Chay Suede posa para edição de Junho/Julho da GQ Brasil e revela detalhes de seu vilão em "Travessia", próxima novela das 21h

Chay Suede para a GQ Brasil (Foto: Nixon Freire)

‘Pirata’, o apelido que Chay Suede recebeu ainda quando adolescente no bairro onde cresceu - Santo Antônio, em Vitória - é o mote do ensaio com o ator para a nova edição da GQ Brasil.

A referência aos corsários, exploradores natos, não vem à toa. Durante a pandemia, Chay conta que decidiu pôr seu lado ‘pirata’ em jogo. “Peguei umas coisas que eu não necessariamente teria outro momento para aprender ou me interessar, e passei a estudar. E aí comecei a expandir meu universo criativo para além do de ator”, afirma.

“Me enriquece esse lugar da curiosidade. Eu tenho muita, a ponto de não conseguir dormir, às vezes, sem saber uma coisa inteira. Quando entro num assunto, viro nerd naquilo. A Laurinha chama de ‘modo Chay’.”

A edição de junho/julho da GQ Brasil começa a chegar às bancas nesta sexta-feira (10), já está disponível no aplicativo Globo+ e na loja virtual, com entrega para a Grande São Paulo e para Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Porto Alegre e Campinas. Para quem ainda não é assinante, vale aproveitar o combo assinatura + acesso à Confraria GQ com 40% de desconto.

O tal ‘modo Chay’, recorda, teve início aos 11 anos, quando começou a flertar com a cinofilia (estudo de raças de cachorro). “Foi a primeira vez que eu me lembro de dormir e acordar estudando uma coisa. Eu queria criar a minha própria raça de cachorro”, conta ele, que hoje tem seis cães na casa onde vive, no Alto de Pinheiros, em São Paulo. O modo Chay, explica, é alimentado por boas narrativas. “Tudo para mim é dramaturgia, parte das histórias.”

Chay Suede para a GQ Brasil (Foto: Nixon Freire)

Nos últimos dois anos, ‘Pirata’, além de terminar de gravar a novela Amor de Mãe, criou um par de halteres que tiveram seus punhos e mãos como molde, escreveu o argumento de uma série de ficção, o de um programa de entrevistas e teve um casal de filhos com Laura Neiva: Maria, 2, e José, de seis meses. Isso sem contar de mergulhos no mercado dos perfumes e acessórios.

TV e paternidade

O ator agora está focado na preparação para ser o protagonista de Travessia, a próxima novela das nove. As gravações começam em julho. Na trama de Gloria Perez, ele será um arquiteto que cresceu no Maranhão e faz um trabalho para tentar preservar as casas históricas de São Luís. Ele namora uma amiga de infância, vivida por Lucy Alves. “E, um dia, esse cara vai para o Rio para conversar com alguém da construtora que quer derrubar as fachadas. Quando chega lá e vê toda aquela riqueza, ele fica balançado”, conta. “Não posso dizer se ele é ou não um vilão, mas é um cara de caráter dúbio, patinando."

No dia 30 de junho, Chay completa 30 anos, sem questões maiores com a idade redonda. Para ele, o grande amadu recimento começou há dois anos, quando se tornou pai. “Tudo se transformou com a chegada deles. É como se os meus olhos tivessem mudado de corpo. O meu olhar afetuoso para os meus filhos se mantém na vida.”

Fotos: Nixon Freire / Texto: Lígia Mesquita / Produção: Enzo Amendola / Produção executiva: Mihaly Martins / Styling: Thiago Biagi / Edição de arte: Victor Amirabile / Grooming: Luz / Assistente de moda: Luana Malinovski / Assistente de foto: Tinho Souza, João de Barros e Renan Moraes / Eletricistas: Tatuzinho e Rone Silva / Assistentes de produção: Tcharlie Tuna e Lucas Coelho / Tratamento de imagem: Factory Retouch / Direção de conteúdo: Daniel Bergamasco / Tripulantes: Carlos Henrique G. Araujo e Sr. Luis / Agradecimento: Escuna Pérola Negra

Tá usando roupa, flop