Serviços audiovisuais crescem 27,6% no mês de janeiro e impulsionam setor de serviços no Brasil


(Foto: Crioula Câmera)

Serviços audiovisuais cresceram 27,6% no Brasil no mês de janeiro

15 MARÇO 2024 | REDAÇÃO

Dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (15), apontam que os serviços audiovisuais cresceram 27,6% no Brasil no mês de janeiro, se comparado ao mês de dezembro do último ano. O setor foi um dos principais responsáveis pelo crescimento de 0,7% no volume de serviços prestados no país no período. Este, aliás, é o terceiro resultado positivo consecutivo do indicador, acumulando um ganho de 1,9%. As informações são do Diário do Comércio.

Os principais responsáveis pelo crescimento foram os serviços de audiovisual, que incluem o cinema, a TV fechada e as plataformas de streaming. A título de comparação, as atividades de informação e comunicação cresceram 1,5%, os serviços profissionais, administrativos e complementares cresceram 1,1%, enquanto transportes cresceram 0,7%.

Com os números de janeiro, o setor de serviços se encontra 13,5% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 0,7% abaixo de dezembro de 2022 (ponto mais alto da série histórica). Este é o quarto resultado positivo seguido para o setor de informação e comunicação (1,5%), que acumulou no período um ganho de 3,8%.

Rodrigo Lobo, gerente da PMS, destacou que o período de férias escolares foi essencial para o aumento do faturamento dos exibidores. “O principal impacto positivo ficou com a parte de serviços audiovisuais (27,6%), impulsionado pelo crescimento da receita das empresas que atuam com exibição cinematográfica, programadoras de conteúdo para TV fechada e plataformas de streamings. Com o período de férias, as salas de cinema acabaram recebendo mais público e aumentando o faturamento das empresas desse segmento. Ainda dentro do setor de informação e comunicação, destaco o aumento da receita das empresas que trabalham com edição integrada à impressão de livros, em função da produção de material didático direcionado às escolas. E, por último, os serviços de tecnologia da informação (3,8%) também contribuíram com o bom desempenho do setor neste mês”, disse.

Esse aumento do faturamento dos exibidores no mês de janeiro, inclusive, teve grande contribuição do cinema nacional.As produções brasileiras registraram um aumento de 2200% nas vendas de ingresso no mês e filmes como Minha Irmã e Eu (Paris Filmes) e Nosso Lar 2 (Disney) superaram a marca do milhão de ingressos vendidos.

Na comparação com janeiro do ano anterior, o volume de serviços apontou uma expansão de 4,5% em janeiro de 2024. Em termos setoriais, quatro das cinco atividades investigadas também mostraram ganho de fôlego na passagem do período outubro-dezembro do ano passado (-0,6%) para janeiro de 2024 (4,5%), com destaque para as reversões de comportamento verificadas nos setores de outros serviços (de -4,4% para 3,1%) e de transportes (de -3,6% para 3,1%). Além disso, os serviços de informação e comunicação (de 1,5% para 6,8%); e os profissionais, administrativos e complementares (de 2,7% para 5,0%) ampliaram a magnitude de expansão nos intervalos analisados.