Com 61,1% da população total vacinada, Brasil ultrapassa dos EUA; Veja todos os gráficos

60,9% da população dos EUA têm ao menos uma dose, mas o país tem quase o dobro do Brasil em vacinação completa

O Brasil chegou nessa 3ª feira (24.ago.2021) a 61,1% de vacinados com ao menos uma dose. O percentual é superior ao dos Estados Unidos, que têm 60,9% da população vacinada com ao menos uma dose.

Os dados se referem à população em geral (todas as idades) e são da plataforma coronavirusbra e do CDC (Centers of Diseases Control), órgão de saúde pública dos EUA. O Brasil já havia ultrapassado os norte-americanos em vacinação da população adulta.

Quando se compara aos totalmente imunizados, porém, o Brasil fica atrás: 26,7% contra 51,6%.

VACINAÇÃO ACELERADA

A média móvel (considerando os últimos 7 dias) de vacinação no Brasil está em 1,8 milhão de doses aplicadas por dia. Está perto do maior valor já registrado desde o início da vacinação. Desde 13 de junho, a média diária supera 1 milhão de doses.

Nos Estados Unidos, essa média chegou a 3,4 milhões de doses diárias em 13 de abril. A vacinação, no entanto, caiu. A média mais recente é de 860 mil doses diárias.

O país da América do Norte enfrenta dificuldades de ampliar a vacinação, com grupos que resistem em tomar o imunizante. Por conta disso, tem adotado medidas como tornar a vacinação obrigatória nas Forças Armadas.

BRASIL ATRÁS NA 2ª DOSE

O Brasil ainda está atrás dos EUA e de outros países na vacinação total (duas doses ou dose única). A diferença chega a mais de 30 pontos percentuais em alguns casos.

Eis uma lista de países em relação à imunização total:

VACINAÇÃO NOS ESTADOS

São Paulo é o Estado com o ritmo mais avançado de vacinação: 73,8% da população foi vacinada com a primeira dose ou dose única. Já Roraima tem o ritmo mais lento: 41,4% dos habitantes receberam o imunizante.

Mato Grosso do Sul lidera com a maior proporção da população totalmente vacinada (40,9%). Roraima também tem o menor percentual de totalmente vacinados (13,2%).

Eis os números de vacinados por Estado:

OS DADOS

Os dados são da plataforma coronavirusbra1, mantida por Carlos Achy, Leonardo Medeiros, Wesley Cota e voluntários, que compilam os números de vacinação divulgados pelas secretarias estaduais de Saúde.

O Ministério da Saúde também dispõe de uma plataforma que divulga dados sobre a vacinação: o Localiza SUS. Contudo, os números demoram mais para ser atualizados.

A plataforma do ministério depende de Estados e municípios preencherem os dados –de acordo com os critérios do governo federal– e enviarem à pasta. Quando uma dose é aplicada, as cidades e os Estados têm 48h para informar ao ministério. Mas nem sempre esse prazo é seguido.

O dado publicado pelo Poder360 é maior que o do Localiza SUS, por que os desenvolvedores da plataforma coronavirusbra1 compilam os números de cada uma das secretárias estaduais. As informações divulgadas diretamente por essas são mais atualizadas.

4 curtidas

SP pisando muito, Dória reizinho

1 curtida

Tem que diminuir o intervalo das doses.

Obrigada SUS

Eua chacota, mas pelo menos eles deram a segunda dose pra mais de 50% da população

Eu não consegui me vacinar ainda, muita gente nos postos

Canada rei demais, quase 70% com segunda dose e só não deve ter mais por causa dos antivax. Meu sonho de vida

83% da população elegível do Canadá já tomou a primeira dose
Se não fosse os antivax já estariam em +90%

acho que com esse adiantamento da segunda dose das vacinas, o total imunizados do brasil vai disparar

2 curtidas

Com o adiantamento da segunda dose passamos com folga eles

questão de tempo pra esmurramos eles na segunda dose também

logo cusil supera em 2a tbm, é que não tinhamos né

como ta o numero de mortes no canada?

como ta na Espanha amiga
1° e 2° dose

1 curtida

A astrazeneca perde eficácia.

1 dose: 76,6%
2 dose: 67,7%

1 curtida

Eles começaram a vacinar bem antes né, entao a maioria ja tomou a segunda dose que são meses. Aqui no Brasil vai pipocar a segunda dose a partir de setembro/outubro, acredito

amo!
D2 vai hitar demais

a media movel de mortes subiu um pouco de 5 pra 13

1 curtida