CAUSE YOU AND I, WE WERE BORN TO DIE: 10 anos de "Born To Die", debut álbum de Lana Del Rey.

Em 2007, Elizabeth “Lizzy” Grant assinou um contrato de gravação com a gravadora independente 5 Point Records, e começou a planejar seu primeiro álbum de estúdio. No entanto, depois de contratar novos serviços de gerenciamento, com interesse em adotar o nome artístico de Lana Del Ray e uma falta de motivação durante a produção, ela se viu em conflito com a gravadora e seu produtor David Kahne. O produto final, “Lana Del Ray”, foi lançado digitalmente em janeiro de 2010, e seu nome artístico foi renomeado Lana Del Rey logo após seu lançamento. Grant foi comprado com sucesso de seu contrato de gravação a pedido de seu empresário; conseqüentemente, “Lana Del Ray” foi tirada de circulação antes que as versões físicas fossem produzidas.

Depois de definir seu nome artístico atual, Del Rey assinou um contrato de gravação com a Stranger Records em junho de 2011, e lançou a faixa “Video Games”. Inicialmente, ela lançou a música porque era sua “favorita” e não tinha nenhuma intenção de lançá-la como um single, embora o vídeo tenha se tornado viral no YouTube após sua estreia. Durante uma aparição na série de televisão francesa Taratata em novembro de 2011, Del Rey anunciou que seu segundo álbum de estúdio seria intitulado “Born To Die”.

A arte da capa de “Born To Die” apresenta uma fotografia de uma Lana de rosto sério sobre um céu azul claro. A foto, tirada pela fotógrafa Nicole Nodland, foi descrita como “Sinistro, por mais brilhante que seja, possivelmente devido às sombras ou quaisquer que sejam as formas no fundo - há algo escondido apenas fora de vista. Ou talvez seja o quão apropriadamente Lana pode afetar sua personalidade imparcial e ainda perfeita com um simples olhar.” As cores claras apresentadas no fundo contrastam diretamente com o olhar profundo e sério de Lana. Essa paleta de cores descontraída garante que o público não se distraia da própria Lana. O branco e o azul dão um toque americano ao álbum, que está até representado em canções como “National Anthem”.

Born To Die
Compositores: Lana Del Rey & Justin Parker.
Produtores: Emile Haynie & Justin Parker.
365 milhões de streams no Spotify.
514 milhões de visualizações no YouTube.
Videoclipe dirigido por: Yoann Lemoine.

“Born To Die” é descrito por Lana Del Rey como uma “homenagem ao amor verdadeiro e um tributo a viver a vida no lado selvagem”. Como cita Chelsea Hodson do New York Times, “No mundo melancólico [de Lana], amar é viver, então amar a pessoa errada é nascer para morrer”. No início da vida, Lana se sentia insegura quanto ao propósito de sua vida. Ela declarou “Quando eu era muito jovem, fiquei meio chocado pelo fato de que minha mãe e meu pai e todos que eu conhecia iriam morrer um dia, e eu também. Tive uma espécie de crise filosófica. Eu não conseguia acreditar que éramos mortais. Por alguma razão, esse conhecimento meio que ofuscou minha experiência. Fiquei infeliz por algum tempo. Eu tive muitos problemas. Eu costumava beber muito. Foi um momento difícil na minha vida.” Depois de se sentir insatisfeita com a produção caseira do videoclipe de “Video Games”, e com um orçamento concedido por sua nova gravadora, a Interscope, Del Rey gravou o videoclipe de “Born To Die” no palácio real de Fontainebleau em outubro de 2011. Ela escreveu o tratamento para o vídeo e o apresentou ao cineasta e colega músico Yoann Lemoine, no final de 2011. Ele reescreveu o conceito, conhecido como “The Lonely Queen”, que a apresentava no céu após morrer e se lembrar dela e de seu amante juntos, em um conceito mais razoável.

Off To The Races
Compositores: Lana Del Rey & Tim Larcombe.
Produtores: Patrik Berger & Emile Haynie.
147 milhões de streams no Spotify.

Inspirado no livro “Lolita” de Vladimir Nabokov, assim como “Carmen” do mesmo álbum. Lana é uma grande fã de Nabokov e tem o nome dele tatuado no braço ao lado do nome do poeta americano Walt Whitman. Lana retrata uma personagem (que é um híbrido de sua própria imagem e Lolita) que tem um passado criminoso de álcool, despojamento e gastos excessivos. Ela se apaixona por um gangster rico que tem um amor profundo por mulheres, cocaína e dinheiro. Essa persona não é inteiramente fictícia - Lana realmente teve um problema com o álcool quando menina. Lana corre solta pela cidade, batendo em festas e bebendo em excesso. Embora ambos sejam pessoas más com um passado sombrio, eles se adoram, apesar de suas muitas falhas. Isso é uma divergência do clássico de Nabokov; no entanto, como a devoção de Humbert por Lolita não é correspondida.

Blue Jeans
Compositores: Lana Del Rey, Emile Haynie & Dan Heath.
Produtores: Emile Haynie.
286 milhões de streams no Spotify.
312 milhões de visualizações no YouTube.
Videoclipe dirigido por: Yoann Lemoine.

“Blue Jeans” é sobre um ex-namorado que Lana compara a James Dean. O relacionamento começou bem, mas logo “o bad boy” se levantou e foi embora. Por fim, ele se envolveu em perseguir dinheiro e vender drogas, deixando-a na poeira. Mas, apesar de tudo, ela se recusa a deixá-lo esquecer que ela sempre o amará. Com “Off To The Races”, “Blue Jeans” e “Video Games”, avançamos por três romances, cada um característico de uma fase diferente da vida, em ordem inversa. “Off To The Races” nos mostra uma relação focada na bebida e na vida noturna, provavelmente correspondendo a alguém na casa dos 20 anos. “Blue Jeans” retrata um relacionamento com uma figura de James Dean que provavelmente parece ambientado no colégio ou na faculdade. “Video Games” é uma música sobre o primeiro amor, o mais inocente de todos, e o sentimento de amor sendo correspondido pela primeira vez.

Video Games
Produtores: Robopop.
464 milhões de streams no Spotify.
281 milhões de visualizações no YouTube.
Videoclipe dirigido por: Lana Del Rey.

Ela se senta e o vê jogar videogame e se divertir juntos, mas outra parte dela quer mais para sua própria vida. As falas imediatamente anteriores descrevem seu afeto unilateral por ele, até mesmo passando perfume para ele, então é um choque retornar à imagem do videogame, ao invés de sair para um encontro. A letra dessa música é sobre dois relacionamentos rompidos no passado da cantora. “O verso era sobre como as coisas eram com uma pessoa, e o refrão era como eu gostaria que as coisas realmente fossem com outra pessoa, em quem pensei por muito tempo”, disse Del Rey. Ela também disse o significado da música: “É uma música sobre abandonar minhas ambições musicais e estabelecer uma vida simples com uma pessoa que eu amo. Tínhamos um amor mútuo pela comunidade de Nova York, arte e muito trabalho”.

Diet Mountain Dew
Compositores: Lana Del Rey & Mike Daly.
Produtores: Emile Haynie, Jeff Bhasker & Mike Daly.
145 milhões de streams no Spotify.

A música foi escrita em 2008 em colaboração com Mike Daly, que produziu as duas primeiras demos da música, intituladas “Diet Mtn Dew” e “Diet Mt. Dew Baby”, respectivamente. Assim como o título do refrigerante, a música é uma jam sexy e lenta carregada de referências da cultura pop juvenil e relacionadas ao verão. Na faixa Del Rey vai e volta contemplando seu desejo de viver nessa relação não tão boa com seu amante e os padrões da sociedade.

National Anthem
Compositores: Lana Del Rey, Justin Parker & David Sneddon.
Produtores: Emile Haynie, Jeff Bhasker, David Sneddon.
223 milhões de streams no Spotify.
87 milhões de visualizações no YouTube.
Videoclipe dirigido por: Anthony Mandler.

O dinheiro é um símbolo de sucesso e o dinheiro é necessário para que algo dê certo (incluindo um relacionamento amoroso, perguntando se ele mora em uma parte rica da cidade). Aqui ela assume de uma forma um tanto cínica que o dinheiro é a coisa mais importante na sociedade americana, algo que muitos negariam por serem politicamente corretos demais. O sonho americano está basicamente se tornando rico e ganhando um status social, retratando uma linda vaidade patriótica. O conceito desta música parece envolver Lana expressando seus sentimentos por dois amantes distintos, aludindo à vida e morte do presidente John F. Kennedy e o triângulo amoroso entre eles. O amor de Kennedy pela estrela de Hollywood Marilyn Monroe era divertido, louco e apaixonado. Isso pode ter sido ainda mais acusado pelo fato de se tratar de um caso “a portas fechadas” e com uma das mulheres mais cobiçadas do mundo na época. No entanto, por outro lado, havia o amor que sentia por sua esposa, Jackie Kennedy. Isso era verdadeiro e puro (pelo menos publicamente), ele pode até ter dado como certo. Jackie era seu apoiador e sua alma gêmea, levando-o ao sucesso e à grandeza tanto como homem quanto em sua carreira. Marilyn era aparentemente mais esporádica, excêntrica e glamorosa; exatamente o oposto de Jackie Kennedy. Mas para o Sr. Kennedy, ambos eram partes significativas de sua vida e grandes amantes.

Dark Paradise
Compositores: Lana Del Rey & Rick Nowels.
Produtores: Emile Haynie & Rick Nowels.
217 milhões de streams no Spotify.

Boatos que “Dark Paradise” não foi escrita para um ex-namorado, mas para seu namorado que morreu alguns anos antes. Literalmente, sua experiência é como um paraíso escuro. Ao contrário de ser um paraíso de dia, onde a temperatura é muito mais alta. Isso revela que as memórias de Lana nunca mais serão as mesmas de estar realmente com ele. Ela canta a melodia de uma sereia, uma criatura mítica conhecida por arrebatar os marinheiros próximos com sua canção. Aqui, porém, o homem de Lana a encantou. Lana faz um paralelo com Ariel da Pequena Sereia, que deu a voz a Ursula, a bruxa do mar, para se transformar em humana e viver com um príncipe humano. Tão romanticamente quanto isso é retratado no filme, a fábula original conta como uma espécie de “paraíso escuro” - como Ariel vendeu sua alma e desistiu de sua família para ganho pessoal. Durante o processo de desistência da voz, ela foi ordenada a cantar e cantou a mesma melodia: “ah-ah-ah-ah-ah-ah-ah-ah-ah-ah”

Radio
Produtores: Emile Haynie & Justin Parker.
156 milhões de streams no Spotify.

Del Rey passou a explicar quando escreveu “Radio”, afirmando que o escreveu quando um cara que ela conhecia voltou para sua vida: “Então eu pensei que agora minha vida é doce como canela, porque ele voltou.” Ironicamente, a canela não é doce, é particularmente amarga. Isso reflete a natureza de dois gumes de estar no rádio e de que ser famoso nem sempre é bom. Lana sente que é surreal que sua música esteja tocando no rádio, como se ela finalmente tivesse conseguido. Depois que você se torna famoso, parece que tem muito mais amigos, que amam Lana porque ela está tocando no rádio.

Carmen
Produtores: Emile Haynie, Jeff Bhasker & Justin Parker.
107 milhões de streams no Spotify.
45 milhões de visualizações no YouTube.
Videoclipe dirigido por: Lana Del Rey.

A protagonista da música, de 17 anos, sofre de abuso de substâncias. Del Rey admitiu em 2012 que teve problemas com o álcool quando era adolescente, mas não bebia há vários anos. Especula-se que Carmen é uma metáfora para o álcool. O cenário da música se passa em Coney Island, a “Sin City” original da América. Como fã da importante obra literária de Nabokov, Lolita, ela se inspirou ainda mais em outro conto encontrado nessa literatura, que faz referência a outra trágica história de amor de Carmen por Prosper Mérimée. Carmen não tem vergonha em seu jogo. Ela mente para si mesma e para os outros sobre sua promiscuidade e prostituição porque leva um estilo de vida luxuoso.

Million Dollar Man
Compositores: Lana Del Rey & Chris Braide.
Produtores: Emile Haynie & Chris Braide.
85 milhões de streams no Spotify.

A música fala sobre um homem que ela pensou ser uma das pessoas mais exóticas que ela já conheceu. Por fora ele era bonito e gentil, mas, escondido, dirigia um negócio eletrônico ilegal que logo o alcançou. Este homem parece um milhão de dólares, o que significa que ele é tão bonito quanto seu dinheiro é para Lana. No entanto, apesar disso, ele partiu o coração de Lana de qualquer maneira. Lana finalmente tem o que ela pensava que queria - dinheiro. No entanto, agora que ela tem isso, ela não pode evitar se sentir vazia e quebrada. Ela comenta que ter dinheiro não garante felicidade. Lana também disse ao The Sun que esta é sua música favorita para cantar ao vivo. “Soa melhor em clubes de jazz de Nova York sob uma luz azul”, disse ela.

Summertime Sadness
Produtores: Emile Haynie & Rick Nowels.
471 milhões de streams no Spotify.
328 milhões de visualizações no YouTube.
Videoclipe dirigido por: Kyle Newman & Spencer Susser.

Lana perdeu um amigo querido em um verão quando sua amiga cometeu suicídio pulando de uma ponte, daí o título. A letra e o videoclipe contam a história de como Lana amava sua amiga e agora ela se foi. Ela fica triste no verão porque foi aí que aconteceu. “Summertime Sadness” explora a atmosfera de um verão agridoce onde Lana dançou, cruzou e se sentiu eletrificada com um ente querido. Em entrevista, Lana detalha: “Escrevi exatamente o que senti e coloquei uma melodia perfeita para as palavras. Eu estava hospedado em Santa Monica, Califórnia, com meu compositor e melhor amigo, Daniel Heath. Eu me sentava sob os fios do telefone e os ouvia chiar no ar quente enquanto ele ia trabalhar. Eu queria pegar a eletricidade e absorvê-la para que me fizesse sentir vivo e elétrico novamente. Eu me sentia feliz com o clima quente e comecei a escrever sobre como o verão era triste e lindo para mim.

This Is What Makes Us Girls
Compositores: Lana Del Rey, Tim Larcombe & Jim Irvin.
Produtores: Al Shux & Emile Haynie.
100 milhões de streams no Spotify.

Lana está explicando seu estilo de vida rebelde que ela tinha antes de ser mandada para um colégio interno, e relembrando todos os bons momentos que ela teve com seus amigos na época. Embora não fosse o estilo de vida mais adequado, ela gostou na época e achou que era o seu lugar. Como consequência, seus pais a mandaram para um internato exclusivo em Connecticut.

Without You
Compositores: Lana Del Rey & Sacha Skarbek.
Produtores: Emile Haynie.
79 milhões de streams no Spotify.

Como em “Radio”, “Without You” relaciona amor com fama. Nessa música, Lana está dizendo ao parceiro que o ama tanto que vai abrir mão da fama e de tudo pelo que ela sempre trabalhou para estar com ele. Depois que ele a deixa, ela percebe que todos os itens materialistas que possui são inúteis em comparação com o amor verdadeiro. Lana fala com seu amante ausente perguntando se ele pode ouvi-la, mesmo que ele não esteja presente. Bonecas chinesas são muito delicadas e quebram-se facilmente, principalmente se caírem e cairem. Aqui, Lana chega a dizer que será ‘boneca de porcelana’ de seus amantes, se ele quiser vê-la cair - o que significa que ela estaria disposta a se ‘quebrar’ se ele quisesse. Na verdade, ela discute esse auto-sacrifício em canções posteriores, como “Black Beauty”, onde canta sobre sua tendência doentia de colocar os desejos do amante antes de seu próprio bem-estar.

Lolita
Compositores: Lana Del Rey, Liam Howe & Hannah Robinson.
Produtores: Emile Haynie & Liam Howe.
72 milhões de streams no Spotify.

Lolita é um romance de Vladimir Nabokov detalhando a perda da inocência do personagem titular. As pessoas que gritam com Lolita são pessoas que a desejam sexualmente, não pessoas que realmente se preocupam com ela. Talvez seja por isso que ela é conhecida como uma assassina de homens - muitas pessoas tentam ter um relacionamento legítimo com ela, mas ela as rejeita. Alternativamente, as vozes podem simbolizar seus jovens amigos, que podem querer brincar com ela enquanto ela está brincando com Humbert. Lana mostra sua devoção ao homem ao prometer que não vai brincar com os meninos que a desejam sexualmente, da mesma forma que Humbert Humbert (o narrador de Lolita) não deixou Lolita brincar com meninos. Lolita perde a infância muito cedo, depois que a perde ela não quer coisas infantis como brincar. Ela é muito madura para sua idade, então ela vai sair e fazer coisas de adulto.

Lucky Ones
Produtores: Emile Hanie & Rick Nowels.
63 milhões de streams no Spotify.

O álbum está repleto de referências ao romance de Nabokov de 1955, Lolita. Boa parte do romance se passa na estrada, com Humbert levando Lolita em uma viagem pela América. A viagem deles é simbólica, pois representa Humbert querendo escapar dos olhos e da realidade irreal e do julgamento de um relacionamento com Lolita, e decide deixar a cidade para que possam ser apenas eles, sozinhos e despreocupados, motel em motel. No início do romance, Humbert fala sobre seu primeiro e jovem amor, Annabel Leigh, que morreu antes que eles pudessem consumar seu relacionamento. A morte dela afeta Humbert, que passa muitos anos de sua vida tentando encontrar outra Annabel.

• “Born To Die” estreou em #2 no USA (barrada por “21” de Adele), vendendo 77 mil cópias em sua primeira semana e presente até hoje nos charts na posição #112 e contando 413 semanas.
  • “Born To Die” estreou em #1 no UK, passando 2 semanas na liderança, vendendo 116 mil cópias em sua primeira semana e passando 150 semanas nos charts.
  • “Born To Die” possui nota 62 no Metacritic com 37 reviews (18 notas verdes, 17 amarelas e 2 vermelhas).
  • Diamante na França. :fr:
  • Diamante na Polônia. :poland:
  • 4X platina no UK. :uk:
  • 4X platina na Alemanha. :de:
  • 3X platina no USA. :us:
  • 3X platina na DInamarca. :denmark:
  • 2x platina no Canadá. :canada:
  • 2X platina em Portugal. :portugal:
  • 2X platina na Itália. :it:
  • 2X platina na Austrália. :australia:
  • 2X platina na Áustria. :austria:
  • 2X platina na Irlanda. :ireland:
  • Platina no Brasil. :brazil:
  • Platina na Bélgica. :belgium:
  • Platina na Nova Zelândia. :new_zealand:
  • Platina na Rússia. :ru:
  • Platina na Espanha. :es:
  • Ouro na Suécia. :sweden:
  • Ouro na Hungria. :hungary:
  • Ouro na Noruega. :norway:
  • “Born To Die” foi #9 no UK, passando 2 semanas no top 10 e 18 nos charts.
  • “Blue Jeans” foi #32 no UK, passando 7 semanas nos charts.
  • “Video Games” foi #91 no USA, passando 1 semana nos charts.
  • “Video Games” foi #9 no UK, passando 1 semana no top 10 e 31 nos charts.
  • “National Anthem” foi #92 no UK, passando 2 semanas nos charts.
  • “Summertime Sadness” foi #6 no USA, passando 8 semanas no top 10 e 23 nos charts.
  • “Summertime Sadness” foi #4 no UK, passando 7 semanas no top 10 e 50 nos charts.
  • 1 Xbox Entertainment Awards por “Born To Die” (álbum) - “Best Album”.
  • 1 Danish Music Awards por “Born To Die” (álbum) - “International Album Of The Year”.
  • 1 GAFFA Awards por “Born To Die” (álbum) - “International Album Of The Year”.
  • 1 UK Music Video Awards por “Born To Die” - “Best International Pop Video”.
  • 1 Q Awards por “Video Games” - “Song Of The Decade”.
  • 1 Ivor Novello Awards por “Video Games” - “Best Contemporary Song”.
  • Com o lançamento de “Born To Die”, Del Rey se tornou o principal foco de atenção da imprensa por sua imagem e sua música. Desde sua estreia com “Video Games”, Del Rey vinha fazendo com que muitos começassem a acusá-la de tentar apagar seu passado com um tipo diferente de música e estilo. Considerando a composição do álbum e sua aparência, muitos tablóides começaram a questionar sua autenticidade e afirmar que seu sucesso se devia apenas à sua beleza. Além disso, surgiram especulações de que Del Rey era apenas um personagem criado por Lizzy Grant e a indústria da música pop, com sua gravadora tentando obter um lugar e uma audiência dentro da música indie.
  • Ao liberar a capa do single “Blue Jeans”, Lana recebeu uma enxurrada de duras críticas. A imagem mostra uma mão tatuada de um homem enforcando a cantora. Boa parte do público achou o conteúdo ofensivo, já que fazia alusão a violência.
  • Antes de se chamar “Born To Die”, Lana revelou que tinha outros títulos em mente antes de bater o martelo para o nome, entre eles estão “The Revenge Of Lana Del Rey”, “Born 2 Die”, “Do U Love Me Yet?”, “G.B.A. (God Bless America)”, “The World Is Ours”, “Last Girl On Earth” e “The Best Of Lana Del Rey”.
  • Faixas como “Kinda Outta Luck”, “Are You Ready?”, “Driving In Cars With Boys”, “Live Or Die”, “Paris”, “Puppy Love”, “Put The Radio On”, “You Can Be The Boss”, “Hundred Dollar Bill”, “Break The Fall”, “Dum Dum”, “Ghetto Baby”, “Serial Killer”, “Roses”, “She’s Not Me”, “TV In Black & White”, “Velvet Crowbar”, “Hollywood’s Dead”, “Last Girl On Earth”, “Meet Me In The Pale Moonlight”, “On Our Way”, “Making Out”, “Because Of You”, “Damn You” e “Prom Song (Gone Wrong)” são algumas que nunca viram a luz do dia.
  • Em 22 de dezembro de 2011, Lana Del Rey lançou um videoclipe caseiro de “Off To The Races” em seu canal no YouTube. É composto de clipes de filmes e não apresenta a própria Del Rey. O vídeo apresenta gangsters latino-americanos, figuras de femme fatale armadas e uma pista de corrida. Desde então, foi privatizado por razões até então desconhecidas, embora uploads não oficiais ainda existam na web.
  • O vídeo original de “National Anthem” era muito no estilo de outros clipes caseiros de Del Rey, como “Lolita” e “On Our Way”. Apresentava a demo do álbum do “Hino Nacional”. Consistia em vários filmes e clipes de TV, como fotos de um Bugatti Veyron e do casamento de Elvis e Priscilla Presley. Essas fotos são intercaladas com Del Rey no hotel de Las Vegas, The Wynn, em um vestido azul dançando e sincronizando os lábios com a pista. No mesmo cenário, Del Rey também usa uma jaqueta azul escura. Há clipes ocasionais de Del Rey em uma peruca escura com grandes óculos escuros. Acredita-se que tenha sido gravado em 2011 e vazado em 2012.
  • “National Anthem” foi anteriormente intitulada “I Want it All” em 2010. Existem três demos da canção com este nome. Diz-se que houve três versões desta demonstração. “I Want It All (Demo 2)” vazou na íntegra em 17 de abril de 2017, enquanto “I Want It All (Demo 1)” vazou em 31 de janeiro de 2020. “I Want It All (Demo 3)” até então ainda não foi vazada. Todas as versões deste demo foram produzidas por The Nexus.
  • No começo da canção “Born To Die”, o sample de Del Rey cantando “why?” é posteriormente reutilizado em “Art Deco” e “Cherry”.
  • Del Rey afirmou que planejava gravar um videoclipe para a música “Dark Paradise” e que o seu lançamento seria em setembro, mas o videoclipe não se concretizou.
  • As canções “Born To Die”, “Blue Jeans” e “Video Games” fazem parte da trilogia “K”. “K” era um interesse romântico de Lana Del Rey. Sua verdadeira identidade é desconhecida. Ele nunca recebe um nome completo, apenas sendo chamado de K na música “For K, Pt. 2”, embora haja rumores de que K significa Kevin. Esse nome que pode ser ouvido na introdução falada de “Run Motorcycle”, e em “Sweet Carolina”, embora seja improvável a possibilidade de ser a mesma pessoa. Ele e Del Rey estavam romanticamente envolvidos e no início de seu relacionamento ambos eram “limpos e sóbrios”; Era bonito e saudável, mas em segredo ele estava administrando um negócio eletrônico ilegal que acabou levando ele e seus amigos para baixo." De acordo com a música “Drive By”, K está preso há trinta anos. A música menciona que K é colocado no corredor da morte. Não se sabe se K ainda está vivo.
  • Em 27 de fevereiro de 2012, Del Rey revelou em sua página no Facebook que havia terminado de editar o videoclipe de “Carmen”. Del Rey estreou o videoclipe em 21 de abril de 2012. O vídeo abre com instantâneos no estilo Instagram da cidade de Nova York, combinados com cenas de antigos paparazzis de Hollywood, uma rosa e fotos da própria Del Rey. Assim que a música começa, vemos uma mulher vestida trabalhando em um poste, então Del Rey em uma varanda da cidade. A música continua apresentando fotos em preto e branco, cenas animadas de comida, Del Rey andando na garupa de uma motocicleta operada pelo modelo Josh Rachlin e múltiplas referências às drogas e à juventude problemática. Em uma cena, Del Rey está por trás das câmeras entrevistando Rachlin, perguntando sobre sua garota dos sonhos e rindo. O vídeo termina com a composição para piano de Erik Satie “Gymnopédie No.1.”
  • “This Is What Makes Us Girls” nunca foi tocada em sua totalidade por Del Rey, ao contrário de todas as outras faixas na edição padrão de “Born To Die”, que foi totalmente tocada pelo menos uma vez.
  • A faixa-título originalmente seria “Born 2 Die”, “Dark Paradise” originalmente seria “Year Of Summer”, depois foi alterada para “Paradise” e no fim virou “Dark Paradise”, “Radio” originalmente seria “Cinnamon”, “Carmen” originalmente seria “Little Carmen”, “This Is What Makes Us Girls” originalmente seria “Makes Us Girls”, depois foi alterada para “What Makes Us Girls” e no fim virou “This Is What Makes Us Girls”, “Without You” originalmente seria “China Doll”, “Lolita” originalmente seria “Hey Lolita Hey”, depois foi alterada para “Be My Baby Tonight”, depois foi para “Lolyta” e no fim virou “Lolita”.
  • Parece que Lana Del Rey não acabou gostando muito do remix de “Summertime Sadness” feito por Cedric Gervais (este que o fez ganhar um Grammy por melhor gravação remixada não-clássica). Em um show em Los Angeles, antes de cantar a música, Lana comentou: “Eu irei cantar a versão original, já que alguém remixou a merda toda.
  • Em 2019, Lana deu uma entrevista para o Elton John na revista Rolling Stones e relembrou a apresentação de “Blue Jeans” em 2012. “Você enfrentou uma coisa horrível no SNL em 2012. O que foi horrivel pra mim ver alguém sendo crucificado. Eu assisti e não foi tão ruim”, disse Elton. “Não foi terrível”, respondeu Lana. “O estranho é que essa era a noite, em toda minha vida me apresentando, em que eu não estava nervosa. Eu lembro a intenção que tinha. Olhando para trás, havia uma abordagem performática mais excêntrica”, revelou Del Rey. Na época, a carreira de Lana estava em ascensão e Elton disse que ela fo colocada naquela posição cedo demais. A cantora relembrou que essa realmente era uma questão para as pessoas. “O engraçado é que eu estava esgotando ingressos em arenas um ano antes. Foi assim que o cara do programa ouviu falar de mim, porque ele pensou ‘é estranho, essa garota está lotando arenas, e tem só duas músicas’”.
  • O photoshoot do álbum não foi feito em Los Angeles como muitos pensam, e sim em Watford, Inglaterra. Um TikTokker que decidiu que tinha que dirigir até Watford e investigar para descobrir se as fotos icônicas realmente vinham da cidade - dificilmente o local típico para um artista de uma grande gravadora. Agora… o motivo de ser em Watford ? Nunca saberemos. Ela foi morar com seu então empresário Ben Mawson em Londres em 2010 após o lançamento de seu disco “Lana Del Ray AKA Lizzy Grant” - um álbum que foi retirado das lojas depois que ela assinou com uma grande gravadora para lançar “Born To Die” como sua primeira grande estreia LP. Lana Del Rey disse que morou em Londres por alguns anos, e a fotógrafa com quem trabalhou nas filmagens, Nicole Nodland, mora em Londres.

Eu considero o álbum uma homenagem ao verdadeiro amor perdido e uma homenagem a viver a vida no lado selvagem. Quando eu era jovem, pensava em minha própria mortalidade, mas também encontrei momentos fugazes de felicidade nos braços de meu amante e amigos. Esse álbum é sobre esses dois mundos - morte e amor - se unindo.

@Lanatics
@Renan90 @Honey @Kanye @SocialMedia

14 curtidas

VOTE NA MELHOR FAIXA DO ÁLBUM !

• Born To Die
  • Off To The Races
  • Blue Jeans
  • Video Games
  • Diet Mountain Dew
  • National Anthem
  • Dark Paradise
  • Radio
  • Carmen
  • Million Dollar Man
  • Summertime Sadness
  • This Is What Makes Us Girls
  • Without You
  • Lolita
  • Lucky Ones

0 votantes

@Enqueters

2 curtidas

Hinário, chupa PABLLIXO SUA FAVE JAMAIS TERÁ UM CLÁSSICO DESSES

2 curtidas

MILLION DOLLAR MAN VC É A MAIORAL

5 curtidas

1111111111111111111111111111

album da decadaaaaaaaaaaaaaaaaaa

1 curtida

MAIOR ÁLBUM DA HISTÓIA

3 curtidas

vms fazer lp do hinario bechas

1 curtida

video games maior que tudo da carreira da *

1 curtida

A MAIOR DO MUNDO

1 curtida

Ela é a maior

1 curtida

foi por causa dele

que existe

7 curtidas

video games e american donas da carreira

3 curtidas

off to the races, dark paradise, blue jeans e video games as maiores

2 curtidas

1 curtida

Rainha que influenciou uma geração

1 curtida

O old do old meu pai

American a maior do Paradise

2 curtidas

video games deve ser top 100 musicas mais aclamadas da historia

e top 10 do seculo

4 curtidas

ih la vem

1 curtida

A histeria sem necessidade por esse álbum just ok.

Se desesperem por um Ok computer, por exemplo. Por Deus!