Casa Civil envia a ministérios lista com acusações contra o governo; CPI da Covid usará a lista e aliados surtam: "Gol contra"

A lista foi formulada pela Casa Civil da Presidência da República, objetivo é reunir informações para responder a questionamentos da CPI da Covid.

O documento foi revelado neste domingo (25) pelo portal “UOL” e a existência dele foi confirmada à TV Globo pela Casa Civil. De acordo com a reportagem, ele foi encaminhado a 13 ministérios, que deveriam enviar respostas até a última sexta (23).

Em nota, a Casa Civil informou que a medida teve objetivo de levantar dados e informações que serão usados pelo governo para responder aos questionamentos da CPI.

“Obviamente, diante da CPI da covid-19 no Senado Federal, nada mais natural que a Casa Civil reunir todos os dados e números de maneira a esclarecer qualquer questionamento feito no âmbito da comissão, além de se preparar para desmentir narrativas mentirosas que visem apenas atingir e desacreditar o Governo Federal”, diz a Casa Civil.

Integrantes da articulação política do governo no Congresso Nacional receberam com preocupação a lista elaborada pela Casa Civil com 23 acusações que podem vir a ser feitas contra o Poder Executivo na gestão da pandemia.

Surpreendidos, aliados do presidente Jair Bolsonaro avaliam que a lista é munição para a CPI, principalmente pelo detalhamento do roteiro.

Entre as acusações estão negligência do governo na compra de vacinas; minimização da gravidade da pandemia e ausência de incentivo à adoção de medidas restritivas para reduzir o contágio pela doença; promoção de tratamento precoce contra a Covid sem comprovação científica; e a militarização do Ministério da Saúde.

“O governo fez um roteiro inédito para alimentar a CPI. Só esse documento já justificaria a criação de comissão para investigar erros de gestão na condução dessa pandemia”, reconheceu ao blog um influente líder do “Centrão”.

Para esse integrante, a divulgação da lista acende um sinal amarelo. “Isso mostra que o governo não controla nem mesmo a própria informação”, completou.

Parte das acusações listadas pela Casa Civil não estava no radar do chamado G6, grupo majoritário de seis senadores independentes e oposicionistas que integram a CPI, como o item que trata do genocídio de populações indígenas.

Na avaliação de senadores da própria base, o roteiro também reforça a necessidade de convocação do ministro da Economia, Paulo Guedes.

“Fica difícil defender um governo que faz gol contra”, desabafou um senador governista.

@turmaboa

1 curtida

É muito fácil surrar o governo Bolsonaro kkkkkkkkkkkkkkkkk eles próprios dão a munição

o que você acha que eles querem com isso? de verdade… custo a acreditar que seja só burrice

2 curtidas

o governo fez metade do trabalho da CPI kkkk

olha… acho que dessa vez foi burrice mesmo kkkkk

2 curtidas

Gente, não entendi o porquê disso hahahaha real mesmo

Imbecis!

gritando

Eles queriam “se armar” contra a CPI, criando algum tipo de defesa e blindagem contra o que pudesse vir

Só que se ferraram pq a lista deles é mais detalhada que a que foi entregue pela oposição e ela será usada para acusá-los

Eu morro

O problema é q a informação vazou. Se eles tivessem se articulado bem, seria uma boa estratégia. Acho que foi erro de cálculo mesmo (ou seja, burrice), porque esse documento foi parar na mão de quem não devia e saiu no jornal. Amadorismo puro.

1 curtida

eu até achei que eles fossem tentar incriminar os governadores que fizeram lockdown ou algo do tipo quando saiu aquela gravação telefônica ridícula com o kaj*ru, mas realmente eles parecem que estão sempre atuando naquelas comédias pastelonas antigas, uma trapalhada maior que a outra, chega a ser cringe

agora, se ainda assim isso terminar em pizza, vai ser outra frustração na minha conta… já estourei a cota de aguentar impunidade mesmo com os delitos expostos e mal arquitetados dessa máfia

Falando em gente burra, um juiz acatou o pedido da Zambelli pra tirar Renan Calheiros da relatoria.
O Renan já tá c/sangue nos olhos pra cima da Zamburra.

2 curtidas

mas isso também tem o intuito de atrapalhar o processo né? e desviar a atenção…

Acho que isso é facilmente é revertido pelo STF

eu custo acreditar que isso não foi pensado ou como sabotagem. Não é possível serem tão burros kkkkkk

O governo entregando os podres de bandeja pra CPI