Giba era muito afetado, né? Sempre achei um absurdo ele achar Insensato Coração sua melhor novela recente, era uma chatice e ainda por cima cafona/datada kkkkkkkk. Não chegava aos pés nem de Paraíso Tropical, que dirá de Celebridade (considerando só as últimas).
Sempre falou que Corpo a Corpo era uma das melhores também, e deu no que deu. Não entendo o que ele tinha contra Vale Tudo, tem um desenvolvimento que beira a perfeição e a história não se esgotou em fase alguma. Outra que foi maravilhosa é Força de um Desejo, queridinha da crítica apesar do flop. Ele não devia gostar por não ser do Dennis ou ser das 18h, sei lá.
A impressão que dava é que ele não gostava de fazer muito sucesso, ou então achava que tudo que fazia era tão bom que as novelas “apagadas” mereciam mais reconhecimento.
Foi em Cobras que o JEC começou com a obsessão com capítulo 100 né? Fui checar as outras e Da Cor do Pecado não teve nada demais, Raí se decepcionou com o velho mais uma vez. Favorita é o capítulo do falso sequestro da Flora e Avenida tem Carminha descobrindo que Nina é Rita. As próximas ninguém se importa mesmo kkkkkk.
Bel foi muito burra até quando foi esperta, é incrível kkkkkk. Ao invés de ir descobrindo tudo e ficado na moita, precisou esfregar vitória na cara dos vilões. Não à toa tentaram matá-la logo depois.
Mas, pensando pelo lado do roteiro, JEC foi feliz nessa construção. Sem a Bel se culpando por ter sido tão burra, não haveria motivação pra vingança (vindo de uma personagem tão boazinha). E sem a falsa morte não teríamos o capítulo icônico do baile de máscaras.
É o tipo de desenvolvimento que frustra enquanto não acontece (pela burrice da Bel, até a Marixi não gostou) mas acaba valendo a pena lá na frente. Isso se ela continuar esperta até o fim, se não vira Chocolate com Pimenta 2.0 - aquela chacota de voltar pra se vingar, não fazer nada por burrice e acabar levando ainda MAIS tombos.
E o Duda todo badboy levando a gangue pra confrontar o bandido? Eu morro kkkkkkkk.
E a Ellen meio que frustrou mesmo né? Achei ela burra também por se aliar a Leona e Estevão. É tão óbvio que vão passar a perna nela… fora que ela devia pisar mais neles, se foi só isso achei bem pouco. A memória afetiva enganou.
Porém ainda é a grande vilã da novela. Leona é um fracasso total, nem o texto ácido do JEC entrega e a atuação de milhões prejudica. As coisas que a Ellen diz agora são super Flora/Carminha.
“Giba era muito afetado, né?”. Negativo. Nada a ver, mais uma vez, esse teu achismo. Ele era sensato, realista e lúcido em seus comentários e auto análise e auto crítica, ao contrário de você, e de suas opiniões, que quase sempre a reverberam o pior do jornalismo dito (autointitulado) “especializado” em teledramaturgia nacional. Aquele tipo de jornalismo e jornalistas sensacionalistas que, inúmeras vezes, só serviram/servem como puxa-sacos passapanistas do mercado anunciante/reclamante e “patrocinador”, além de provavelmente terem sido responsáveis por viralizar na internet a expressão nefasta e grosseira “flop”, que muitos hj em dia usam tanto, a torto e a direito.
Pra quem criou o diálogo abaixo (ou, no mínimo, concebeu o plot ou a escaleta dele) de um capítulos mais icônicos de VALE TUDO (1988), toda opinião pessoal é digna de consideração e relevância. Afetação, que talvez você tenha confundido com ênfase ou veemência, simplesmente passa longe dessa diálogo. Assim como passividade, resignação e indiferença ao cinismo de alguns personagens fictícios, porém incrivelmente representativos de figuras notórias de elites brasileiras. Quem tiver alguma dúvida pode conferir também no Globoplay, nas revistas e jornais da época, ou mesmo gratuitamente no YouTube, em diversos vídeos postados.
Apenas para ativar bem a memória da teledramaturgia brasileira, segue o diálogo emblemático, simplesmente 100% assertivo e revelador dos maiores conflitos presentes na sociedade brasileira, travado entre Raquel e Odete:
"RAQUEL:
Tentativa de homicídio, sim. Pior que isso, é tentativa de assassinato em massa. E o nome pra isso é genocídio, ouviu, dona Odete?
ODETE (murmurando):
Ahh, …
RAQUEL:
É! E a última figurinha sinistra acusada deste crime era hitler, com quem, aliás, a senhora se parece muito. Porque a senhora também, todo mundo sabe, tem a mania de se julgar diferente, de se considerar superior. A senhora acha que todo mundo neste país é gentalha, que eu sei muito bem. Só a senhora que não, a senhora e meia dúzia de gatos pingados, metidos a besta feito a senhora.
ODETE:
Por favor, acalme-se!
RAQUEL:
Me acalmar? Pra que? Por que? Eu não tenho bons modos feito a senhora, não. Esses bons modos que só servem pra encobrir quem a senhora realmente é. Porque a senhora, dona Odete, é uma pessoa que é capaz de envenenar, de assassinar um monte de gente inocente, só pra prejudicar uma pessoa como eu, que nunca lhe fez mal algum. Suja! Imunda!
ODETE:
Eu já reconheci que você venceu. Por favor, não me ofenda!
RAQUEL:
Mas, desde quando a verdade ofende? Ela pode até doer. Principalmente quando ela é dita por uma pessoa que tá acostumada a viver na mentira. Porque a senhora, dona Odete Roitman, com seu gigolozinho barato, que só pode ser muito muito muito do barato, mesmo, pra aceitar fazer o que fez, a senhora, é uma grande mentira!". [Novela VALE TUDO, TV Globo, 1988/1989]
Agora, em relação às novelas LOUCO AMOR e CORPO A CORPO, acredito que toda a pessoa que insiste quase que diariamente em revisionismo cultural, tentando arregimentar novas classificações para suas ideias pessoais de “hits” e “flops” “injustiçados”, deveria ter no mínimo assistido a ambas as novelas em suas exibições no Brasil ou no exterior, ou no mínimo ter lido ou citado fontes confiáveis e publicadas de outros críticos, autores, diretores ou telespectadores que tenham acompanhado estas e outras novelas na época para efeitos de comparação. Se não fica tudo sendo um achismo evidente.
Este breve preâmbulo, sadio, vivo e luzidio, deste atual e de outros possíveis futuros comentários meus, também serve para outras 4 afirmações e análises críticas contundentes, incisivas e absolutamente pertinentes (uma vez que tive a sorte, o privilégio e a sobriedade necessária para assistir razoavelmente e analisar as 4 referentes personagens de 4 referentes telenovelas, que foram absolutos sucessos em suas exibições originais, e tb em suas reprises no VAPVDN e/ou no canal Viva). Seguem as análises críticas e as considerações racionais positivas e amplamente respaldadas pelos números do Ibope:
1 - A “vilã” Bruna (Elizabeth Savalla) da novela PÃO-PÃO, BEIJO-BEIJO (1983) é tida como uma das personagens de maior sucesso da carreira atriz, e não há fontes confiáveis que atestem que este papel tenha sido detestado e/ou desgostado pela artista, que foi também a protagonista feminina que “roubou a cena” desta trama mega hit;
2 - A “vilã” Isadora (Sílvia Pfeiffer) da novela MEU BEM, MEU MAL (1991) é tida como uma das personagens de maior sucesso da carreira atriz, e não há fontes confiáveis que atestem que este papel tenha sido detestado e/ou desgostado pela artista, que foi também a protagonista feminina que “roubou a cena” desta trama mega hit. Com o plus adicional de que a estreia da Sílvia como protagonista de novela da 8, pois antes ela já havia sido a atriz principal de uma minissérie;
3 - A “mocinha” Isabela (Isabela Garcia) da novela O SEXO DOS ANJOS (1989/90) é tida como uma das personagens de maior sucesso da carreira atriz, e não há fontes confiáveis que atestem que este papel tenha sido detestado e/ou desgostado pela artista, que foi também a protagonista feminina que “roubou a cena” desta trama mega hit. Com o plus adicional de que a novela foi um sucesso absoluto com o público jovem e adolescente da época, dado os números do ibope e de vendagens dos discos de suas trilhas trilhas sonoras, ainda que estes fatos não tenham encontrado nenhum respaldo entre boa parte dos jornalistas de alguns jornais impressos (Ferreira Neto, alguns do jornal FOLHA DE SÃO PAULO), que preferiram radicalizar defendendo suas opiniões vetustas anti remake e anti “fantasia espírita”, da mesma forma como haviam feito, e falhado fragorosamente, (pois não conseguiram desmonetizar o sucesso, nem na contemporaneidade, nem na posteridade), com a novela SÉTIMO SENTIDO (1982); e
4 - A “mocinha” Márcia (Malu Mader) da novela O DONO DO MUNDO (1991/92) é tida como uma das personagens de maior sucesso da carreira atriz, e não há fontes confiáveis que atestem que este papel tenha sido detestado e/ou desgostado pela artista, que foi também a protagonista feminina que “roubou a cena” desta trama mega hit. Com o plus de que, como fazia parte de uma novela das 8 (conceito de horário nobre da época) super assistida e com um mega elenco, ou seja, com um cast de atrizes e atores super numeroso, Márcia dividiu as atenções do público com outras personagens mega carismáticos e de amplo sucesso na trama, entre eles, a mocinha Estela (Glória Pires), o mocinho Beija-Flor (Ângelo Antônio), as heroínas Taís (Letícia Sabatella, em sua estreia arrasadora) e Olga Portela (Fernanda Montenegro), respectivamente garota de programa e cafetina, ambas com um humor e auto estima elevadíssimos, além dos vilões “charmosos” porém escrotos Karen (Maria Padilha), Constância Eugênia (Nathália Timberg) e Felipe Barreto (Antônio Fagundes).
Até o ano 2000, praticamente a única novela global considerada TOSCA E GROTESCA sem precedentes deve ter sido a paródica UM SONHO A MAIS. Agora depois da virada do século, teve várias outras implacáveis e coletivamente delirantes, isso é óbvio: IMPÉRIO, TEMPOS MODERNOS e ALÉM DO HORIZONTE (esta última, sem levar em conta que os programas de fofoca televisivos dizem que teriam pagado uma fortuna verdadeiramente “obscena” de Direitos Autorais para a música tema de abertura, de autoria de Roberto e Erasmo Carlos).
Gratidão! pelo fato de que a expressão “Flop” definitivamente não existia na época áurea das edições impressas das revista Amiga e Contigo! (décadas de 1970 a 1990) e, quiçá, Minha Novela e Ti Ti Ti (décadas de 2000 e 2010). Nestas épocas, o máximo que a gente compreendia como “flop” acho que era “bolo embatumado”. Aliás, acho que essa expressão horrorosa só pode ter saída da cabeça de algum chef/mestre cuca/cozinheiro frustrado. E o pior é que agora querem popularizar o “conceito” de “flop” de uma forma marrenta, ou seja, na marra. Pior ainda: “‘flop’ a fórceps e a posteriori”. Kkkkkk
A digitalização de Cara & Coroa tá tão malfeita, já notaram? Toda hora o áudio trava, dá aqueles pulinhos que deixa mudo. É bem rapidinho mas acontece toda hora, incomoda pela repetição.
Tô achando que o aparelho tá prejudicado, não é possível que todas as fitas estejam com problemas só no áudio. Já aconteceu em várias novelas mas era uma vez em muitos capítulos, não toda hora como agora.
“Afetado”, pois sim!? Irrelevante, eu? Eu sou é perspicaz como o Gilberto Braga. Percebi a sua “doença” antes de você “perceber” a minha sociabilidade ou a minha comunicação.
E tem mais: Gilberto Braga pode ser sido algo “afetado” como você diz, ou algumas novelas de Ivani Ribeiro podem ser “bobinhas” ou “tolinhas” como você dá a entender, mas ao menos (e isso é um ponto fundamental em suas carreiras), eles são dois autores de novelas dos mais relevantes, e nunca foram acusados de plágio, como foram: uma vez o autor de COBRAS & LAGARTOS, e duas vezes o autor de O OUTRO e O SÉTIMO GUARDIÃO. Certamente, você, que se considera “gentona relevante”, uma autoridade no assunto teledramaturgia, bem como um advogado super honesto e ético quando o assunto é liberdade de expressão, deve conhecer bem os motivos destas acusações públicas e quais foram os resultados das sentenças judiciais e as consequências oficiais e extra oficiais para tais obras.
Admita, você prefere, sem dúvida, desmerecer certas novelas, que não foram do seu gosto. Ao passo, que eu escrevo e comento neste fórum para enaltecer, reconhecer e prestigiar a teledramaturgia em geral. Então, cá entre nós, quem tem mais aqui a acrescentar ou contribuir? …
Se os próprios autores, Gilberto Braga e Leonor Bassères sempre reconheceram CORPO A CORPO, como um texto mais relevante e bem sucedido, (e jamais “apagado” da memória coletiva) do que LOUCO AMOR, como você ousa reescrever a História, sem trazer novos elementos críticos, a não ser se levássemos em conta a sua opinião e gosto pessoal? … Mas, em uma coisa que você escreveu, concordo com você: o tempo é o senhor da razão.
Torço para que LOUCO AMOR também tenha a sua segunda chance no Viva. E acho que, faço isso ao contrário de você que, pelo visto, só deseja e, há muito já vem defendendo, ou seria correto dizer “decretando”(?), que as novelas dos anos 1980 permaneçam nas “geladeiras” ou cheguem somente ao Globoplay, pois “não seriam”(?) viáveis para novas reprises no Viva e desejar e solicitar o contrário seria “ilusão” (até ANDANDO NAS NUVENS, de 1999, você várias vezes espinafrou e desdenhou, como se apenas o seu gosto pessoal tivesse relevância), no entanto, agora vc “revê seus conceitos ou o seu ranking de novelas ‘hits’ e ‘flops’” e “abre uma exceção para as do ‘excepcional’ ano de 1985”. Kkkkkkk
Gentinha ou gentona, sinto muito por você, mas eu vou continuar expressando minha opinião, independente de tudo que vc já esbravejou e ainda pode esbravejar. Desqualificação que eu nunca tive na vida foi a de “puxa-saco de direita”, nem tampouco a de “eminência parda de esquerda ou de centrão”. Prefiro ser um crítico como Gilberto Braga: honesto e perspicaz, olhar o trabalho dos outros sem preconceitos, e aproveitar as oportunidades dignas e decentes que aparecem. Dizer que foi ofendido por algum comentário meu vindo de “gentinha irrelevante” sobre a arte da teledramaturgia não diz nada sobre você, sobre o seu conhecimento e, principalmente, sobre o seu entendimento e a sua postura sobre liberdade de expressão e liberdade de agressão.
Gostei da escolha kkkkkk. Não vou ver, pra mim a pior parte de Ti-ti-ti remake era justamente a da Marcela. Mas é bom pois preciso de um tempo, e ano que vem escolherei não ver Plumas nem Caras & Bocas pra ficar com tempo livre pra ver novelas que me interessam mais.
No mais, podia ser Ti-ti-ti pela efeméride fechada mas Plumas não deixa de ser uma ótima escolha - do mesmo autor e também faz 45 anos em 2025.
mas a versão internacional de ti ti ti tem bem menos caps que a original
plumas (assim como corpo a corpo) tem a mesma quantidade, por isso tá vindo sem problemas
Adorei a escolha de Plumas e Paetes. Não sei muita coisa sobre ela além do final da Marcela e que o Silvio escreveu a novela depois do enfarte do Cassiano. Aliás a história desse enfarte é um assombro: Cassiano sentiu que estava enfartando, ligou pro hospital, fez um cheque em branco e deixou a porta aberta. Quando os médicos chegaram ele já estava mais pra lá do que pra cá.
A escolha de Plumas e Paetês ótima e surpreendente, hein?! Adorei e vou acompanhar o possível.
Morro que ela é enorme, vai acabar em setembro
Isso mais do que explicita que Locomotivas rodou do canal por ser dos anos 70, uma pena, a década foi apagada de vez lá.
Outra coisa… se não vier Hipertensão ou Sétimo Sentido depois, podemos cravar que tem cap faltante como O Outro né