Carla Bittencourt: “Fantástico” está se tornando mais um programa de entretenimento da Globo

Durante décadas, o “Fantástico” ocupou um lugar muito específico na televisão brasileira. Era a revista eletrônica que encerrava o domingo reunindo grandes reportagens, denúncias, jornalismo investigativo, comportamento, ciência e entretenimento na medida certa. Sempre foi um produto híbrido, mas havia um equilíbrio claro entre informação e espetáculo.

Nos últimos anos, porém, esse equilíbrio parece ter mudado. Cada vez mais, o programa dedica espaço à divulgação dos próprios produtos da Globo, aos bastidores de novelas, realities, séries e programas da casa. É uma estratégia compreensível do ponto de vista empresarial — afinal, a emissora precisa promover seu próprio conteúdo. O problema é quando essa autopromoção passa a ocupar o espaço que antes era destinado às grandes reportagens.

A sensação é que o “Fantástico” deixou de ser uma exceção na grade para se aproximar da identidade dos demais programas dominicais da emissora.

É curioso observar que existe hoje uma linha editorial bastante parecida entre atrações muito diferentes. O “Encontro”, “É de Casa”, o “Esporte Espetacular”, o “Domingão com Huck” e até o próprio “Fantástico” parecem conversar dentro de uma mesma proposta: histórias inspiradoras, comportamento, bem-estar, emoção, superação e divulgação dos produtos da empresa.

Essa uniformização faz com que os programas percam parte da identidade própria. Em alguns momentos, a impressão é de que basta trocar os apresentadores para que determinados quadros funcionem em qualquer faixa do domingo.

Não significa que o “Fantástico” tenha abandonado o jornalismo. O programa continua produzindo boas investigações e reportagens importantes, mas elas já não ocupam o protagonismo que tiveram durante boa parte de sua história.

Talvez por isso cresça nas redes sociais a percepção de que a revista eletrônica está mais próxima do entretenimento do que do jornalismo que a consagrou.

No fim das contas, a questão talvez não seja se o “Fantástico” piorou ou melhorou. A questão é que ele mudou de função dentro da estratégia da Globo. Antes, era o grande fechamento jornalístico da semana. Hoje, parece ser mais uma peça de uma programação dominical que aposta numa linguagem única — mais leve, mais emocional e cada vez mais integrada aos produtos da própria emissora.

5 curtidas

Upando

1 curtida

nossa, mas em todo lugar o fantástico tá levando chapisco, bastou uma pessoa puxar o assunto que já vi umas 3 matérias e uns virais no twitter

pra mim sempre foi uma revista eletrônica com um toque jornalístico, mas foda é que agora ficam arrastando umas bobagens da internet pra lá que parece que tão sem criatividade pra pensar em algo original

7 curtidas

E o novo apresentador que tem zero carisma.

E é tudo culpa daquele estagiário da gen-z que fica falando Fant

1 curtida

eu fui assistir esses dias e fiquei me perguntando de onde surgiu esse cara, nunca tinha visto nem na globo news

o que aconteceu com a poliana?

Demitida, esse cara é parente/tem ligação com alguém da alta cúpula da Globo, até uma estaca de madeira tem mais carisma e desenvoltura do que ele.

1 curtida

nossa, mas a doll servia tanto

tem outros nomes na globo news que funcionariam bem lá, a natuza nery seria ótima

Lembrando quando fizeram matéria com aquela menina fingindo ter 20 personalidades dentro dela

Eu nem assisto, mas pelas chamadas só parecia ter coisas inuteis que dava pra passar no Encontro ou no É de Casa mesmo. Kkkk Precisamos de uma matéria sobre a cachorrinha da Pillar 22hrs de um domingo? Fora uma materia bem filler com motoboy.

3 curtidas

quando não são essas bobagens, só requentam alguma noticia que passou no jornal durante a semana

Mas disseram que ela saiu porque já estava mto tempo, isso sempre acontece com todos

Porque senão eles com certeza teriam tirado a maju e não ela, que é outra com carisma de chuchu

Isso aí foi o cúmulo do amadorismo kkkk

1 curtida

oxe portal leo dias kkkkkk

o fantástico É UM PROGRAMA DE ENTRETENIMENTO kkkkk literalmente um programa com quadro de humor e números musicais, eles literalmente produziram videoclipes pra artistas brasilerios, além de fazerem lançamento nacional de clipes gringos antes do youtube

Vc está há 0 dias sem espalhar uma fake News né

Eu não lembro quando foi a última vez que parei pra ver algo do Fantástico. No máximo um pouco daquele quadro de esporte, quando espero pra ver o BBB, e só

eu tentei ver uns tempos atrás e nao consegui era só tragédia deus me free

GRANDE MOMENTO

Sim kkkk sempre teve quadros de destaque de entretenimento:

Eu percebi que eles desistiram do Fantástico quando estourou a bomba do Flávio com o Master a semana inteira e eles não só não mencionaram no programa como botaram matéria com a RAFA KALIMANN

O Domingo Espetacular é bem melhor (há tempos na verdade), pena que a Carolina Ferraz saiu

4 curtidas