Com câncer em Guerreiros do Sol, Nathalia Dill adianta desfecho da personagem

Entre tantos temas abordados em “Guerreiros do Sol”, novela do Globoplay, que também pode ser vista no Globoplay Novelas (antigo Canal Viva), o câncer de mama vem tirando o sono de Valiana, personagem interpretada por Nathalia Dill. Após sentir um caroço no seio, ela acaba tendo o diagnóstico de um tumor e se amedronta. Embora a trama seja ambientada entre as décadas de 1920 e 1930, ainda há muitos problemas em comum entre as mulheres com câncer hoje e as que tinham a doença naquela época.

— O interessante é que o diagnóstico de cem anos atrás não é igual ao de hoje em dia. No caso de Valiana, ter câncer é quase uma sentença de morte. Era uma doença nova, como se fosse a pandemia (da Covid) que a gente teve recentemente. Era outra época, mas a gente vê questões muito parecidas ainda, como o abandono (da família e amigos). As mulheres com câncer ainda têm um índice altíssimo de rejeição — analisa a atriz de 39 anos.

Como não teve contato com amigas nem parentes que tivessem passado pelo drama da Valiana, Nathalia procurou mulheres que receberam o diagnóstico para compreender como elas enfrentam esse desafio.

— Conversei com algumas pessoas para entender como é a sensação diante da doença, como são os processos e o tratamento. Mas o mais bonito dessa personagem é que, após isso, ela toma as rédeas da própria vida e vai em busca da felicidade. Depois de todo o sofrimento, consegue ser feliz. As mulheres da novela, quando elas deixam de ser silenciadas e subjugadas, passam a ter força. Elas juntam os próprios cacos e dão bom retorno — conta a carioca, que, assim como Valiana, também tenta guiar sua própria vida: — Olha, eu tô sempre tentando ter as rédeas. Às vezes, consigo, outras vezes, não. Fazer arte no Brasil é uma forma de irreverência. Não é uma coisa fácil. Quando eu decidi que queria isso pra minha vida, apostei pra ver no que ia dar.

A sequência em que Valiana tem um delírio e aparece com o seio todo ensanguentado foi a mais marcante para a artista em “Guerreiros do Sol”.

— Ela ainda não sabe o que é a doença. É uma verdadeira cena de terror, com muito empenho da direção com a caracterização. Foi muito diferente de tudo que eu já fiz — afirma Nathalia, que não teve descanso entre as gravações finais da novela e o início de “Família é tudo” (2024), em que interpretou a protagonista, Vênus: — Essa passagem foi bem intensa. Acho que no processo as coisas se misturaram um pouco, tanto que a preparação para “Família é tudo” foi junto com o fim das gravações de “Guerreiros do Sol”. Nunca emendei assim dois projetos, mas deu certo — relembra.

No ar em trama ambientada no sertão, Nathalia Dill já foi ‘cangaceiro’ em outra novela

Com “Guerreiros do Sol”, Nathalia retorna ao sertão nordestino, universo que conhece muito bem. Em “Cordel encantado” (2011), a atriz interpretou Doralice, uma jovem que se apaixona por Jesuíno (Cauã Reymond).

Para ficar perto do amado, tenta fazer parte do bando de justiceiros que o rapaz lidera, um grupo semelhante ao de Josué (Thomas Aquino) na trama atual. Para ser aceita, finge ser um homem, assumindo a identidade de Fubá.

— “Guerreiros do Sol” me lembra “Cordel encantado” em alguns aspectos, como o sotaque, o universo… Lembra um pouco, sim, mas, ao mesmo tempo, “Cordel” era uma fábula, já “Guerreiros” é muito mais brutal (risos) — pontua a atriz.