos, com a regularização fundiária, resolver essa questão. Tem muita terra que a ONG botou laranja aqui, então o lobby é enorme para você não fazer a regularização também — comentou.

A Medida Provisória da regularização perdeu a validade, após a Câmara decidir não votá-la em abril. A obstrução de partidos de oposição e a manifestação de receio de alguns deputados de centro levou o líder do MDB, Baleia Rossi (SP), a propor que o tema fosse tratado em projeto de lei, que, apesar de apresentado, ainda não foi votado.

Eu desejo tantas coisas ruins para esse homem…

1 Curtida

como assim queimadas? ele homenageou um animal em risco de extincao na nova nota de 200

como ele envelheceu mal

2 anos parecem q foram 10 pra ele

2 Curtidas