Como Madonna mudou a música pop com seu álbum de estreia autointitulado há 40 anos

Madonna posando para uma foto em Nova York no final de 1982, pouco antes de sua grande chance.

Algumas semanas depois, Madonna assinou um contrato para três singles — incluindo um adiantamento de US$ 15.000 para cada um — com uma opção para um álbum.

Não vista, Rosenberg, o futuro publicitário de Madonna — que tinha trabalhado com pessoas como Fleetwood Mac na empresa-mãe Sire, Warner Bros. Registros — tiveram uma impressão totalmente diferente de seu novo artista ao ouvir sua demo pela primeira vez.

“O que eu me lembro muito especificamente é de Michael entrando no meu escritório e tocando essa cantora de Detroit que eu achava que era negra”, disse ela. “E eu gostei do som dela.”

Mas Rosenberg sabia que Madonna era algo especial quando ela realmente conheceu sua estrela em ascensão pela primeira vez.

Meses antes de Madonna decolar para a estratosfera com “Lucky Star” e outros sucessos de seu álbum de estreia autointitulado - lançado há 40 anos em 27 de julho de 1983 - a então esperançosa de 24 anos recebeu algum reforço clarividente sobre seu futuro como Rainha do Pop.

“Ela realmente tinha ido a uma vidente, e ela me disse: ‘Apenas veja o que vai acontecer’”, Paul Pesco — que tocava guitarra em “Lucky Star” e “Burning Up” — disse ao The Post.

“Ela me disse isso nos ensaios um dia, e foi como o equivalente a Bette Davis dizendo: ‘Aperte os cintos de segurança …’ Quero dizer, ela meio que sabia disso.”

Isso daria significado profético a “I Know It” — uma das cinco músicas que uma jovem Madonna Louise Ciccone, de Michigan, escreveu sozinha para um clássico de oito faixas que colocaria gerações de futuras divas do dance-pop no ritmo.

Madonna com o guitarrista Paul Pesco no início de sua carreira no início da década de 1980.

Não possuindo nem a grandeza evangélica de uma Aretha Franklin nem a sensação folclórica de uma Joni Mitchell, Madonna - que estava pronta para comemorar o 40o aniversário de sua estréia com sua turnê “Celebration” lançada em 15 de julho até que a Material Girl, de 64 anos, foi marginalizado por uma grave infecção bacteriana há duas semanas - fez seu próprio caminho,

Após a chamada morte da discoteca quando os anos 70 se enrolaram até o fim, Madonna recuperou a pista de dança de uma maneira totalmente nova.

“Nós realmente sentimos que se fôssemos combinar discoteca e R&B e new wave, teríamos algo muito legal”, disse Michael Rosenblatt, homem de A&R original de Madonna na Sire Records. “Nós inventamos um formato.”

“Madonna tinha um fundo de dança. Dançar era seu bebê”, acrescentou sua publicitária de longa data Liz Rosenberg, que rejetacou Madge desde o início de sua carreira, até 2015.

Madonna e o namorado produtor Jellybean Benitez em 1984.

Jellybean Benitez (da esquerda), Madonna, o engenheiro Jay Mark e Michael Rosenblatt na gravação de estúdio “Holiday”, em 1983.

“Ela queria ser dançarina. Ela foi para Martha Graham [Escola] e Alvin Ailey American Dance Theater. E assim, olhando para trás, você pode entender como o mundo da dança [da música] a abraçou pela primeira vez.”

Depois de se mudar de Detroit para Nova York em 1978 — “com seus sapatos de sapateado e US$ 30”, como Rosenberg descreve — Madonna teve sua grande chance no influente clube Danceteria, onde conheceu o DJ Mark Kamins em 1982.

“Eu costumava ir à Danceteria o tempo todo … como um jovem A&R vasculhando os clubes à procura de artistas”, disse Rosenblatt. “Na época, um dos meus melhores amigos na vida era Mark Kamins. E Mark me contou sobre essa garota que continuava vindo tentando fazê-lo tocar sua demo.”

Depois de pegar uma Madonna magnética da multidão no chão da Danceteria em um sábado à noite, Rosenblatt a fez vir ao escritório dele dois dias depois para tocar sua demo, que incluía suas músicas auto-escritas “Everybody” e “Burning Up”, bem como a escrita por Stephen Bray “Ain’t No Big Deal”.

Martin Burgoyne (da esquerda para a direita), John “Jellybean” Benitez, Madonna, Lisa Robinson e Steven Meisel na festa de aniversário de David Lee Roth em 1984.

“Não era, tipo, mágica, mas o que era mágica era que eu tinha uma estrela sentada no meu escritório apenas irradiando”, disse ele. “Ela era uma estrela do rei … E eu sempre pergunto a qualquer artista com quem trabalho: ‘O que você quer? O que você está procurando?’ A melhor resposta que já recebi foi de Madonna quando ela disse: ‘Eu quero governar o mundo.’ ”

E essa aquisição global começou quando Rosenblatt levou Madonna para conhecer o co-fundador da Sire Records, Seymour Stein, que estava no Lenox Hill Hospital para cirurgia de coração aberto na época. Mas ele se certificou de que ela viesse preparada com mais do que sua demonstração.

“Eu disse a ela: ‘Você tem que vir com alguma identificação porque não acredito que seu nome seja Madonna’”, lembrou Rosenblatt. “E ela disse: ‘É! Por que você não acredita em mim?’ Eu disse: ‘Porque é bom demais para ser verdade. É perfeito.’ ”

Madonna apreendido seu momento — mesmo que tivesse que acontecer perto de uma cama de hospital. “Ela estava, tipo, tudo dentro. Ela disse: ‘Esta é a minha chance de conseguir um contrato de gravação’”, disse Rosenblatt. “E Seymour conseguiu.”

O vídeo de “Everybody”, o primeiro single de Madonna, tinha um orçamento de US$ 1.000, de acordo com o diretor Ed Steinberg, que acabou gastando seu próprio dinheiro para terminar o projeto.

O diretor usou o clube underground Paradise Garage para completar a filmagem.

A publicitária de longa data de Madonna, Liz Rosenberg (à direita), “conhecia que ela era algo especial” desde o início.

“Eu me lembro dela entrando no meu escritório e se apaixonando por ela,” disse ela. “Você sabe, ela foi fantástica. Ela era muito divertida, e era muito ambiciosa e sabia o que queria … E acho que alguns da empresa eram muito duros com ela — eles eram muito mais uma empresa de rock ‘n’ roll.”

Mas Madonna rapidamente encontrou sua tribo na cena do clube de Nova York depois que seu single de estreia “Everybody” — um bop eletro-pop produzido pela Kamins — foi lançado em outubro de 1982.

A imagem da cantora não foi apresentada na capa do single — um movimento astuto, feito nos dias nascentes da MTV, para que sua raça não fosse um fator para ela ser tocada em estações de rádio negras.

“Muit disso tinha a ver com Freddy DeMann”, disse Rosenblatt sobre o ex-gerente de Madonna. “Uma vez que envolvemos Freddy, ele foi realmente crucial para essa mistura na época [porque ele] estava gerenciando Michael Jackson. Então Freddy tinha muito suco no mundo do R&B.”

A estreia autointitulada de Madonna chegou à cena há 40 anos, em julho de 1983 — e mudou a música pop para sempre.

Um outtake do fotógrafo Gary Heery, que filmou a capa do álbum em seu estúdio SoHo poucas semanas antes do lançamento.

Mas a identidade de Madonna não permaneceria um mistério por muito tempo: Bobby Shaw, então promotor nacional de dança da Warner Bros., levou a diva em treinamento para se apresentar em alguns dos locais noturnos mais quentes de Nova York — a maioria deles atraindo multidões predominantemente negras, latinas e gays.

E, em uma exibição inicial de seu conhecimento de negócios, Madonna até pediu a Shaw para participar de suas reuniões semanais com os principais DJs.

“Vamos encarar — ela estava tentando ser uma estrela,” disse Shaw ao The Post. “Ela trabalhou. Ela trabalhou sua personalidade para um T — e sexo. Ajudou … Eu disse: ‘Ela é uma bolacha inteligente.’ Mas ela me ouviu. E eu não acho que ela ouviu muitas pessoas.”

De fato, foi Shaw quem ajudou Madonna a se sentir em casa no Paradise Garage, o lendário clube underground onde ela filmou o vídeo de baixo orçamento “Everybody”.

“Eles disseram que você tem US$ 1.000, o que é basicamente para eu ir filmar na Danceteria com duas câmeras de merda”, disse o diretor Ed Steinberg, que gastou cerca de US$ 3.800 de seu próprio dinheiro para atualizar o vídeo de desempenho na Paradise Garage.

Madonna posa para fotógrafos em março de 1984 durante uma parada de turnê na Alemanha.

Uma vez que seu contrato de álbum completo foi selado, Madonna queria um produtor mais experiente do que Kamins, escolhendo a dedo Reggie Lucas, que havia trabalhado com cantoras de R&B como Stephanie Mills e Phyllis Hyman. E as músicas de Lucas “Physical Attraction”, que era o lado B do segundo single “Burning Up” e “Borderline”, que se tornaria o primeiro hit Top 10 de Madge, foram incluídas em seu LP de estreia.

Mas ainda faltava algo no álbum.

Rosenblatt fez a chamada por uma faixa matadora para completar o LP e encontrou “Holiday” através do DJ da Fun House John “Jellybean” Benitez, que, depois de conhecer Madonna através de Shaw, começou a namorar o cantor. A música foi escrita pelos ex-cônjuges Curtis Hudson e Lisa Stevens-Crowder para seu próprio grupo, Pure Energy, mas sua gravadora a transmitiu.

Namorado Jellybean Benitez com Madonna em 1984. Benitez produziu o primeiro sucesso do cantor, “Holiday”.

Agora, depois de ter sido contratado para fazer alguns remixes para o álbum, Benitez estava prestes a produzir o hino de dança definidor da estreia de Madonna.

“Lembro-me de ligar para Quincy Jones apenas dizendo: ‘Ei, estou fazendo este disco. Algum conselho que você possa dar?’ ” Benitez lembrou. “E ele disse basicamente: ‘Confie em seus instintos. Vá fazer algo que você vai jogar.’”

E depois que “Everybody” e “Burning Up” não conseguiram entrar na Billboard Hot 100, “Holiday” se tornaria o sucesso inovador de Madonna nessa parada, alcançando o número 16 em janeiro de 1984.

Quarenta anos depois, o fotógrafo Gary Heery — que filmou a capa do álbum “Madonna” apenas algumas semanas antes do lançamento do LP em seu estúdio SoHo — disse ao The Post que está orgulhoso de ter feito parte do nascimento de uma lenda pop.

“É chamado de imagem icônica dela”, disse Heery sobre seu famoso retrato em preto e branco. “Ela tinha um ótimo visual de rua. E o álbum foi ótimo, não foi?”

@Madgefans

16 curtidas

li essa reportagem hoje mas achei grande demais pra postar aqui

realidade: não inventou nada

1 curtida

esse álbum envelheceu bem melhor que o like a virgin que foi maior na época do lançamento né

2 curtidas

Não li tudo porém de relance não vi nenhuma novidade sobre o início da carreira da Madonna na Sire Records.

Dito isso Madonna (álbum), maior debut feminino do pop de todos os tempos

5 curtidas

Manda essa foto pra mimmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

Lan
LastFmer

Lastemfaria?

Me segue lá @maik239

Ai, esse álbum é ótimo, mas a Madonna não mudou nada com ele kkkkkk

Me chama no privado que te mando vida

a matéria foca mais período pré álbum, deixou a desejar um pouco sobre a influência dele em trazer a disco music dos clubes undergrounds para o mainstream, a influência do estilo que a madonna estabeleceu ali na moda com o Karl Lagerfeld e Christian Lacroix colocando as roupas dela em desfiles na semana de moda de Paris, o vídeo de Borderline que foi meio chocante na época por tratar de relacionamentos interraciais e por aí vai

2 curtidas

hinário, teria sido tudo se ela tivesse lançado physical attraction como single também

o fim dessa velha, reportagem de tabloide

tbm acho esse álbum melhor que o LAV, mas não acho que ela tenha mudado a música pop com este álbum… isso aconteceria mais tarde

@Renan90 Cada comentario do Taki esta sendo denunciado. Perseguição e trolagem.
Desvio de topico a todo momento.

1 curtida

gente como assim o álbum debut de um dos maiores artistas de todos os tempos não mudou nada kkkk, ele já pode ser considerado um game changer simplesmente por ser o nascimento da figura madonna

2 curtidas

O True Blue desempenha esse papel melhor, ele se tornou um formato pra artistas mulheres de como se fazer música pop.

1 curtida

Mudou flopando e tendo reissue depois

o debut dela é uma delícia e envelheceu mil vezes melhor que o Like a Virgin, tá no meu top 5 da carreira (os outros sendo True Blue, Like a Prayer, Ray of Light e Music)

imagina colocar essa como sua primeira música em seu álbum de estreia, tava pronta pra fazer história

6 curtidas