Link: Beware the Butterflies | Not a Blog
Tradução logo abaixo dos prints
Resumo das principais partes pra quem estiver com preguiça de ler tudo:
Tradução:
https://georgerrmartin.com/notablog/2024/09/04/beware-the-butterflies/
Em julho, prometi-lhe mais algumas reflexões sobre Blood and Cheese… e Maelor The Missing … depois do meu comentário sobre os dois primeiros episódios de HotD season 2, “a Son for a Son” e "Rhaenyra the Cruel.”
Foram Episódios fantásticos: bem escritos, bem dirigidos, com grande actuação. Uma ótima maneira de começar a nova temporada. Fãs e críticos pareciam concordar. Houve apenas um aspecto dos episódios que atraiu críticas significativas: o manuseio de sangue e queijo e a morte do Príncipe Jaehaerys. Pelo comentário que vi em linha, a opinião foi dividida. Os leitores de FIRE & BLOOD acharam a sequência nada assombrosa, uma decepção, diluída do que esperavam. Os espectadores que não leram o livro não tiveram tais problemas. A maioria deles considerou a sequência um verdadeiro golpe de estômago, trágico, horripilante, de pesadelo, etc. Alguns relataram ter sido reduzidos a lágrimas.
Encontrei-me a concordar com ambas as partes.
No meu livro, Aegon e Helaena têm três filhos, não dois. Os gémeos, Jaehaerys e Jaehaera, têm seis anos. Eles têm um irmão mais novo, Maelor, que tem dois anos. Quando sangue e queijo invadem Helaena e os miúdos, dizem-lhe que são cobradores de dívidas que vêm vingar-se da morte do Príncipe Lucerys: um filho por um filho. Como Helaena tem dois filhos, no entanto, eles exigem que ela escolha qual deles deve morrer. Ela resiste e oferece sua própria vida, mas os assassinos insistem que tem que ser um filho. Se ela não nomear um, eles matarão as três crianças. Para salvar a vida dos gémeos, Helaena chama-se Maelor. Mas o sangue mata o menino mais velho, Jaehaerys, enquanto Cheese diz ao pequeno Maelor que sua mãe o queria morto. (Se o menino tem idade suficiente para entender isso não é de todo certo).
Não é assim que acontece no programa. Não há Maelor na casa do dragão, apenas os gémeos (ambos parecem ter menos de seis anos, mas não julgo com certeza a idade das Crianças, por isso não posso ter a certeza da idade que deveriam ter). O sangue não consegue distinguir os gêmeos, então Helaena é convidada a revelar qual deles é o menino. (Você pensaria que um olhar para cima seus PJs revelaria isso, sem envolver a mãe). Em vez de oferecer a própria vida para salvar as crianças, Helaena oferece-lhes um colar. Sangue e queijo não são tentados. O sangue arranca a cabeça do Príncipe Jaehaerys. Somos poupados de ver isso; basta um efeito sonoro. (No livro, ele corta a cabeça com uma espada).
É uma cena sangrenta e brutal, sem dúvida. Como não? Uma criança inocente está sendo massacrada na frente de sua mãe.
Eu ainda acredito que a cena no livro é mais forte. Os leitores têm esse direito. Os dois assassinos são mais cruéis no livro. Eu pensei que os atores que interpretaram os assassinos no show eram excelentes … mas os personagens são mais cruéis, mais duros e mais assustadores em FIRE & BLOOD. No show, o sangue é uma capa de ouro. No livro, ele é um antigo manto de ouro, despojado de seu escritório por espancar uma mulher até a morte. Book Blood é o tipo de homem que pode pensar que fazer uma mulher escolher qual dos seus filhos deve morrer é divertido, especialmente quando eles duplicam a crueldade desenfreada ao assassinar o rapaz que ela tenta salvar. O queijo de livro também é pior; ele não chuta um cachorro, é verdade, mas ele não tem um cachorro, e é ele quem diz a Maelor que sua mãe quer que ele cabeça. Gostaria também de sugerir que Helaena demonstre mais coragem, mais força no livro, oferecendo a sua própria vida para salvar o seu filho. Oferecer uma joia não é a mesma coisa.
A meu ver, o aspecto da “escolha de Sophie” era a parte mais forte da sequência, a mais escura, a mais visceral. Detestava perder isso. E a julgar pelos comentários on-line, a maioria dos fãs parecia concordar.
Quando Ryan Condal me disse pela primeira vez o que ele pretendia fazer, há séculos (em 2022, pode ser) eu argumentei contra isso, por todas essas razões. Eu não discuti muito, ou com muito calor, no entanto. A mudança enfraqueceu a sequência, senti, mas apenas um pouco. E Ryan tinha o que pareciam ser razões práticas para isso; eles não queriam lidar com o elenco de outra criança, especialmente uma criança de dois anos. Crianças tão jovens irão inevitavelmente abrandar a produção, e haveria implicações orçamentais. O orçamento já era uma questão da casa do dragão, fazia sentido poupar dinheiro sempre que pudéssemos. Além disso, Ryan assegurou-me que não estávamos a perder o Príncipe Maelor, simplesmente adiando-o. A rainha Helaena ainda poderia dar à luz a ele na terceira temporada, presumivelmente depois de engravidar no final da Segunda Temporada. Isso fazia sentido para mim, por isso retirei as minhas objecções e concordei com a alteração.
Eu ainda amo o episódio, e a sequência de sangue e queijo em geral. Perder a batida" Helaena’s Choice " enfraqueceu a cena, mas não em grande medida. Apenas os leitores do livro notariam a sua ausência; os espectadores que nunca leram FIRE & BLOOD ainda achariam as cenas de Partir o coração. Afinal, Maelor não fez nada na cena. Como pôde? Ele tinha apenas dois anos.
No entanto, há outro aspecto na remoção do jovem principesco.
Aqueles de vocês que odeiam spoilers devem parar de ler aqui. Spoilers seguirão, pelo menos para os leitores entre vocês. Se você nunca leu FIRE & BLOOD, talvez isso não importe, porque tudo o que vou “estragar” aqui são coisas que acontecem no livro que podem nunca acontecer na série. Começando pelo próprio Maelor.
Em algum momento entre a decisão inicial de remover Maelor, uma grande mudança foi feita. O nascimento do príncipe não seria mais adiado para a temporada 3. Ele nunca iria nascer. O filho mais novo de Aegon e Helaena nunca apareceria.
A maioria de vocês sabe sobre o efeito borboleta, presumo.
Sim, houve um filme com esse título há alguns anos. É um conceito familiar na teoria do Caos também. Mas a maioria dos fãs de ficção científica foi exposta pela primeira vez à ideia na clássica história de viagem no tempo de Ray Bradbury, “a Sound of Thunder”, em que um viajante do tempo do presente entra em pânico e esmaga uma borboleta enquanto caça um T-Rex. Quando regressa ao seu tempo, descobre que o mundo mudou de formas enormes e assustadoras. Uma borboleta morta reescreveu a história. A lição é que a mudança gera mudança, e mesmo pequenas e aparentemente insignificantes alterações em uma linha do tempo — ou uma história — podem ter um efeito profundo em tudo o que se segue.
Maelor é uma criança de dois anos em FIRE & BLOOD, mas como nossa borboleta, ele tem um impacto na história, tudo desproporcional ao seu tamanho. Os leitores entre vós devem lembrar-se de que, quando parece que Rhaenyra e os seus negros estão prestes a capturar Porto Real, A Rainha Alicent preocupa-se com a segurança dos filhos restantes de Helaena e toma medidas para os Salvar, contrabandeando-os para fora da cidade. A tarefa é dada é dois cavaleiros do Reiguarda. Sor Willis Fell É ordenado a entregar a Princesa Jaehaera aos Baratheons no final da tempestade, enquanto Maelor é entregue a Sor Rickard Thorne para ser escoltado através do Mander até a proteção do exército Hightower a caminho de Porto Real.
Willis Fell entrega Jaehaera em segurança aos Baratheons no final da tempestade, mas Sor Rickard se sai menos bem. Ele e Maelor chegam até Bitterbridge, onde ele é revelado como um Kingsuard em uma taverna chamada Hogs Head. Uma vez descoberto, Sor Rickard luta bravamente para proteger sua jovem carga e trazê-lo para a segurança, mas ele nem sequer consegue atravessar a ponte antes que algumas bestas o derrubem, o Príncipe Maelor é arrancado de seus braços… e depois, infelizmente, despedaçado pela multidão que lutava pelo rapaz e pela enorme recompensa que Rhaenyra ofereceu pela sua captura e regresso.
Será que algum deles vai aparecer no programa? Talvez … mas não vejo como. As borboletas parecem proibi-lo. Talvez se possa fazer com que a ala de Sor Rickard seja Jaehaera em vez de Maelor, mas Jaehaera não pode ser morta, ela tem um papel enorme a desempenhar como a próxima herdeira de Aegon. Talvez pudesse fazer de Maelor um recém-nascido em vez de uma criança de dois anos, mas isso iria embaralhar a linha do tempo, o que já é um pouco confuso. Não faço ideia do que o Ryan planeou — se é que planeou alguma coisa-mas, dada a ausência de Maelor no episódio 2, a forma mais simples de proceder seria simplesmente largá-lo completamente, perder a parte em que Alicent tenta mandar as crianças para um local seguro, largar Rickard Thorne ou enviá-lo com Willis Fell para que Jaehaera tenha dois guardas.
Pelo que sei, parece ser isso que o Ryan está a fazer aqui. É mais simples, sim, e pode fazer sentido em termos de orçamentos e horários de filmagem. Mas mais simples não é melhor. A cena de Bitterbridge tem tensão, suspense, acção, derramamento de sangue, um pouco de heroísmo e muita tragédia. Rickard Thorne é um personagem terciário na melhor das hipóteses, a maioria dos espectadores (em oposição aos leitores) nunca saberá que ele se foi, já que eles nunca o conheceram… mas eu gostei de dar a ele seu breve momento de heroísmo, um gostinho da coragem e lealdade da Guarda Real, independentemente de serem negros ou verdes.
No entanto, as borboletas ainda não acabaram connosco. No livro, quando a notícia da morte do Príncipe Maelor e a maneira macabra de sua morte (pp. 505) chega à Fortaleza Vermelha, isso prova ser o que leva a rainha Helaena ao suicídio. Ela mal conseguia olhar para Maelor, sabendo que o escolheu para morrer na cena da" escolha de Sophie " … e agora ele está morto na verdade, as palavras dela se tornaram realidade. A dor e a culpa são demais para ela suportar.
No esboço de Ryan para a temporada 3, Helaena ainda se mata… sem motivo específico. Não há horror fresco, nenhum evento desencadeador para dominar a frágil jovem Rainha.
E a borboleta final segue logo depois.
A Rainha Helena, uma alma doce e gentil, é muito amada pelos pequenos habitantes de Porto Real. Rhaenyra não era, então quando começaram a surgir rumores de que Helaena não se matou, mas foi assassinada por ordem de Rhaenyra, os comuns são rápidos em acreditar neles. “Naquela noite, Porto Real levantou-se em motim sangrento”, escrevi na p. 506 de fogo e sangue. É o começo do fim do governo de Rhaenyra sobre a cidade, levando ao ataque ao Dragonpit e à Ascensão da multidão de pastores que leva Rhaenyra a fugir da cidade e retornar a Dragonstone… e sua morte.
Maelor por si só significa pouco. Ele é uma criança pequena, não tem uma linha de diálogo, não faz nada de importante, mas morre… mas onde, quando e como, isso importa. Perder Maelor enfraqueceu o fim da sequência de sangue e queijo, mas também nos custou a cena da Ponte amarga com todo o seu horror e heroísmo, minou a motivação para o suicídio de Helaena, e que por sua vez Enviou milhares para as ruas e becos, gritando por justiça para a sua rainha “assassinada”. Nada disso é essencial, suponho … mas tudo isso serve a um propósito, tudo ajuda a unir as linhas da história, de modo que uma coisa segue outra de maneira lógica e convincente.
O que vamos oferecer aos fãs, uma vez que tenhamos matado estas borboletas? Não faço ideia. Não me recordo que eu e o Ryan alguma vez tenhamos discutido esta questão, quando ele me disse pela primeira vez que estavam a reprimir o segundo filho de Aegon. O próprio Maelor não é essencial… mas se perdê-lo significa que também perdemos Bitterbridge, o suicídio de Helaena e os motins, bem… isso é uma perda considerável.
E há borboletas maiores e mais tóxicas por vir, se a casa do dragão avançar com algumas das mudanças que estão sendo contempladas para as estações 3 e 4…
GRRM