CLAUDIA MISSURA Cortes em Um Lugar ao Sol reduziram trama da família de Breno: 'Frustrante'

Se Um Lugar ao Sol tivesse ido ao ar com o planejamento original de 155 capítulos, o público poderia ter conhecido a história da família de Breno (Marco Ricca). O fotógrafo iria confrontar questões dolorosas, agora, que se separou de Ilana (Mariana Lima) e foi morar na casa do pai. “É frustrante, eu te confesso”, diz Claudia Missura, intérprete de Lucília na novela das nove da Globo.

A atriz voltou às novelas depois de ter feito sucesso com a empregada Janaína de Avenida Brasil (2012). Após o folhetim de João Emanuel Carneiro, ela esteve na série Mister Brau (2015-2019) e, recentemente, participou do filme que virou minissérie: Hebe (2019).

Na trama de Lícia Manzo, a artista vive a amargurada mulher que deixou de viver sua própria vida para cuidar do pai, Domício (Luiz Serra). Ela conta ao Notícias da TV que, na sinopse original da novela, Lucília teria problemas com um cuidador do sexo masculino que Breno contrataria para cuidar do pai --a situação só foi comentada pelos personagens desse núcleo.

Os parentes também enfrentariam a morte do irmão mais velho da família. No folhetim, Breno disse em sessões de terapia que o perdeu e lamentou o preconceito enraizado dentro de sua casa. Se tivessem mantido a trama como Lícia idealizou, seria bem melhor explicada essa história.

O irmão do fotógrafo morreu em decorrência da Aids nos anos 1980. A mãe de Breno nem pode dar assistência ao filho doente antes de seu óbito, pois o marido não permitiu à época. Esse assunto delicado teria desdobramentos, o fotógrafo tocaria para valer na ferida.

As tesouradas para a novela ter 107 capítulo ao todo pulverizaram tais abordagens. Apesar do sacrifício feito pela autora no conteúdo, a novela acabou sendo espichada na marra e terminará com 119 capítulos. O diretor artístico, Maurício Farias, teve de fazer essa “mágica” na edição por conta de atrasos na sucessora da faixa, Pantanal.

Claudia explica que não teve chance de se dedicar ao papel como gostaria.

Então, quando isso não acontece, dá uma frustração porque eu não tenho uma abertura na televisão… Não sou uma contratada da Globo, que vai para tal lugar e tal produto. É aquela sensação de você estar com o queijo na mão e não conseguiu cortar. E, depois, até te tiraram o queijo, você só ficou com a faca.

A redução nos capítulos fez a atriz considerar que seu trabalho no folhetim seja melhor definido como uma pequena participação: “[Lucília] dá muito suporte para o Breno”, acrescenta.

Apesar das circunstâncias, a intérprete revela um lado bom do papel. Pela primeira vez, ela pôde trabalhar com o roteiro de Lícia e retomar o contato com Maurício Farias --quem a dirigiu em Mister Brau e em Hebe.

Ele [o diretor artístico] apostava muito nesse núcleo […] para trazer uma coisa mais popular pra trama. Mas, enfim, a pandemia não possibilitou isso. Talvez, eu tenha sido poupada de [pegar] Covid.

Cláudia Missura como Janaína na novela das nove

Claudia Missura como Janaína

Sucesso em Avenida Brasil

Se Claudia teve que enfrentar a redução do papel em Um Lugar ao Sol, o inverso aconteceu quando ela estava no ar na trama de João Emanuel Carneiro. Empregada da família de Tufão (Murilo Benício), a personagem caiu nas graças do público por lidar com o filho problemático Lúcio (Emiliano D’Avila). “Eu fui muito sem expectativa”, lembra.

Em 2012, a popularidade da atriz chegou ao ponto de ela descobrir que a personagem foi considerada como a segunda opção para matar Max (Marcello Novaes). No final, Carminha (Adriana Esteves) foi quem assasinou o ex-amante.

“Você quer que um personagem aconteça e vai se desdobrando. Isso que é legal do folhetim, dessa característica da novela, do autor, da trama aberta. É praticamente o ao vivo. Está gravando e está indo pro ar”, finaliza a atriz.

Ela só escancarou o obvio: o boicote da Globo pra dar privilégio a Pantanal, isso está bem nitido até demais

eu tenho certeza que a licia vai ter outra chance na proxima novela das 21h

1 curtida

ISSO QUE MATA A NOVELA CARALHOOOOOOOOOOOOOO
os núcleos paralelos POUCO desenvolvidos

Assim espero pois ela merece mais uma oportunidade em horário nobre com certeza <3

2 curtidas

Caramba, seria uma história interessante

né por nada não, mas ainda bem. o núcleo dele é o mais chato de todos, personagem intragável da porra

essa novela começou tão bem e ficou excessivamente barriguda
eu não perdia um capítulo
hoje faço nem questão de assistir

a avaliação final da novela deve ser satisfatória, pq fatura bem, ganha elogios constantes do público e consegue ser boa mesmo com o orçamento de centavos

1 curtida

da morte da joy pra cá ficou mesmo barriguda, acontece pouca coisa relevante

mamacita faz falta

a crítica abraçou essa novela
seria burrice não dar mais uma chance para ela

espero que dêem pelo menos mais uma, só que na faixa das 18h, voltando às origens

seria tudo

Essa novela começou muito boa, mas com o tempo misericórdia… caiu na chatice, imagina se tem 155 capítulos.

A joy entregava, arrependido de criticar