Conheça a PL490 que ameaça direitos e a vida de indígenas// ATT.: PL é prioridade para o governo na Comissão

O PL 490 abre caminho para que o governo tome terras indígenas “reservadas”, caso julgue que o território não esteja sendo ocupado e usado adequadamente para a subsistência de seus moradores
A “Reserva Indígena” é um tipo de Terra Indígena estabelecida para assegurar a sobrevivência física e cultural de um povo, mas onde não foi reconhecida, necessariamente, a ocupação tradicional, conforme os conhecimentos técnicos antropológicos atuais
Isso acontece porque grande parte dessas áreas foi oficializada com base no Estatuto do Índio, de 1973. Muitas áreas compradas ou doadas aos povos indígenas também poderiam ser tomadas
Dados da ONG Instituto socioambiental (https://2020.socioambiental.org/) mostram que há hoje no país 66 áreas nessa categoria, com população de quase 70 mil pessoas e uma extensão total de cerca de 440 mil hectares, o equivalente a quase 3 vezes a cidade de São Paulo
Em resumo o PL 490 representa uma ameaça real de novo genocídio pois retira o reconhecimento de territórios já demarcados e impede o andamento de novos processos!

O que aconteceu HOJE?

A Comissão de Constituição de Justiça colocou em pauta a PL para votação hoje e é preciso haver mobilização para que não passe.

Saiba mais:

SINTAM-SE LIVRES PARA COMPARTILHAR INFORMAÇÕES.
NESSE MOMENTO ESTÁ ROLANDO UM TUITAÇO COM AS TAGS #TERRAINDIGENAFICA E #PL490NAO

ATUALIZAÇÃO:

marcar as manas que sempre ficava no tpc sobre ambientalismoh

@anon61860905 @eduard @Vito @pringles @phcosta @Brenner @Evan
perdao se esqueci alguem

1 curtida

Gente tão passando a boiada tudo de uma vez

1 curtida

Meu deus que NOJO desse congresso

1 curtida

@SocialMedia ajudem a gente a nos movimentar contra esse absurdo!

old
a gente nao tem um dia de paz
esse projeto é um escárnio com os povos originários
foda que tem tudo pra passar
basicamente é legalização do garimpo nas terras indigenas e mais um passo pra milicianização da amazonia

1 curtida

O retrocesso e genocídio desse desgoverno
Daqui a pouco vão querer deixar apenas 3m quadrados para cada tribo

1 curtida

eu mandei mp pro ian que disse no outro tpc que daria uma força nessas pautas mais urgentes
espero que a bcpolitica tb de um mijinho mas ja to sem graça de pedir a eles sempre kkkk medo de parecer que to querendo mandar na pagina dos caras

1 curtida

amo migo, eu quero twitaço sim, jesus que coisa absurda

pelo menos uma vitória precisamos ter

era promessa de governo do bolsonaro nao demarcar um centímetro de territorio indigena mas agora mais do que isso ele quer TIRAR terras
VERME

1 curtida

as tags sao #pl490 nao e #terraindigenafica

1 curtida

pois é… foda que to vendo liberais tipo o mbl super a favor dessa budega
daí só os de esquerda mesmo que devem fazer algo ne

os povos indígenas não tem um momento de paz

2 curtidas

e nem sei se toda esquerda vai contra tb
psb tem mt gente estranha que imagino q votaria a favor dessa aberração

desde 1500 bicho quem aguenta

Os povos originários recebem pouquíssimo apoio da esquerda, os reis lutam praticamente sozinhos e são os alvos mais fáceis do genocídio

que vontade de soltar um recheio… hmm…

disse tudo
nem vou espumar muito aqui com a esquerda pq se nao vou no recheio e levo ban mas essa galera desenvolvimentista adora colocar a pauta de lado
coloco a minha mão no fogo só pela joenia que é indigena

a mão pra falar de belo monte tremendo

gente amei ele até trocou a ft de perfil

VAI BC TROCA TAMBÉM
n