Eu penso que é uma junção dos dois pontos. O culto às celebridades era mais doentio mesmo naquela época de inacessibilidade, hoje nem atores/cantores tem tanto glamour pois tão todos ali pertinho nas bolinhas do Instagram. E o Giba também amava idealizar seus heróis, vide Raquel que é uma tonta em trocentos aspectos e mesmo quando foi amante de homem casado ainda era respeitada pelos próximos pois cometia o erro “por amor”
E também entra em jogo a meritocracia e o privilégio. A modelo linda, perfeita, no auge do sucesso naturalmente MERECIA ganhar uma música sobre ela pra fazer carreira (tanto a própria quanto a de todos que orquestraram o golpe)
E é justamente por se opor a esse status quo que a Laura é uma personagem tão maravilhosa. Além de saber que a música não foi feita pra ela, sentia na pele o quanto sua vida poderia ser melhor SE a da Maria Clara não fosse tão privilegiada. Ela ressente isso para além da vingança, fica evidente em trocentas cenas. Laura representava o sentimento de injustiça social, de tantos terem tão pouco enquanto o muito fica restrito somente ao 1%
Eu assistia as 12hs mesmo, almoçava com meu note em um site pirata pra assistir, não tinha TV a cabo ainda, somente ano seguinte.
Depois eu descobri um site que dava pra baixar videos da novela, e um canal estava postando na época (quando o Youtube limitava os videos a 10 minutos), infelizmente em Janeiro/2011 a Globe derrubou a conta e o site de assistir tv online
Quando eu assisti Celebridade eu achava muito nada a ver uma promotora de eventos ser tão famosa assim… kkkkkkkkkk
Eu tinha como referência a Carol Sampaio, que as celebridades citavam muitas vezes e tal, mas ela não tinha tanta fama à nível Maria Clara, era uma coisa mais local e entre o meio social.
Mesma coisa o Fernando como fotógrafo indie… rsrs
Não é uma crítica à novela viu Júlio, sem massacres a mim kkkkkkkkkkkkk
foi minha novela favorita de acompanhar! vou ter que me juntar a vocês, não dá pra ignorar gilberto braga e malu mader no auge. só de ouvir love’s theme já me arrepio, como pode uma novela ter sido tão popular ao mesmo tempo que foi tão sofisticada?
Quanto a isso eu acho que a novela faz sentido sim. O Fernando não é reconhecido ou famoso a nível Maria Clara, ele é conhecido numa bolha nível fotógrafos/diretores, até porque ele dirige longa metragens e veio ao Brasil (salvo engano) receber uma homenagem. É uma coisa mais restrita
Diferente da Maria Clara que não era puramente promotora de eventos. Antes disso ela havia sido top model + teve música de sucesso dedicada a ela (Musa do Verão) + foi rosto de marcas famosas (Summer Spell). Ou seja, era o pacote completo. Como se ela tivesse pegado limões e feito uma limonada. Tinha contatos e se aproveitou disso pra se lançar como promotora de eventos
E a novela nem tenta equipara-los, o enredo sempre deixa claro que a grande estrela da novela, celebridade definitiva é ela mesmo,
É uma novela que entretém e cativa, antes da sofisticação…Já tinha sido mais ou menos assim com os sucessos do Maneco na década, que tinham pouco apelo popular mas hitaram entre o povão mesmo assim
Celebridade pega esse momento (auge das novelas urbanas/declínio das rurais) e se sai muito bem pra um Gilberto há 9 anos fora do horário.
Amigo desculpa mas como não criticar você agora? kkkkkkk
A Maria Clara não é uma “produtora de eventos”. Ela foi a top model sensação nos anos 80, fizeram uma música a la Garota de Ipanema pra ela, ela se tornou uma lenda internacional reconhecida pela música e pelos produtos licenciados. Ela se tornou uma produtora quando uma carreira acabou, mas já era celebridade muito antes - até mesmo do golpe da música
E o Fernando? Meu anjo, ele não é fotógrafo kkkkkk. É um cineasta de sucesso e renome internacional, na primeira semana o filme dele tava bombando na França e ele dando autógrafos na rua. Só voltou ao Brasil pra receber o troféu Celebridade, de tanto sucesso que fez no exterior. Tudo bem que na época diretores não era tão reconhecidos assim, mas ele tem um prestígio imenso dentro de um meio muito celebrado
Sim, inclusive por isso que o Fernando vive no Andaraí jogando futebol e as manicures ignorantes nem sabem que ele é famoso, nem ligam. Agora quando a Maria Clara ou o Renato Mendes aparecem lá, é surto atrás de surto e saem correndo atrás deles
Meu Deus gente, eu expliquei que NA ÉPOCA eu achei isso, pq eu nem sabia avaliar essas coisas e pra mim famosos é só quem era da Globo ou tinha música de sucesso !!
Claro que depois eu tive capacidade de entender e estudando sobre a novela.
Por isso frisei QUANDO EU ASSISTI lá em 2003, só queria compartilhar minha visão que achava muito estranho esse povo ser famosos desse jeito pq o púbico real e a mídia verdadeira não bombava gente dessas profissões kkkkkkkkkkk
Achei que tinha sido claro que era uma visão infantil minha.
Ou vão dizer que vcs compreendiam a complexidade dessa tragetória deles lá na infância, me poupem hein !! rsrsrs
Eu tinha 13 anos já, mas sempre entendi sim kkkkkkkkkkk principalmente porque o contexto da Maria Clara é reiterado toda hora. Do início ao fim da novela
Eu achei que você tivesse revisto em 2017, mas pelo visto só em 2003 foi pouco pra você se apegar kkkkkkk ainda mais se não compreendeu tão bem
Mas o erro foi meu também, eu vi vcs debatendo essa fama da Maria Clara e quis mostrar minha visão leiga lá na infância, mas eu devia ter citado os posts de vcs pra iniciar o meu…
Foi a fórmula do sucesso, Giba acertou muito após vários erros. Ele não podia perder seu texto ácido, suas críticas sociais que sempre foram assinatura, mas precisava fazer uma novela que conversasse mais com o povão como Vale Tudo fez (e tinha sido a última, já fazia 15 anos). E ele veio com fogo no olhar, chamava de “sua novela mais autoral” porque escolheu elenco, trilha, figurinos, encheu de referências de suas novelas mais famosas e deu certo
Que tristeza, começaram a cortar todas as falhas de imagem de Cara & Coroa até no Globoplay. O capítulo de quarta foi importantíssimo pra trama e teve só 34 minutos, foram uns 5 retalhados
E o projeto originalidade fica onde essas horas? O Viva já parou de postar esticado, vai ficar cagado assim pra sempre
Será? Hoje saiu que tão entre Barriga, Felicidade, Quatro e Anjo Mau kkkkk
Devem ir de Anjo Mau pela obviedade, as outras são muito longas e teriam picotes
De qualquer maneira acho que Gatuxa daria certo na Edição, mas uma re-reprise no Viva cairia bem já - mesmo Vítima merecendo mais por ter passado há mais tempo (2014 x 2016)
meio aleatório mas não pude não notar
a Beatriz ainda agora falando pra Regina ajudar ela a arrumar os livros do Fernando “por ordem de assunto como ele gosta”
eu literalmente tive essa experiência outro dia no estágio…
já cravei de cara que o Giba era assim e talvez existisse um espírito de bibliotecário interior nele
Mas tavam postando a novela toda cagada no GP enquanto no Viva picotavam os erros de imagem, agora já tão postando a edição final da tv no Globoplay mesmo