O remake de Vale Tudo excluiu completamente Raquel (Taís Araujo) dos acontecimentos que levam à revelação do maior segredo de Odete Roitman (Debora Bloch). Em 1988, a protagonista então vivida por Regina Duarte foi quem localizou a empregada que explicou que a vilã havia sido responsável pela morte do herdeiro e jogado a culpa na filha.
A versão de Manuela Dias deixou o segredo da bilionária nas mãos de Nise (Teca Pereira) e Ana Clara (Samantha Jones) --personagens que não existiram na história original. Outra grande mudança do remake foi manter Leonardo (Guilherme Magon) vivo após o acidente de carro.
A adaptação exibe nesta quinta (2) as justificativas da bilionária para ter escondido que o gêmeo de Heleninha (Paolla Oliveira) estava vivo esse tempo todo. A lavação de roupa suja acontece numa reunião familiar na mansão dos Roitman.
Na obra original, toda a verdade veio à tona no capítulo 192. Antiga empregada da família, Ruth (Zilka Salaberry) foi localizada por Raquel para esclarecer a situação do passado.
A protagonista levou a mulher até a TCA para confrontar Odete (Beatriz Segall) e invadiu uma reunião da diretoria. “Presta atenção, olha bem para essa pessoa que está aqui do meu lado”, disparou Raquel.
“Você também lembra bem da Ruth, né Odete? Deve se lembrar, sim. Você está comunicando a diretoria da TCA que vai reassumir a presidência, mas será que antes disso não seria melhor eles ouvirem o que a Ruth tem a contar a teu respeito?”, provocou a dona da Paladar.
Leonardo morreu na primeira Vale Tudo
A empregada, então, recordou o dia em que Heleninha (Renata Sorrah) teve uma briga com Marco Aurélio (Reginaldo Faria) na casa de Angra dos Reis (RJ). “O doutor Marco Aurélio saiu dirigindo muito aborrecido. Aí a dona Heleninha cismou de ir atrás dele. Ela encasquetou na cabeça dela que ele tinha ido se encontrar com alguma mulher. Eu achei que a dona Heleninha não estava em condições de dirigir até Portogalo”, contou ela.
Afonso (Cassio Gabus Mendes) explicou que a família tinha dois apartamentos no local, e o irmão mais velho, Leonardo, estava ocupando um deles. Ruth continuou narrando que foi de carro com Heleninha até o apartamento em que estava o outro herdeiro de Odete.
“Ela cismou de entrar no outro apartamento dizendo que o Marco Aurélio estava lá com alguma mulher. Eu fiquei com muito medo de um escândalo, então eu resolvi bater na porta do Leonardo e pedir para ele ir com a gente. Quando abriram a porta do apartamento, quem estava lá era a dona Odete com um amante. Um rapazinho, justamente um amigo do filho dela”, revelou.
A empregada afirmou que Leonardo começou um escândalo e queria voltar para Angra para contar tudo ao pai. “A dona Heleninha não entendia nada, ela não sabia o que estava dizendo. Ela não deixava o Leonardo dirigir, então ele não teve outro jeito senão entregar o volante para a dona Odete e ir para trás do carro segurando a irmã”, completou. “Eu? No banco de trás?”, se surpreendeu a pintora.
Quem estava dirigindo o carro quando o seu irmão morreu era ela. O desastre foi uma coisa horrível. Eu estava tão perto que ouvi o barulho. Quando eu cheguei lá, o coitado do Leonardo estava muito ferido. Eu fui com a dona Odete para encontrar socorro.
Só que o rapaz não resistiu e morreu antes de ser socorrido. “A dona Odete resolveu parar na casa de Angra. Ela não sabia o que fazer, estava tão nervosa que deixou cair um cigarro aceso junto de uma cortina, começando um incêndio”, completou Ruth.
“A dona Heleninha não se lembrava de nada. Quando ela viu o corpo do irmão no chão, ela começou a gritar que tinha matado o irmão. A dona Odete achou melhor durante esses anos todos deixar ela pensando que ela tinha matado o irmão e incendiado a casa”, revelou a ex-empregada.
Por ter respondido a um inquérito pelo incêndio, Heleninha perdeu a tutela de Tiago (Fábio Villa Verde) para Marco Aurélio. Já Odete pagou para a empregada ficar calada e ir morar na Argentina.
Vale Tudo foi exibida em 1988 e é um dos grandes sucessos da teledramaturgia brasileira. O remake, escrito pela autora Manuela Dias, será substituído em 20 de outubro por Três Graças, uma novela de Aguinaldo Silva.