Luiz Henrique Rios dirigiu as cenas de “Terra e paixão” em que Caio (Cauã Reymond) revela a Daniel (Johnny Massaro) tudo sobre o passado de Irene (Gloria Pires). O rapaz mostrará uma foto de quando a vilã era garota de programa. E olha que curioso: Celso Machado, pesquisador da novela, localizou a imagem no acervo da Globo. É de “Mico preto”, de 1990, trama em que Gloria também vivia uma prostituta.
Tudo começará quando o agrônomo descobrir que Daniel e Aline (Barbara Reis) estão juntos. Ele ficará furioso e colocará o irmão contra a parede. O advogado assumirá que está com a moça e prometerá contar a verdade a todos em breve. Com a discussão, a família inteira aparecerá para saber o que está havendo. Caio explicará:
— Eu estou ferido, machucado, pela traição do Daniel. Dói, dói aqui no meu peito. É uma dor que eu não consigo controlar. A vida toda eu te protegi, Daniel. Até mesmo sabendo a verdade, o maior segredo desta casa, eu não contei, pra não te machucar.
— De que segredo está falando? — questionará Irene.
— Do seu, Irene. Do seu — afirmará o rapaz.
Daniel questionará o que Irene tem a ver com tudo isso. O agrônomo pegará a fotografia no seu bolso e revelará:
— Sua mãe. Essa aí, a Irene. Era prostituta.