'COISAS DIFERENTES': Voz de Deus em Gênesis, Flávio Galvão rejeita comparações com Cid Moreira"

"Voz de Deus em Gênesis, Flávio Galvão rejeita comparações de sua interpretação na trama da Record com a famosa leitura da Bíblia feita por Cid Moreira nos anos 2000 --a gravação do jornalista popularizou o audiolivro. “Ele fez muito bem o trabalho dele, mas é uma coisa completamente diferente. A dele é uma narração radiofônica”, explica o ator de 73 anos.

Em Gênesis, Galvão não apareceu fisicamente em nenhuma cena da novela até agora. No enredo, o Criador interage com seus eleitos apenas por meio de sua voz em conversas ou narrando o folhetim com trechos da Bíblia.

“É a primeira vez em 50 e tantos anos de carreira que faço um personagem que não aparece em cena. Já fiz o diabo numa novela da Globo, Corpo a Corpo [1984]. Fiz o coach do diabo em Apocalipse [2017]. Agora, estou fazendo Deus. Acho que estou indo bem (risos)”, diverte-se o veterano em entrevista para o Notícias da TV.

O ator esclarece que seu personagem é igual a outro qualquer na produção da Record. Apenas não aparece no estúdio. Apesar de surgir como uma voz para seus servos, ele conversa com eles. Há um diálogo. E, para se livrar da imagem imponente que Deus remete, o artista tem trabalhado para humanizar o Senhor.

“A minha inspiração é o ser humano sempre. Eu me aprofundo no ser humano, nas qualidades, virtudes, defeitos, agruras, tristezas e alegrias. Tento fazer esse personagem com essas qualidades e esses defeitos que o ser humano tem”, acrescenta.

Por isso, Galvão ressalta as diferenças entre seu trabalho e o do ex-apresentador da Globo. “A narração de Cid Moreira é muito bem feita. Mas é uma narração radiofônica. Ele fez radiofonicamente, sempre com uma voz bem tonificada”, detalha.

Alguém de alguma revista qualquer citou que eu estaria fazendo como se fosse uma homenagem a Cid Moreira. Nem passa pela minha cabeça. O Cid fez muito bem o trabalho dele na Bíblia, mas é uma coisa diferente de um ator fazer a leitura.

“Qualquer outro ator que o fizesse não se encaminharia para uma narração. A que o Cid fez foi muito boa e é agradável de se ouvir. Mas são coisas completamente diferentes. Nós [em Gênesis] estamos fazendo um personagem, o Cid fez uma narração”, argumenta.

Deus realmente multiplica frutos
Apesar de não aparecer fisicamente como Deus, Flávio Galvão tem colhido frutos por sua interpretação em Gênesis. Suas aparições em falas marcantes renderam convites para outros projetos no audiovisual.

“Isso aumentou. São para fazer a voz de Deus (risos) e para fazer outras coisas também. Mas enquanto eu estiver fazendo Deus, não faço outro tipo de trabalho para que as pessoas não se confundam. Não posso entrar no ar ao mesmo tempo da novela dizendo: ‘Use o xampu tal’ (risos)”, diverte-se.

“Alguém me convidou para fazer um filme, na verdade, um teaser de um longa que vai ser lançado com a voz de Deus. Não posso fazer isso. Meu compromisso com o meu personagem é maior. Depois que acabar a novela, eu faço. Mas, por enquanto, não”, salienta.

Por atuar apenas com o uso da fala no folhetim da Record, Galvão tem se cuidado em dobro. Há duas semanas, ele foi tomado por uma forte gripe e ficou rouco. Desconfiou de Covid-19. Felizmente, testou negativo, mas precisou de um fim de semana de repouso absoluto para cumprir a agenda de gravações.

“Faço fonoaudiologia e tenho aula de canto. Procuro manter um padrão para não perder a voz. Procuro sempre me resguardar, mas essa gripe veio. É impossível se resguardar com essa temperatura que está em São Paulo”, aponta.

Galvão está no ar em dobradinha na TV. Além de Gênesis, ele aparece como Reginaldo na reprise de Império (2014). A trama foi a última que fez na Globo. Seus trabalhos recentes foram todos na Record, onde ele atuou em Apocalipse (2017), Jezabel (2019) e agora na história de Camilo Pellegrini, Stephanie Ribeiro e Raphaela Castro.

Gênesis é uma adaptação livre do primeiro livro da Bíblia. O folhetim é dividido em sete fases e, atualmente, a Record exibe a sexta–Jacó. Além dos spoilers, o Notícias da TV publica o resumo da novela bíblica."

:eyes: :eyes: :eyes: