Eu não dou muita bola pra essas tabelas de audiência, muito raramente dou uma olhada quando vejo um capítulo muito bom e quero saber se explodiu na época ou não kkkk.
Mas já imaginava que despencou mesmo, o fim do ano de 1990 foi letal. Pantanal acabou e deve ter levado uma grande fatia do share embora, fora as já citadas Meu Bem Meu Mal e Lua Cheia de Amor que além de começarem no fim de ano (o que já é péssimo) derrubaram muito das antecessoras.
Edit: e 1991 foi um ano terrível também. O Dono do Mundo dando 43 de MG é até pior que os 22 de ULAS, muito fiasco praquela época. Fora Vamp que em SP flopou muito e Felicidade também, só foi subir em 1992.
Barriga de Aluguel foi a salvação da lavoura naquele ano horrível.
Eu acredito que fazer novela é ter o dom de “enrolar” o público, cozinhar as histórias dentro da trama até um momento em que explodem, e Glória Perez é realmente uma mestra nisso.
Acho absurdo (no bom sentido) que os acontecimentos em torno do parto da Clara começam no capítulo 103 (já a partir do Ezequiel descobrindo tudo) e no capítulo 122 (estou agora) Ana e Zeca sequer viram o próprio filho, e ainda levaram 11 capítulos pra descobrir que o bebê havia nascido.
Durante mais de 10 capítulos a Glória segurou a descoberta de Ana e Zeca, criando uma expectativa enorme em torno de tudo, o acontecimento que já era impactante se torna mais ainda pela espera, eu acho isso fantástico mesmo. Glória e Maneco eram ótimos nessas “enrolações”, sabiam como ninguém guardar os plots pros momentos certos e deixar o público ansioso para tal.
Mais do que agilidade na história, novela tem que saber parar e esperar até a hora ideal de explodir.
Realmente o final de 90 e todo 91 foi uma época ruim pra Globo, a diferença das audiências no final de 89 pro final de 90 é absurda, quem levou mesmo o share quando acabou foi Rainha da Sucata (Mico Preto caiu 11 pontos com o fim dela e Barriga caiu 9), mas Barriga de Aluguel até segurou as pontas e explodiu e 91, as últimas duas semanas dela superaram quase todas as duas primeiras semanas de O Dono do Mundo
Concordo totalmente. A antiga geração sabia como segurar uma catarse, cozinhar as situações esporádicas da novela pra quando chegar no pico, o público já estar 100% engajado e vibrando com a explosão. O que foi Celebridade por exemplo? A surra da vilã veio só no cap. 169 e mesmo assim foi um evento como poucos naquela década.
Até certas barrigas são perdoadas seguindo esse preceito. Os novos autores parecem que tem pavor de barriga e ao mesmo tempo não sabem mais segurar nada, soltam tudo no começo da novela e depois ficam novelas vazias de história até o final.
Passado o elogio, vem a crítica. Capítulo 122 de Barriga de Aluguel Tadeu larga tudo pra ir atrás da Clara, que estava fugindo e, sinceramente, esse personagem já ultrapassou o limite do chato e chegou no nível de ridículo
Já deu desse chove não molha dos dois, mais de 100 capítulos nisso, o cara teve mil chances pra ir atrás dela e resolveu fazer isso agora?
Se ao menos fosse a primeira vez que ocorre, tudo bem até, mas não, já rolaram MIL cenas de Tadeu dizendo que ama Clara, outras mil cenas de Tadeu dizendo que não quer nada com a Clara. Capítulo 90 e poucos ela jurou que não ia atrás dele nunca mais, não deu 5 capítulos ela tava no hospital de novo tras dele, é toda semana um vai-não-vai com esse casal. Ele ir atrás dela agora, depois de tudo, pra mim só conseguiu soar patético mesmo, parece testar até onde vai a paciência do telespectador, até onde o publico aguenta vendo a mesma cena se repetir a cada 10 capítulos. Realmente é como o Júlio disse aqui, os romances não são o forte de Barriga de Aluguel
Masss, em meio a essa chatice dos dois, Ana e Zeca denunciaram Clara a polícia, tô chegando no capítulo 124 e ela tá tentando fugir de caminhão com o bebê no colo, a notícia já chegou no rádio, e agora sim ta começando a parte que eu queria.
Tadeu é um nojento kkkkkk pior personagem. Pelo menos ganha uma “boa função” mais pra frente. Mas realmente é aquilo que eu te disse, a gente só passa raiva com os romances porque nenhum “cheira” a endgame. Todos são romances de momento, que vem e passam.
Eu torci tanto pela Clara com o Zeca, inclusive ele ficou super surtado/apaixonado desenhando o rosto dela nos móveis (??), mas acabou que logo depois o romance morreu e eles parecem até que fingiam que nada daquilo rolou.
É a novela menos romântica que eu já vi, juro. Até novelas densas e com temas espinhosos costumam ter um grande romance central pra agradar as mulheres.
Até agora não entendi se a Globo Marcas editou mal, ou Pai Herói foi editada mal já na época (por questões de censura ou algo do tipo). Muitas lacunas na trama central surgiram, o que parecia no começo ser intencional mas virou uma salada de frutas de buracos.
Depois que a Carina se finge de morta ela SOME da novela por semanas, só tinha certeza que ela não morreu mesmo porque ela tem final feliz (e do final eu lembro no Viva).
Outra coisa ruim desses dvds da Globo em edição é que cortam praticamente todos os núcleos paralelos, e as vezes vários personagens ficam um tempão sem aparecer porque não estão sendo importantes naquele momento. Daí do nada surgem de novo como se fosse mágica. Acontece isso muito com o Jorge Fernando e a Ana Preta.
Também não gosto desse eterno clichê da Janete de SEMPRE fazer a mocinha ficar paranoica achando que o marido quer matá-la. Como as pessoas achavam essas novelas românticas antigamente? É muito louco. Em Selva de Pedra todos se deixavam embalar pela musiquinha romântica mesmo com o marido tendo tentado matar a esposa meses antes.
Capítulo 127 Barriga de Aluguel chegou em um de seus auges. Finalmente Aída revela na cara de Baroni que sabia todo o caso dele com a Luísa.
Que cena meus amigos!! Renée de Vielmond um monstro em cena cuspindo toda a verdade na cara do Baroni enquanto ele passa 10min fazendo cara de banana completamente chocado.
Ana e Zeca foram a televisão pedir pra Clara devolver o bebê, enquanto isso ela foge do Copacabana Café. Agora sim a novela entrou na fase criminal, com direito a escândalo ao vivo na tv
Barriga de Aluguel tem umas variações na imagem e áudio que achei serem loucuras minhas, mas não, confirmei agora!
Capítulo 130, minuto 29, sala do Baroni no consultório, a imagem estava linda, parecendo um pouco com a de História de Amor pós-projac, rola uma ida e volta pros intervalos, e na volta, a imagem, e até mesmo o áudio mudaram completamente, ficou tudo mais descolorido, e o som ficou mais chiado. Não entendo como isso pode se dar dentro de um mesmo capítulo e em sequência.
Acho que pela primeira vez eu realmente maratonei Elas por Elas, vi quase 10 capítulos em sequência.
Animado com o fato da Carmem estar tendo o seu momento de protagonista. Até agora ela foi a que teve menos enredo entre as 7 amigas já que temos 3 ‘rivalidades’ (Márcia x Wanda, Natália x Marlene e Helena x Adriana), mas eu gosto bastante da personagem, o tom da Maria Helena Dias é bem convincente. Espero que ela tenha uma boa guinada de agora em diante.
Destaques dos últimos capítulos pra mim: Ana Ariel muito bem na comédia na cena da Raquel tentando bater no Mário com uma frigideira e Cássio Gabus Mendes entregando muita sutileza nas cenas dramáticas, nem parecia estreante em novelas.
Ahh, depende muito do teu estilo pessoal. A primeira que assisti foi Tieta, gostei tanto que virou minha preferida kkkkk
A atmosfera da novela, os personagens carismáticos, o humor meio debochado. Os atores brilharam muito, só pela Perpétua já vale a pena assistir. Curti tanto a história de tieta que li o livro logo após a novela.
Enfim, quando comecei a ver as novelas, fui pelos maiores clássicos, tieta, depois vale tudo, depois comecei roque santeiro, mas não curti muito.
Dessas da lista, assisti a próxima vítima também, curti bastante, lembro que assisti em pouquíssimo tempo. Tem umas partes meio sem sentido e uns núcleos chatos, mas fui pulando e no geral achei uma novela ótima e até ousada pra época, tirando a Susana, os atores brilharam muito também.
Comecei a indomada e América, mas não consegui me apegar nelas haha
Vale Tudo - impossível não gostar, é muito boa e relatable até hoje. A única estranheza que pode rolar é a estética dos anos 80
Barriga de Aluguel - enorme, mas muito bem conduzida e instigante por tratar de um tema fora da caixa
A Viagem - maior novela espírita e extremamente influente no subgênero
Essas são as minhas favoritas mas como o Peter falou, é muito subjetivo e pessoal. Tem novelas que são grandes clássicos e nem todo mundo gosta, acho que uma das únicas que chega a beirar a unanimidade é Vale Tudo mesmo (e muito pela mensagem político-social afiadíssima, se dependesse só da trama aposto que teria haters também).