Canal Viva — O Clone estreia HOJE 23h

imagem

Tópico destinado às reprises do Canal VIVA (Globosat).

imagem

imagem

imagem

Todas as chamadas de Cabocla

E aí gente, o que tão achando de Selva de Pedra? Confesso que queria estar gostando mais, mas muita coisa me incomoda.

Cristiano e Simone é intorcível, ele é péssimo (um verdadeiro precursor da Maria de Fátima de Vale Tudo) e a oprime demais. Fernanda é minha personagem favorita, mas morro de pena pensando que vai se transformar de uma mulher delicada, sensata e estudada numa vilã louca só por causa de macho (e um muito lixoso ainda por cima). Apesar de tudo, Tony e Torloni tem muita química - assim como Torloni e Mayer também. Não à toa Maneco reeditou esse triângulo em Mulheres Apaixonadas, novamente com sucesso.

No mais, a novela não me empolga muito. Soturna demais, entupida de cenas tristes e deprimentes (clássico estilo da Janete Clair), personagens irritantes e confusos por todos os lados (o que mais me frustra nem é serem irritantes, mas não se decidirem entre bem ou mal - fica parecendo que as personalidades mudam de acordo com a necessidade do roteiro). O núcleo da pensão é o pior de todos, era pra soar cômico mas é deprimente demais. Um bando de pessoas rejeitadas pela vida, frustradas, vivendo aos barracos num cortiço.

O núcleo da Deborah Evelyn me incomoda bastante também. Após ser estuprada pelo namorado da mãe, agora tá rolando umas cenas romantizando um clima entre os dois? Terrível… medo de onde acabará essa trama. Finalmente hoje Cíntia revelou o segredo da sua produção independente e se livrou de ficar à mercê da chatíssima Laura e do marido idiota.

1 Curtida

Porto dos Milagres: última semana

Não foi uma novela curta (203 capítulos) mas até que essa reprise pareceu passar rápido. Ainda sinto que Vale Tudo acabou há pouco tempo mas já tem 8 meses…

Selva de Pedra: quem matou *****?

Finalmente minha conta foi aceita !! rsrsrs

Tenho vaga lembrança de umas “campanhas eleitorais” do Guma e Felix pela prefeitura de Porto dos Milagres, passando durante o intervalos da programação da Globo durante a ultima semana da novela.
Alguém lembra ??

1 Curtida

Bem-vindo de volta, Thiago! :wink:

Eu lembro das campanhas do Félix nos intervalos, mas do Guma não… aliás, o Guma fez oposição política ao Félix na novela em si? Não lembro disso e não revi quase nada dessa reprise. Até nem acho essa novela tão horrivel, mas que ela é chatíssima é fato. Achei chata quando criança e nessa reprise ignorei quase que totalmente. Vi alguns capítulos soltos e não senti a menor vontade de fidelizar, pelo contrário… rs.

1 Curtida

Sim, eles competiram tipo PT X Bozo !! kkkkkkkkkk
Guma ganhou com a professora Dulce como vice-prefeita. Eu lembro dessas campanhas como se realmente fosse uma eleição de verdade, com partido, propostas e músiquinhas e tudo… rsrsrs

1 Curtida

Reassistiu a novela agora, amigo? Curtiu? Envelheceu bem? kkkk. Queria opiniões de quem reviu, foram poucas pessoas…

Eu não assisti muito por causa do horário né, mas sempre que dava eu dava uma olhada sim !!

Por ser uma novela pouco comentada, deu um ar de quase inédita, e se fosse transmitida hj no lugar de O Sétimo Guardião e A Dona do Pedaço eu assistia com gosto !! rsrsrs
Só não gostei mais por vir seguida de A Indomada, então é impossível não perceber como o Aguinaldo reaproveitou muita coisa, algo que passou batido na primeira exibição por não ter internet ou reprise pra gente comparar !! (a trama da Arlete Sales todinha xerocada da Altiva)

Algo legal de ver, são atuações muito boas que são pouco lembradas…
Cássia Kiss impecável !!
Fagundes e José de Abreu sem os vícios de atuação que eles têm atualmente, onde os personagens parecem todos iguais, por eles fazerem tudo no automático. Aqui eles estavam muito inspirados.
A Pitanga arrasando. Todo mundo fala que a Bebel foi a grande virada da carreira dela, mas a Esmeralda já tinha toda a malandragem e carisma que ela usou na Bebel depois…
joana Fomm e Nathália Timberg com personagens muito diferentes do que somos acostumados a vê-las, humildes e sofridas, onde elas mostram que não servem pra fazerem só mulheres sofisticadas.
Júlia Lemmertz se mostrando ótimo em comédia !!

A trilha sonora é perfeita !! Fui ouvir a trilha toda na internet, e ela realmente transporta a gente pra dentro da novela, algo que não acontece mais atualmente com trilha nenhuma…

1 Curtida

Finalmente de volta…

Selva de Pedra deu uma melhorada nesses últimos capítulos, tem histórias que estão se mostrando mais interessantes do que o romance de Cristiano e Simone. Já nem tô mais tanto afim de desistir kkkkkk vou ver pelo menos a reviravolta de quando a Simone volta como Rosana. Fernanda tem tido mais destaque também, to adorando ela.

E Porto acabando, vem logo Caboclona!!!

Vi mais dessa novela em 2001 que agora (a falta de opção de antigamente), e revendo por cima agora deu pra confirmar o que eu já lembrava: a primeira metade é muito melhor que a segunda. A primeira fase é interessante, com destaque pra vingança de Rosa Palmeirão e a trama dos gêmeos com toques de MacBeth. Adorei a retratação da cultura baiana, com delicadeza e respeito retrataram Yemanjá e o candomblé. Mas como o início foi flopado, não demorou muito pra Aguinaldo apelar pro circo regionalista cansado de sempre. A partir disso, quando Yemanjá foi deixada de lado após os boicotes religiosos, foi quando a novela começou a ficar ruim.

Ao meu ver, Aguinaldo estava muito pouco inspirado e apostando no certeiro. Depois do fracasso homérico de Suave Veneno, voltou rapidinho pro estilo consagrado e repaginou A Indomada de uma maneira curiosa: se analisar bem, ele “dividiu” a Altiva em dois personagens: Adma (a vilã má que tem um segredo mantido pela empregada, com quem rivaliza) e Augusta Eugênia (a perua falida, fútil, que vive de aparências e quer casar “bem” o filho e a sobrinha pra tirar a família do limbo). Adma até ficou sutil, porque a Cássia realmente trouxe um novo tom em sua atuação, mas a subtrama dela com a Nathalia Timberg é IGUAL à rivalidade da Eva Wilma com a Neuza Borges. E o núcleo da Augusta Eugênia é descarado: xerox completo do núcleo principal de A Indomada. A sobrinha órfã (Lívia/Helena) que vai viver com os tios ricos e rivaliza com a tia (Altiva/Augusta). O chocante é que nada mudou de uma novela pra outra: a falência das famílias, o caso romântico entre o marido da vilã com a irmã libertina dela e o filho viciado em jogo vivendo um romance pautado em racismo. Só faltou o filho morrer tragicamente e Augusta sair falando frases soltas em inglês pra ficar idêntico, kkkk.

E realmente as atuações são o ponto mais alto, até porque reuniu um elenco grandioso. Cássia Kiss é a DONA absoluta da novela, sua Adma é um primor e é uma pena que a novela seja tão esquecida e apagada. Essa vilã merecia mais reconhecimento. Fagundes também estava ótimo demais, conseguiu fazer um político corrupto clichê sem apelar pros maneirismos de O Dono do Mundo (acabei de ver essa novela recentemente e me choquei vendo como o Félix e o Felipe são tão parecidos, mas com composições totalmente distintas). Nathalia Timberg brilhou (como sempre) em um papel fora de seu perfil, sempre rica e chique. Joana Fomm e Arlete Salles também estavam ótimas, apesar da Augusta não possuir o mesmo charme da Eva Wilma como Altiva. Curiosamente as duas trocaram os papéis, Aguinaldo queria Joana pra Augusta (pra reeditar Altiva e Perpétua ao mesmo tempo, rs) e Arlete faria a tia do Guma. Ju Lemmertz também brilhou, sua Genésia chamou atenção na época e curiosamente hoje é um papel tão distinto dentro do seu catálogo.

A trilha é realmente maravilhosa, acho melhor que a de A Indomada. Tenho os dois CDs desde a época e curiosamente apesar da novela ter passado meio batida, os hits dela tocavam o tempo todo nas rádios. Nem lembrava que Por Enquanto da Cássia Eller tinha sido tema de novela, acho super engraçado quando uma música se torna extremamente memorável fazendo parte de uma trilha de novela apagada.

Enfim, foi uma novela media. Dou nota 6 pela impressão que tive agora. O maior defeito é o triângulo amoroso teen Guma/Lívia/Esmeralda, como são chatos, cansativos e indecisos. Rosa Palmeirão também, tão popular na época da novela, não me pareceu uma personagem tão interessante agora. Demorou pra voltar, pouco fez quando voltou e o envolvimento dela com o Félix foi muito mais curto e volátil do que me lembrava. Se houvesse um compacto da novela só com a trama de Adma e Félix, veria com gosto. Felizmente tá acabando e virá um novelão no lugar dela.

1 Curtida

Melhorou bastante após Fernanda se interessar por Cristiano, o capítulo de hoje foi maravilhoso com os dois se envolvendo e se conhecendo melhor na ilha. Tony e Torloni esbanjam química enquanto Fernandinha Torres sobra na equação, já tô torcendo pra Simone se livrar do encosto desse homem e Fernanda infernizar a vidinha medíocre dele.

No mais, também curti os rumos que as tramas da Cíntia e da Flávia tomaram. Tava com impressão que seriam histórias que se arrastariam até o final da novela, mas já andaram e se encaminharam pra outros rumos. Flávia deve ter muito destaque nos próximos capítulos com o assassinato do estuprador. Ainda é uma novela macabra (ontem com o assassinato estava bastante sombria) mas tá ficando mais agradável aos poucos e deve chegar no auge com a loucura de Fernanda e o retorno de Simone.

Então, vi pintarem muito a Fernanda de vilã, mas não vi nada disso nela ainda… quem ta ocupando esse cargo no momento é o Caio e até Laura parece ser mais maldosa que a própria Fernanda. Ansioso pra saber como vai ser nos próximos capítulos.

O capítulo de ontem foi ótimo mesmo, o melhor até então. Muito macabro aquele assassinato. Mas eu morri também com Sebastião surtando e atirando no rabo do vizinho KKKKKKKKK não sei se aquilo era pra ficar engraçado, pq esse núcleo nunca foi cômico, mas pra mim aquilo foi hilário.

Você não conhece muito sobre a novela? A Fernanda foi tipo a primeira grande vilã do horário nobre, lá em 1972. Catapultou Dina Sfat ao estrelato e iniciou esse padrão de popularidade das vilãs que é fortíssimo até hoje. A saga da personagem é essa aí mesmo, começa normal e nada maléfica mas vai surtar quando descobrir que Cristiano a enganou e não a amava. Ela chega a sequestrar e manter Simone em cativeiro por semanas a fio, o que na época foi considerado extremamente perturbador.

Na primeira versão Fernanda visualmente foi influenciada pelo Miro e ficou gótica após o surto (ele era gótico). Já no remake o Miro não é nada gótico, mas mantiveram o conceito dela ficar gótica após a mudança de personalidade:

2 Curtidas

Padronizaram as minisséries curtas aos domingos, uma pena porque as do auge criativos da Globo (anos 80-2000) são praticamente mini-novelas

Eu não sabia desses detalhes sobre a Fernanda. Mortos com os góticos kkkkkkkkkkk Olha, essas reviravoltas são as únicas coisas que me animam a continuar, pq parece que a trama passa a ter rumos bem diferentes mesmo…

1 Curtida

Porto dos Milagres acaba hoje (15h30 / 00h)

Migo, vc acredita que qdo eu era criança, fizeram a maldade de mandarem eu ir comprar Coca Cola bem no horário do último capítulo ??? kkkkkkkkkkkk

Tinha umas visitas em casa, eu ignorei eles e fui pra sala ver o último capítulo, mas minha mãe me obrigou a ir no bar àquela hora !!! (na época era normal crianças irem pro bar de noite, comprar de tudo, até cerveja e cigarro)
Pra ajudar o bar estava cheio e eu perdi um pedação do capítulo… Hj esse final vai ser quase inédito pra mim, pq no sábado eu fui pra igreja e tb perdi a reprise !!! rsrs

1 Curtida

ainda existe bar mô?