Nunca parei pra pensar que o Nordeste tem uma grande "herança medieval" europeia

A valorização da figura do cavaleiro que no Nordeste é representado pelo vaqueiro, que em vez de uma armadura de aço usa uma de couro adaptada ao calor. O misticismo do interior. No Nordeste era preservado um código de conduta religioso semelhante ao usado pela igreja medieval, principalmente nos casamentos (para se casar com uma moça direita tinha que se pedir ao pai antes).

3 curtidas

A centralidade em torno da igreja também é semelhante. O sino da igreja era marcador das horas do dia, dos casamentos etc. A vida do Nordestino era todo em torno da igreja, tal como na Europa medieval

@Historiadores

por isso sou um bruxo, pra assim como na idade media europeia, eu desafiar a lei cristã!

Gente e isso só veio ser estudado a pouco tempo chocadooooo. Os últimos medievais/resquícios dessa cultura podem estar de frente aos nossos olhos

Algumas cantigas nordestinas são extraídas direto das canções de trovadores
Tem documentário disso

Dom Sebastião: o rei morto no século 16 que ‘reapareceu’ junto a fanatismo, política e sangue em Pernambuco

Dom Sebastião: o rei morto no século 16 que ‘reapareceu’ junto a fanatismo, política e sangue em Pernambuco - BBC News Brasil

Bicha eu achei interessantissimo, vou pesquisar. Os cordéis e as cantigas de amor tem herança medieval também

acho incrível isso

ainda tem isso

1 curtida

No interior ainda tem bastante mesmo

fodase?

o murro em cu paulo q n tem cultura

Alguns estados ainda preservam muito. Ceará, Pernambuco, Piauí etc

Que interessante

Acho a cultura nordestina muita rica e subestimada

2 curtidas

Muito, amei o vídeo

Eu sou mameluco sou de casa forte

Sou de Pernambuco, sou Leão do Norte

É a região que mais se parece com Portugal

1 curtida

Tem, até fazem jantar pra isso as vezes.
Tem uns novinhos de colegial que vão pedir autorização dos pais para namorar a menina também. Na minha época era beeeeeeeem comum, todos faziam, agora tem alguns só.

Nunca reparei nisso