LISTA: Novelas das 18h com maiores elevações em relação à antecessora (2000-presente)

Dando continuidade aos tópicos das novelas das 19h e 20h/21h, trago aqui as maiores elevações do horário das 18h de 2000 até o momento. Entendam a elevação como sendo em relação à média geral – novela x deu x pontos, a seguinte deu mais.

Médias gerais baseadas em SP, principal mercado publicitário.

FONTES: Gabriel Farac / Eplay (onde há médias ponderadas, que diferem das gerais; o “peso” nesse cálculo é a duração dos capítulos.)

#1 Alma Gêmea
Com uma mistura de melodrama, espiritismo e comédia, o clássico de Walcyr Carrasco chegou com tudo em 2005: se a fracassada antecessora Como uma Onda teve como recorde 35, Alma Gêmea estreou já com 36. A novela elevou nada mais, nada menos, do que 12 pontos – de tímidos 27 para 39 pontos, maior média no horário desde Tropicaliente (1994).

Alma Gêmea constantemente vencia a novela das 19h, A Lua Me Disse, ganhou de Bang Bang em 141 dos 143 confrontos diretos e sua reta final venceu a novela das 20h Belíssima, dando incríveis 53 pontos às 18h30.

A saga de Serena e Rafael, inclusive, ganhou 1 bloco a mais (o que impactou em 5-10min em seu tempo de arte) a partir de nov/2005 – transferidos do fiasco das 19h.

#2 Eta Mundo Bom
Em seu retorno ao horário das 18h, Walcyr teve com Eta Mundo Bom uma trajetória tão grandiosa quanto a de Alma Gêmea: a estreia, com 24 pontos, superou com folga o recorde das sete antecessoras.

A longa história de Candinho rapidamente tornou-se um fenômeno das massas e elevou o horário em 7 pontos, de 20 para 27 – a maior média geral desde O Profeta (2006).

Eta Mundo Bom deu índices absurdos de +30 pontos (a última das 18h a superar a marca dos 30), em boa parte ganhou de Haja Coração, e também chegou a dar mais que a das 21h, Velho Chico.

#3 Chocolate com Pimenta
Mais um clássico de Walcyr dirigido por Jorge Fernando, exaustivamente reprisado, estreou em 2003 com bons índices herdados da reta final da esquecida Agora é que são Elas, e rapidamente cativou o público com a história da sofredora e por hora vingativa Ana Francisca.

Chocolate com Pimenta elevou o horário das 18h em 7 pontos, de 28 para 35 – a maior média geral do horário desde História de Amor (1995). Foi exibida numa época muito feliz, com Mulheres Apaixonadas, Celebridade, Malhação Vagabanda e Da Cor do Pecado, e por vezes vencia a reta final de Kubanacan.

#4 Paraíso (2009)
Lançada para reerguer os índices da vergonhosa Negócio da China (que perdia até para Mulheres Apaixonadas picotada às 14h40), este foi mais um remake de sucesso de Benedito Ruy Barbosa, conseguindo reerguer o horário das 18h depois de sucessivos insucessos.

Dos 20 de Negócio da China, encerrou-se com 26 – uma elevação de 6 pontos, e foi exibida numa grade feliz com Caminho das Índias e Caras e Bocas.

#5 Órfãos da Terra
A trama vencedora do Emmy estreou em abril de 2019 mostrando uma trama contemporânea e até mesmo “pesada” com 500 sequestros de imigrantes sírios. Não fez feio em audiência, elevando em 4 pontos – 22 ante os 18 da hoje cultuada Espelho da Vida.

Exibida numa grade extremamente feliz com a popular re-re-re-reprise de Per Amore, Verão 90/Bom Sucesso e A Dona do Pedaço.

#6 Agora é que são Elas
Essa esquecida novela, misturando realismo fantástico aos moldes de Aguinaldo Silva (e o próprio Ricardo Linhares), elevou em 4 pontos o horário das 18h, de 24 do fiasco Sabor da Paixão para 28. Não fez feio, mas foi completamente eclipsada por Chocolate com Pimenta.

#7 Coração de Estudante
Querida entre a geração Z, a novela de Emanuel Jacobina começou modesta, vinda dos índices baixos de A Padroeira (uma esquecida de Walcyr Carrasco).

Com a entrada de Carlos Lombardi no texto e a consequente transformação numa comédia ousada, a novela subiu e fechou com exatos 30 pontos – 4 pontos elevados dos 26 de A Padroeira. Foi, curiosamente, a única novela de 2002 a fechar na meta de seu horário.

Chegou a vencer e tinha notoriamente mais repercussão que Desejos de Mulher.

@Noveleiros

Curioso que as novelas do Walcyr vieram todas depois de um fiasco retumbante

cadê além da ilusão que elevou mt a audiência depois de sua antecessora

Elevou muito = 2 pontos

acrescentei na first.

ela elevou ao longo da exibição, mas a elevação nos três tópicos é sobre a média geral

1 curtida

Walcyr é dono das 18 horas mesmo.

sofro
espelho da vida muito injustiçada

ela ao menos se manteve forte na fã-base da Jhin, pegou uma época complicadíssima coitada
sofro que perdeu até liderança pro Cidade Alerta :choro:

(off corrigi, foi 18)

Surpreso com essa aqui, acho que nunca vi ninguém falar nada sobre ela

o começo foi muito lento e afastou o publico infelizmente

O Walcyr no top 3

Alma Gêmea clássico incontestável

Serena, Deb, Xtina, Zulmira, Olivia, Mirna, Divina, Dona Ofélia e Vitorio lendários

o top 3 do walcyr

Eu amo a cena que vai todo mundo bater no Raul kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

É o circo do Walcyr que a gente ama

fenômeno do século

O Cravo e a Rosa por pouco não aparece (3 pontecos só), prejudicada com horário político/verão coitada. se não fosse isso fechava fácil com uns 32/33

curioso que dos fenômenos dele foi a que teve a audiência mais ok, meta 30 e deu 31 – mas teve 500 reprises e sovou Porto dos Milagres na reta final

1 curtida

O Profeta sendo citada ali, novela onde o rei foi supervisor. Walcyr tu é hitmaker

:morta:

Walcyr muito hitmaker.
É a Taylor Swift das novelas.

Chocolate com Pimenta é o Fearless e Alma Gemea é o 1989

Que comparação sem sentido, Walcyr sempre hitou com o gp ao contrário da tidinha da Pensilvânia que é nichada