"Frank": 20 anos de um dos maiores debuts da história da música

“Frank” é o álbum de estreia da cantora britânica Amy Winehouse. Lançado em 20 de outubro de 2003 pela Island Records, o projeto se tornou um dos mais aclamados da década de 2000 por revelar ao mundo uma artista que transitava perfeitamente entre o Jazz, Soul e R&B. O título é uma referência ao cantor Frank Sinatra.

Tímida, Amy Jade Winehouse detestava posar para fotografias. Irritada com as opções de fotos de divulgação, Amy decidiu chamar um fotógrafo amador Charles Moriarty, amigo de amigos, para os cliques.

A histórica capa de “Frank” apresenta uma Amy Winehouse vivaz, corada, em uma noite de junho, em pleno verão na tradicional Princelet Street, no leste de Londres, com dois cachorrinhos da raça Scottish terrier que pediram emprestado por um desconhecido que passava no local na hora, e a presença dos bichinhos ajudou a cantora a se soltar para os cliques.

Amy que está na fotografia escolhida para estampar o álbum nem sequer tinha completado duas décadas de vida (comemorou aniversário no mês seguinte à sessão de fotos, em setembro).

A falta de experiência profissional de Moriarty não foi um problema para Amy, pelo contrário, permitiu uma criação “livre” para ambas as partes. A cantora estava insatisfeita com outra sessão de fotos para o álbum e desejava se afastar da imagem de “artistas usando guitarras nas capas, com uma pose. Era falso demais para ela, então ela queria fazer algo menos ensaiado e mais humano”, explicou o fotógrafo. “Eu não a conhecia, mas logo percebi que ela tinha uma personalidade forte e única”.

O fotógrafo manteve contato com Amy após esse trabalho e lamentou o comportamento predatório dos paparazzi quando “Back to Black” explodiu. “Lembro de descobrir que os paparazzi acampavam do lado de fora da casa dela. Ela só queria continuar vivendo a vida normalmente, mas eles não a deixaram! Tudo teve um efeito terrível sobre ela”, comentou. “Ela nem sempre foi Amy Winehouse, ela era apenas Amy, uma garota de East London com um sonho e um sorriso”.

Com canções criadas por Amy anos antes, ou seja, durante a adolescência, duas colaborações e dois covers (o standard de jazz “(There Is) No Greater Love” e “Moody’s Mood for Love”, que no disco é tocada junto de “Teo Licks”), “Frank” é o poder puro e agridoce de Amy Winehouse.

Ali, ela já tinha estabelecido uma parceria de confiança com o produtor e músico Salaam Remi, com quem ela trabalharia para o resto da vida. Ele trouxe um sabor de lo-fi hip-hop para essas canções, cheias de ruídos, arranhados como se tivéssemos dado o play em um vinil antigo.

Aqui em “Frank”, você ouvirá a força bruta de Amy antes de ser sugada por uma indústria desgastante de paparazzi, produtores e gente interessado na grana que ela poderia gerar. Antes também de se tornar um ícone fashion e influenciar outros artistas do pop, de Adele, Lady Gaga a Lana Del Rey.

“Frank” recebeu críticas positivas da maioria dos críticos de música. No Metacritic, que atribui uma normalizada classificação de 100 pontos, “Frank” recebeu uma pontuação total de 78 pontos, com base em 11 avaliações. Críticos da Billboard chamaram o álbum de “estelar” e disseram que Winehouse tinha “uma voz surpreendente”.

Apesar de instável e ainda distante da forma que Amy Winehouse iria mostrar em “Back To Black”, “Frank” é o retrato mais saudável de uma Amy que ainda sorria, apesar de já sofrer com as dores de amor, mas antes de entrar num círculo vicioso e corrosivo.

Era despretensioso, assim como na capa do álbum, com cachorrinhos emprestados de um estranho que passava na rua. Leve, como uma noite quente de verão.

Desempenho comercial:

O álbum entrou no UK Albums Chart na 60° posição, antes de subir para a 13° em janeiro de 2004. Atualmente “Frank” é certificado com platina tripla no Reino Unido por de 900.000 cópias vendidas no país.

Durante o gráfico de execução do seu segundo álbum, “Back to Black”, “Frank” re-entrou no UK Albums Chart na 22° posição em fevereiro de 2007, bem como na 40°posição, em duas ocasiões separadas em maio de 2007, tornando-se um dos pilares dos gráficos do Reino Unido ao longo de 2007.

Em novembro de 2007 um total de 495.891 cópias haviam sido vendidas no Reino Unido. Em meados de março de 2008, que vendeu 675 mil cópias no Reino Unido, e tinha vendido 362.700 desde fevereiro de 2007, tornando-se o trigésimo sétimo álbum mais vendido de 2007, apesar de seu lançamento original, quatro anos antes. Ele vendeu mais 228 mil cópias em 2008, cinco anos após o seu lançamento.

De “Frank” foram extraídos 5 singles: “Stronger Than Me”, “Take The Box”, “In My Bed” e “Fuck Me Pumps”.

No Brasil, “Frank” vendeu mais de 60 mil cópias e recebeu placa de ouro. Por aqui os maiores sucessos foram as canções "“Stronger Than Me” e “Take The Box”.

@Alternativxs

5 curtidas

caralho, 20 anos já

Aí veyr. Fiquei triste pensando na diva agora

Hinario, minha fav é know you now

uma das maiores baladas da história

Ela tava tão linda né
Amo esse álbum

meu predileto dela :heart:

:heart::heart::heart::heart::heart::heart:

@Renan90 fixa pra diva

1 curtida

Ouço mais ele hoje em dia do que o Back To Black

You Sent me Fly, In My Bed e Take the Box top3

Hinário dms, meu fave da lenda.

amy lenda

Esse album é ótimo

Sdds eternas dela

o gif?

Foi uma morte de cantora que eu lamentei muito pq eu queria tanto mais música dela, msm ela já dando sinais que iria pipocar mais cedo ou mais tarde.

Outros que morreram na época tipo MJ e Whitney foram chocantes e trágicos também, mas eu não tinha expectativa musical em relação a eles.

Frank e BTB perfeitos.

Eu sou completamente apaixonado por essa foto dela que saiu em 2016, também dessa época e desse fotógrafo:

Stronger Than Me é a música mais especial da Amy pra mim, a ponto de eu já ter sonhado que estava ouvindo ela rodeado dos meus amigos :choro:

ela indo no recheio em fuck me pumps

Essa época ela não parecia tá nas drogas ainda.

Sucesso de mais atrapalhou muito ela… se tivesse continuado nichada talvez teria durado mais.