Brasileiros já são mais de 30% dos estrangeiros em Portugal

Os brasileiros já constituem 30,7% do total dos estrangeiros residentes em Portugal, de acordo com novas estatísticas do governo do país europeu.

Em números absolutos, havia 239.744 nacionais do Brasil residindo no país em 2022 - o último ano disponível dos dados. Esse número leva em conta apenas os brasileiros que buscaram e conseguiram o visto de residência em Portugal.

Os que já tinham um passaporte europeu ou de outra nacionalidade previamente e brasileiros que vivem no país europeu de forma ilegal não estão contabilizados no levantamento.

Os números são do relatório de imigração, fronteiras e asilo do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), órgão do governo português responsável por conceder residência a cidadãos de outros países.

O estudo aponta ainda um ligeiro crescimento da comunidade brasileira com relação a 2021, quando foi também a nacionalidade com o maior número de estrangeiros.

No ranking por países, o Brasil aparece bem à frente da segunda nacionalidade, a Reino Unido, que responde por 5,8% do total de estrangeiros, ou 45.218 pessoas - é muito comum que ingleses aposentados passem a residir no sul de Portugal, onde o clima é mais ameno e o custo de vida, menor em comparação com o país de origem.

Cabo Verde, Índia, Itália e Angola seguem nas posições seguintes.

Novos trâmites

O estudo aponta o aumento de nacionais de países de fora da Europa, o que, segundo o SEF, é explicado pela “percepção de Portugal como país seguro, bem como as vantagens fiscais decorrentes do regime para o residente não habitual”.

O levantamento do SEF também ainda não leva em conta recentes mudanças nos trâmites migratórios que, na prática, facilitam e agilizam a obtenção de visto de residência a brasileiros.

1 curtida

país pessimo para brasileiros
n é atoa que a picezah ta voltando de lá

1 curtida

mas meu tatatataravô era português, então tbm sou europeu -n

3 curtidas

O pessoal do sul descendente de italiano e alemão assim

Ainda tomaremos esse país pra gente, já que a população vem caindo feito jaca podre

ja comentaram uma vez que as crianças de la falam com o nosso português porque elas consomem muito conteudo daqui kkkkk a dominação do Brasil em Portugal é um caminho sem volta

Sim, e com sotaque carioca por conta do Lucas Neto kkkkkk

1 curtida

amo, a reparação

Deve subir muito mais nos próximos anos. Os mexicanos já somam +20M no US. Temos que dominar Portugal

Mudaram as regras recentemente pra dificultar a ida de brasileiros, mas mesmo assim conheço mais duas pessoas mudando pra lá agora no meio do ano

Coragem ir pra esse lugar, só iria se eu tivesse muito fodido aqui no cuzil

1 curtida

240k oficiais em um país de pouco mais de 10M eh mto, jss
Capaz até o fim da década bater 500k

amo, daqui a pouco vão dominar o país kkk

1 curtida

adorei

na minha vizinhança aqui em Lisboa é mais fácil ver brasileiro do que português kkk
Mas ano que vem, saindo o passaporte, fujo daqui.

1 curtida

A reparação histórica vindo kkkkk
Daqui a pouco vai ter mais brasileiros que portugueses lá

Reparação histórica

1 curtida

O puxadinho do Brasil

O nosso quintal

Ikkkkkkk