A Prefeitura do Rio, por meio da Riotur, informa que 620 pedidos de desfile de 506 blocos de rua foram cadastrados para o Carnaval 2022. A lista dos cortejos está disponível no final. Essa é mais uma etapa do planejamento da cidade para o evento, cuja realização depende do cenário epidemiológico da pandemia da Covid-19 e de que os órgãos competentes no combate à doença sejam favoráveis à realização da festa.
A previsão é que a lista com os blocos autorizados a desfilar no Carnaval 2022 seja divulgada no fim de dezembro.
Eu quero ver como vai ser essa logística, pois o Bangalafumenga sempre batia com outro bloco grande a até ajudava na divisão de pessoas por serem em lugares diferente
A Riotur adiantou que manterá a posição adotada nos últimos anos de não autorizar desfiles de megablocos na Zona Sul da cidade. A medida valerá inclusive para o Aterro do Flamengo, como forma de preservar o projeto paisagístico de Burle Max.
A Riotur vai avaliar as situações específicas de três blocos que atraíam um grande número de pessoas mas não eram considerados megablocos: Sargento Pimenta, Bangalafumenta e Orquestra Voadora. Uma das preocupações é que a demanda reprimida, após um ano sem folia, faça com que o número de foilões aumente consideravelmente nesses blocos. Uma das possibilidades é abrir novas datas nos finais de semana para que esses blocos possam desfilar no Centro. Vários blocos que antes desfilavam no aterro já haviam sido transferidos para a região, como o Chora Me Liga,Monobloco, Anitta e da Preta.