Brasileiros estão chocados porque comem tubarão sem saber\explicação da toxicidade da carne de cação no post #38

(Foto: tubarão-cação, erroneamente considerado como um “peixe” pela maioria dos brasileiros)

Você já comeu tubarão? Provavelmente, não. Mas, e cação? Se sim, você não está sozinho. Segundo dados preliminares de uma sondagem encomendada por pesquisadores brasileiros, praticamente sete em cada 10 brasileiros (69%) “não sabem que carne de cação é de tubarão”. E isso pode ameaçar a espécie.

É aí que está o problema — sem saber, comemos tubarão, um peixe cartilaginoso (junto arraias com alto nível de toxicidade e cuja população vem reduzindo em número ao redor do mundo nas últimas décadas.

E não comemos pouco — o Brasil é o maior importador e consumidor de carne de tubarão do mundo, apesar de a grande maioria dos brasileiros não ter ideia disso “por falta de rotulagem adequada”, alertam as pesquisadoras Bianca Rangel e Nathalie Gil em entrevista à BBC News Brasil.

“Em vez de ser embalada com rotulagem adequada, a carne de tubarão é vendida no Brasil normalmente como cação, um nome ambíguo usado para várias espécies”, acrescenta Gil, da Sea Shepherd Brasil, ONG de conservação da vida marinha.

No artigo, os pesquisadores defendem uma “ação urgente em todo o mundo, especialmente no Brasil”.

“O país deve exigir que todos os produtos nacionais e importados sejam rotulados com seus nomes científicos em toda a cadeia de abastecimento, garantindo o monitoramento preciso das espécies no sistema e permitindo que os consumidores decidam se comem uma espécie em risco de extinção”.

Fonte:

1 curtida

Ué gente, como desde pequeno e sempre soube que era tubarão.

Felizmente n contribuo com isso sou vegetariano

3 curtidas

Eu só fui descobrir agr com a matéria

nem sabia da existência dessa carne

8 curtidas

eu acho que nunca comi isso n

Não gosto de peixe, então nunca me interessei em comer cação, mas também sempre soube que era tubarão.

Nunca ouvi falar em cação

1 curtida

Não gosto

Nunca ouvi nem falar nisso

Eu nunca ouvi falar

Eu amooo, meu avô sempre compra na feira

gnt como assim vcs nunca ouviram falar de cação? eu nem gosto de peixa mas já

é hit aq no es

1 curtida

eu e minha mãe compramos uma vez e tinha cheiro de amônia, joguei fora

Faz uns anos que descobri e aí parei de comprar, mas já era raro mesmo eu comer.

1 curtida

Já comi, cação é uma delícia

Eu comi semana passada kkkkk

Na matéria fala q a carne tem alta toxidade
Como tá no grupo dos peixes cartilaginosos, q inclui a arraia, imagino q tenha msm

Pq tem alto nível de toxidade?

1 curtida