DEBATE: por que parte da comunidade otaku se identifica tanto com ideologias extremistas? é algum tipo de dog whistle?

voce vê um comentário facho aleatório no twitter, entra no perfil e do nada descobre todo um ecossistema de gente pregando ideologias completamente genocidas, racistas e lgbtfobicas de um jeito muito explicito.
obviamente não to dizendo que pessoas que curtem anime são fascistas. meu ponto é que é muito comum que as duas coisas conversem nas redes sociais.

e é uma galera que em geral parece ter algum nível mínimo de leitura sobre o assunto.
são pessoas com ideologias com algumas bases.
nao parece preconceito de forma primitiva como os bolsominions.

mona eu acho que

nao descarto possibilidade de ser apropriação da estetica pra dog whistle como fizeram com vapor wave

Pq a maioria são uns esquisitos que n tem contato com o mundo real e usam animes/jogos como valvula de escape ao se idealizar como os protagonistas do que eles consomem e tem essa síndrome de se achar o herói que vai salvar o mundo, que sem perceber vira uma ideologia extremista

nao assisto animes então nao tenho propriedade pra afirmar nada sobre o conteudo, mas isso da pessoas estranha que vai salvar o mundo é uma jornada do heroi basica.
é de alguma forma intensificada nos animes?

É um vídeo longo (34 min), mas acredito que você vai encontrar algumas respostas nele

sei que existe um esteriótipo do deslocado social que curte anime, mas me parece ser só um esteriótipo.
até mesmo porque conheço gente de boa e gente biluteteia que ve as mesmas coisas.

japao

eu amo o normose
já vi esse video hahaha
nao fiz o topico pensando nele mas me passou na mente ser um dog whistle, mas no caso dos animes não me parece ser algo centrado na figura de um personagem como é o pepe, mas em toda a cultura.

oq é dog whistle

moraria?

Sim, a maioria dos shounens (que é dedicado ao público masculino adolescente) segue essa premissa do protagonista ser um ngm fraco que se torna o mais forte e salva o mundo de algum desastre

Mas isso n quer dizer que os animes flertem com esse tipo de ideia, é só que esse povo é tão descolado da realidade que eles distorcem as mensagens que o anime passa dentro dessa loucura deles de ser o herói que n percebem que muitos animes que eles idolatram na verdade tem mensagens contrárias a ideologias extremistas

É a mesma lógica desse pessoal que é fã de Star Wars e X-Men e hj em dia defende nazismo

4 curtidas

nao passaria uma semana pra turistar so e comprar penduricalho bagulhetinho de 1,99

eh tudo culpa do L de death note

dog whistle em tradução literal significa apito de cachorro, mas para a extrema direita é uma linguagem que pessoas com ideologias fascistas usam pra se comunicar um com o outro sem ser identificado como tal.
tipo uma tatuagem que parece ser inofensiva, mas pra quem conhece a simbologia vai olhar e identificar um significado oculto.

ah, sim. eu imagino. por isso to tomando cuidado pra nao associar uma coisa a outra.

entao é mais por ser fruto do tempo, ne? se fosse em outra epoca esses dontes iriam usar (como usam) dc e marvel pra subverter significados ao seu modo

são os famosos nyaaaaaa-zis

mas sério

como o @Kyouhei disse acho que essa galera tende a ser atraída por certos animes, especialmente os de fantasia mais violento como goblin slayer e animes de romance/harém, porque apresentam uma versão mais simplificada do mundo da mesma forma que o conservadorismo e outras ideologias de direita fazem. fora q muitos animes não mencionam as atuais questões sociais e políticas do japão, então só assistindo anime vc acaba pensando que o Japão é um lugar maravilhoso que valoriza a tradição invés da mudança social, feminista arrogante? não existe, minorias? basicamente também não. e para algm que vê essas coisas como causas de problemas sociais, a imagem do Japao no anime provavelmente soa como a sociedade perfeita pra eles

acaba rolando um processo de identificação aí

otima explicação e faz muito sentido
feliz por ainda conseguir ter algum tipo de dialogo nesse inferno de forum

1 curtida